Os carros japoneses ganham cada dia mais adeptos. Mostramos a pouco tempo no Curiosidades da Reparação que o modelo de carro mais vendido de todos os tempos é o Toyota Corolla e na curiosidade dessa semana contaremos um pouco mais da história desse icônico veículo.
Idealização
A história do Toyota Corolla começa em 1966, onde já iniciou vendendo mais de 40 milhões de unidades ao redor do mundo. Ele foi idealizado pelo então engenheiro-chefe da Toyota, Tatsuo Hasegawa, o modelo do Corolla foi originalmente concebido para atender às novas necessidades dos consumidores japoneses. O engenheiro então percebeu que, com a indústria em alto desenvolvimento no Japão, o tempo e o número de deslocamentos população japonesa aumentavam durante o dia. Sob essa percepção, Hasegawa inspirou-se e desenvolveu o conceito do primeiro Corolla que tinha como base a evolução contínua para atender as necessidades dos consumidores em cada mercado.
No mesmo ano, a Toyota inaugurou uma fábrica na cidade de Takaoka, na província de Aichi (Japão), dedicada exclusivamente à produção do Corolla. Dois anos depois, com o objetivo de expandir as vendas para outras regiões do mundo, o Corolla passou a ser produzido na Austrália e na Malásia. Dado o sucesso do modelo, de 1965 a 1968, a Toyota mais do que dobrou sua produção anual, de 480 mil para 1,1 milhão de veículos.
Carro mais vendido de todos os tempo
A partir de 1997, o sedã que já fazia muito sucesso tornou-se o carro mais vendido do mundo, superando os índices de 22,6 milhões de unidades produzidas e comercializadas. Desde 2002, o automóvel conseguiu manter números que ultrapassam um milhão de veículos vendidos a cada ano.
Corolla no Brasil
As primeiras seis gerações do Corolla não chegaram ao Brasil, mas isso mudaria em 1994 quando a montadora japonesa começou importar a sétima geração do seu sedã.
A sétima geração tinha 4,27 metros de comprimento e 2,46 metros de entre eixos. As opções de motores incluíam o 1.6 nas versões DX e o 1.8 de 117 cavalos na versão LE. O modelo ainda podia contar com câmbio automático, de quatro velocidades, então algo raro nos carros vendidos aqui.
Corolla Brad Pitt
O Corolla entrou de vez no gosto dos brasileiros com a nona geração, que foi lançada em 2002. Essa geração contava com o ator Brad Pitt como garoto propaganda e apostava em um Agora a versão de entrada XLi tinha motor 1.6 16V com 110 cavalos, enquanto as versões XEi e SE-G ganhavam o novo motor 1.8 16V de 136 cavalos e 17,5 kgfm de torque e apostava em uma linha mais robusta e um aspecto moderno.
Com o sucesso do modelo, a montadora japonesa continua a lançar novas gerações do Toyota Corolla, sempre alinhando tecnologia, conforto e um visual arrojado.
Realmente é um dos melhores carros já produzidos e que história
Um dos melhores carros que conheci, mecânica impecável, aero dinâmica explosão em retomada de aceleração simplesmente incrível