Muitos acreditam que o motor a turbo nos automóveis é algo recente, mas a sua implementação dentro dos carros vem de muito tempo atrás. Após a Revista Reparação Automotiva contar um pouco da história do Volkswagen AP, motor de alta performance da montadora alemã, chegou a vez de falarmos sobre o Motor a Turbo!
Quando surgiu o motor a turbo?
O sistema que foi inventado pelo suíço Alfred Büchi em 1905, na busca por melhorar a performance de motores a combustão interna e pode ser chamado de Turbocompressor, superalimentador de ar, kit turbo e turbina.
A primeira vez que ele foi utilizado foi em locomotivas à diesel e, em 1920, a companhia norte-americana General Electric passou a aplicar a tecnologia em aviões com motores Pratt & Whitney.
Implementação nos carros
A adoção de turbocompressor nos motores se deu na década de 1960, sendo os primeiros carros a adotarem ele foram o Oldsmobile Jetfire e o Chevrolet Corvair Spitfire.
O sistema funciona de forma simples. A potência é resultado da equação ar e combustível, que geram a combustão. O turbo injeta mais ar no motor, que somado a mais combustível, gera mais combustão, que, por sua vez, produz mais potência.
Quando surgiu o motor a turbo no Brasil
Apesar dos primeiros carros com motor a turbo tenham surgido em 1960, ele demorou mais tempo para chegar ao Brasil. Ele desembarcou em terras brasileiras com o Fiat Uno Turbo, na década de 1990.