A fabricante de sistemas de freios S.Y.L completa 25 anos de atividades. A empresa nasceu para atender o mercado de reposição. Nesta entrevista exclusiva, o diretor comercial Rodinei Gomes, que está na S.Y.L há 20 anos, conta como foi trajetória da companhia e as expectativas para o futuro.
Revista Reparação Automotiva: Quem fundou a S.Y.L, como aconteceu o inicio da empresa?
Rodinei Gomes: O fundador da empresa é o nosso presidente Avi Gelberg que, com a abertura das importações ele descobriu uma carência na reposição de peças no mercado de carros importados e sua experiência em comércio exterior facilitou o desenvolvimento de fornecedores para esse mercado.
RA: Nestes 25 anos de atividades, quais os fatos que mais marcaram a empresa?
Gomes: Com o crescimento da marca S.Y.L na linha de importados resolvemos adquirir uma fábrica de pastilhas de freio no Brasil e com isso ficamos com o maior portfólio desses produtos no mercado nacional.
RA: Atualmente a S.Y.L trabalha com quais linhas de produtos?
Gomes: Temos pastilhas de freio e sapatas de freio. Somos especialistas em materiais de fricção.
RA: A frota circulante no Brasil muda rapidamente. Qual a estratégia da S.Y.L para acompanhar esta evolução?
Gomes: Procuramos desenvolver os lançamentos o mais rápido possível para atender nossos clientes e o público final que muitas vezes não encontra esse item na reposição e quando encontra se depara com preços muito altos. Então, desde o início da nossa empresa carregamos essa bandeira de levar ao mercado um produto justo com um ótimo custo benefício.
RA: Neste período de isolamento, quais foram os protocolos implantados e as estratégias para manter as atividades?
Gomes: Uma parte dos nossos colaboradores foram trabalhar em home Office. Na produção nós colocamos os túneis de desinfecção nas entradas da empresa, fizemos a sanitização semanal (aos domingos) em toda a área fabril e administrativa. Alternamos os horários de almoço, café e jantar para manter o distanciamento. Também realizamos a aquisição de máscaras especiais e álcool em gel, que estão espalhados por todos os departamentos.
RA: Quantos lançamentos a empresa promoveu este ano e quantos estão no planejamento para o período?
Gomes: Nós temos uma média de 6 a 8 lançamentos mensais. Agora fizemos umas aquisições de maquinas com maior tecnologia e agilidade para no mínimo triplicarmos esses números.
RA: No segmento de reposição nacional há espaço para crescer?
Gomes: Sim , Muito! Com a vinda da pandemia acredito que aceleramos alguns anos e houve também uma reciclagem que foi uma seleção natural do mercado, proporcionando novas oportunidades
Nosso mercado é muito dinâmico e o Brasil tem uma capacidade de superação incrível, é só você estar antenado e sempre bem informado que vai encontrar esses espaços para o crescimento.
RA: Para a S.Y.L, qual a importância do reparador independente? Este profissional colaborou no desenvolvimento da empresa?
Gomes: Ele é , foi e sempre será importante!
Ele é o meu formador de opinião e só tenho muito a agradecer. São esses profissionais que diretamente ajudaram no crescimento da nossa empresa e no desenvolvimento dos nossos produtos. Se eu puder um dia fazer algo que chegasse até eles (todos) eu faria um agradecimento por tudo e dizer o quanto eles são importantes na minha vida.
RA: Quais as ações que a S.Y.L realiza e promove junto aos reparadores independentes?
Gomes: Nós temos um programa chamado Sou + S.Y.L que o reparador guarda a tampinha das nossas caixas com o código de barras e dependendo do volume ele troca pro brindes , ferramentas, equipamentos, etc.
RA: Nos próximos anos, o que o mercado de reposição, clientes e colaboradores receberão da empresa?
Gomes: Receberão uma nova S.Y.L com uma capacidade produtiva e tecnológica incrível.
Fizemos grandes investimentos em ampliações e maquinários para melhorar cada vez mais.