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Discos de freio: manutenção preventiva pode evitar acidentes graves

Segundo especialista da TMD Friction do Brasil, escolha por mecânicos credenciados garante que serviços nos discos de freio sejam bem feitos

Os discos de freio fazem parte sistema de freios a disco, tem como principais componentes pastilhas e discos e exige revisões periódicas para que a segurança da direção seja garantida até o fim da sua vida útil.

Disco ruim oferece desconforto ao dirigir e até prejuízo material. Em casos extremos pode até ocasionar um acidente de trânsito. De maneira geral, o disco de freio costuma atingir o final da sua vida útil próximo dos 40 mil quilômetros percorridos, dependendo da forma que a pessoa dirige, do peso que o veículo carrega e do tipo de trajeto feito diariamente.

Segundo o coordenador de assistência técnica da TMD Friction do Brasil, Raulincom Borges da Silva, é importante estar sempre atento às indicações de uso de cada fabricante. “As causas que levam ao desgaste do disco de freio são diversas, tais como aplicação incorreta e uso excessivo em condições severas, sejam de tráfego e/ou carga. Todos esses fatores podem deformar a estrutura do disco ao longo do tempo e prejudicar a experiência de frenagem do veículo. Por isso, é importante optar por mecânicos especializados que possam garantir que cada serviço seja executado corretamente, além da aplicação de pastilhas e discos de qualidade”, explica.

Manutenção preventiva

Para garantir que o tempo de vida útil do disco seja respeitado, além das checagens de sua espessura durante as manutenções preventivas (revisões), o condutor deve estar sempre atendo aos sinais que o veículo dá ao longo dos meses. “Um disco de freio muito “gasto” e/ou cheio de irregularidades em sua superfície (como por exemplo: sulcos e incrustações) ao entrar em contato com as pastilhas de freio, causa vibração no volante ou no pedal do freio. Ruídos também poderão ocorrer. Então o melhor a fazer nesta situação, é buscar manutenção do sistema com um profissional”, afirma Raulincom.

Além disso, a formação de faixas rebaixadas e irregulares também impedem que as pastilhas tenham um contato uniforme com o disco, prejudicando a frenagem. Isto pode causar uma dificuldade maior de resposta do veículo, exigindo que o motorista precise aplicar muito mais força no pedal. Quando isto ocorrer, segundo o especialista, é recomendável que o condutor faça uma visita à oficina o mais breve que possível. 

Retífica de disco: vale a pena?

Retificar é um ato de desbastar uniformemente a superfície do disco, tornando-a mais uniforme/regular.

Esse processo requer uma avaliação cautelosa e especializada, considerando a vida útil que o disco “suporta”. É importante ressaltar que é necessário retificar os dois lados, simultaneamente, para que o balanceamento não seja prejudicado. Também é importante ficar atento quanto a espessura, pois existe o risco da estrutura ficar comprometida quando a retifica é feita além da quantidade permitida.

Lembre-se:

Especificações – Utilizar somente discos compatíveis aos originais, não usando peças com dimensões diferentes (tanto no sentido da espessura como na do diâmetro);

Nunca modifique – Fazer furos adicionais ou chanfrar algumas regiões é desaconselhável, pois pode fragilizar os discos, podendo propiciar fissuras e até a quebra;

Instalação – Tenha todo cuidado no processo de montagem dos discos. Faça a limpeza e utilize apertos uniformes dos parafusos, evitando assim desalinhamentos.

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