fbpx

Esporte e produtividade

A prática de esporte auxilia em todas as áreas, inclusive a profissional. Um grupo de executivos de empresas de segmentos diferentes iniciou um projeto para difundir está idéia. Entre eles está Bruno Gomes, gerente de vendas OES da multinacional BorgWarner. Para falar sobre este programa e como a prática esportiva auxilia no dia a dia de trabalho, ele concedeu esta entrevista exclusiva.

Reparação Automotiva: Você integra o grupo de executivos que utiliza o esporte para promover um ambiente colaborativo de trabalho. Qual a modalidade e por que começou a praticar esporte?

Bruno Gomes: Sou ciclista amador, um apaixonado pela bicicleta. Faz mais de 10 anos que pratico o ciclismo seriamente, mas sempre gostei de bicicletas, mesmo quando parei de pedalar para me dedicar a faculdade em meu início de carreira, porém me arrependo por ter dado esta pausa.

Quando voltei a pedalar o objetivo era encaixar uma atividade física na minha rotina para contribuir na melhora da minha saúde física e mental. Hoje o ciclismo é meu estilo de vida, me ajuda a encarar as dificuldades, tanto no ambiente corporativo, como em minha vida pessoal, sem contar com a minha ótima saúde.

RA: Quantos executivos e de quais setores estão neste projeto?

BG: Seis idealizadores, entre eles Claudinei Reche, Presidente LAM da SKF e Silas Santana, Diretor também da SKF. Além da contribuição de 15 executivos de diversos setores com depoimentos sobre como o esporte entrou em suas vidas e pôde contribuir para melhorar a performance no mundo corporativo.

RA: Depois que iniciou a prática esportiva, quanto tempo levou e como iniciou os ensinamentos adquiridos no trabalho?

BG: Não existe fórmula mágica, no início senti um aumento exponencial em minha disposição e humor. Estes dois pilares fazem com que você possa produzir com mais qualidade. Mas tudo na vida deve ser bem dosado, portanto sempre recomendo aos iniciantes, em qualquer modalidade esportiva, que procurem um médico e nutricionista, pois desta forma conseguirão evoluir na atividade física. Isso bem orientados, com a consistência e qualidade, o que se estenderá à vida profissional e pessoal.

RA: Praticar esporte auxilia só no trabalho dos executivos ou também pode se estender para o chão da fábrica?

BG: Esporte é para todos! Eu sempre digo que nossa evolução depende de nós mesmos! Como diz Alberto Contador, ex-ciclista profissional espanhol vitorioso de grande expressão, “Querer é poder”. Precisamos acreditar no processo, ter paciência, evoluir degrau por degrau, ser 1% melhor a cada dia.

RA: Sabemos que uma empresa é formada por pessoas de todas as classes sociais. Praticar esporte também exige recursos financeiros. Como implantar e oferecer condições para que os integrantes das classes baixas pratiquem o esporte?

BG: Esporte, em sua essência, não segrega, pelo contrário, se agrega, une as pessoas!

Buscar qualidade de vida não requer recursos financeiros substanciais. Como exemplo, caminhar, correr, jogar futebol, etc. Estas são atividades que não requerem altos investimentos e geram resultados efetivos.

Muitas empresas possuem academias em suas instalações, além disso, têm programas de socialização através do esporte que contribuem no incentivo a prática de alguma atividade física.

É importante ressaltar que vivemos a era da conectividade, que, por sua vez, exige ainda mais produtividade.

Tudo em nome do crescimento: Metas e resultados maiores com prazos e tempos muito encurtados. Esta realidade afeta a saúde dos colaboradores e tem se tornado um grande desafio para as empresas modernas.

RA: Com o é feita a divulgação deste projeto?

BG: A divulgação do projeto é feita através das redes sociais como LinkedIn, Facebook, Instagram e YouTube. O livro será lançado em breve.

RA: E para as empresas e executivos que tiverem interesse em difundir esta ideia, qual o caminho para participar?

BG: Nos dias de hoje temos substancial acesso a informações e dados estatísticos que mostram resultados importantes inserindo qualquer atividade física em nossas vidas, entretanto buscar ajuda profissional é fundamental para a construção de um projeto de qualidade de vida consistente e efetivo nas organizações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *