São Itens essenciais da revisão preventiva os fluidos, iluminação, freios e componentes da suspensão e direção, entre outros
A revisão preventiva ajuda a manter a manutenção do veículo em dia, que é fundamental para a segurança no trânsito e também para evitar paradas inesperadas nas vias.
Por esses motivos é fundamental realizar a revisão preventiva, especialmente quando se vai pegar estrada para curtas e longas viagens.
Alguns componentes não devem ser esquecidos antes de pegar estrada. “Os fluidos podem vencer a validade, por exemplo. Assim, é muito importante observar não apenas a quilometragem, mas o tempo que a troca foi realizada, pois, após determinado tempo o lubrificante começa a oxidar”, alerta Eduardo Guimarães, técnico da Nakata, explicando que, se m a troca no tempo correto, o óleo cria borras, falta lubrificação e o motor pode fundir.
Outros itens que devem ser analisados são o sistema de iluminação, o estado dos pneus, alinhamento, balanceamento e calibragem; componentes da suspensão, como amortecedores, terminais, barra, pivô, bandeja e buchas; freios, entre eles, disco, pastilha e lonas pois envolvem a segurança do veículo. “Quantos carros vemos na estrada parados com falta de manutenção adequada?”, questiona.
As revisões periódicas também auxiliam na economia, pois, assim, tem a chance de antecipar problemas, evitar desgastes em peças e a necessidade de substituição de componentes e, consequentemente, gastos adicionais.
A recomendação da Nakata é efetuar revisões, periodicamente, levando como orientação as dicas do manual do proprietário para ter segurança para rodar com o veículo.
Baixe os catálogos dos fabricantes apoiadores da Revista Reparação Automotiva
Leia a seção de curiosidades do mundo da reparação automotiva