fbpx

Reparação Week promove semana de aprendizado

Durante a Reparação Week o profissional especializado no reparo de automóveis ampliou conhecimento para aproveitar melhor o dia a dia de trabalho

A Revista Reparação Automotiva promoveu entre os dias 20 a 23 de setembro a Reparação Week, uma ação on line, voltada aos profissionais especializados do reparo de automóveis. “Um evento digital que reuniu os especialistas de diversas áreas num ambiente favorável para troca de ideias e aprendizado técnico. Essa foi a proposta do nosso evento, que realizou um encontro de profissionais da reparação para se atualizarem e estarem a par das novas tecnologias”, assim defini Jeison Concianji, apresentador da Reparação Week e responsável por aproximar os núcleos de reparadores espalhados pelo Brasil.

A semana começou com a palestra Etapas e processos para diagnósticos e falhas, apresentada por Thiago Dotta. “O grande problema dos técnicos de uma maneira geral é ter a ansiedade de realizar o serviço de maneira rápida. O avanço da tecnologia proporcionou muitas possibilidades de falhas com um único sintoma. Por isso o reparador precisa adotar um procedimento de trabalho”, explica o especialista. Na apresentação ele mostrou 12 tópicos que o reparador deve seguir para realizar o diagnóstico correto o que irá auxiliar no aumento da produtividade.

O câmbio automático está cada vez mais presente nos automóveis comercializados no Brasil, o que gera uma ótima oportunidade de negócios para as oficinas, pois estas transmissões necessitam de revisões preventivas e também corretivas. O tema do segundo dia de palestras técnicas da Reparação Week foi: Substituição do óleo e lubrificantes do câmbio automático, com o colunista da Revista Reparação Automotiva e diretor da APTTA Brasil (Associação de Profissionais Técnicos em Transmissão Automática), Carlos Napoletano. “A transmissão automática, como qualquer outro componente mecânico móvel, necessita de lubrificação e o recomendado é fazer a troca do óleo. Mas quando o cliente chega na oficina para outro tipo de serviço e o técnico oferece a troca, ele fica desconfiado, mostra o manual onde está indicado que não precisa fazer a troca. Para esclarecer o cliente é preciso informar, mostrar que é necessário realizar o troca e preservar a vida útil do câmbio”, explicou o diretor da APTTA.

No terceiro dia da semana dedicada a ampliar o conhecimento técnico dos reparadores, participou Joelson F.S. Roque, o tema foi Osciloscópio na prática. Dicas úteis para os diagnósticos. “O osciloscópio é uma ferramenta que me ajuda muito, porém muitos reparadores não conheciam, não queriam conhecer, mas no atual momento eles passaram a reconhecer a importância desta ferramenta, o que melhora muito nosso setor. Eu sou o primeiro a promover um curso de osciloscópio no Brasil, enfrentei algumas dificuldades, mas hoje eles entendem como é importante utilizar”, comentou o técnico. 

Para encerrar a semana, as novas tecnologias foram destaque, com o palestrante Alessandro de Souza, conhecido no meio como Kiko da Tecnocar, e o tema foi Conceitos básicos do Sistema ADAS e Injeção Eletrônica. “O ADAS está presente em veículos como o VW Touareg desde 2010, mas agora que ele ganha mais relevância, são vários os modelos que saem de fábrica com o auxilio de permanência em faixa, assistência de frenagem, entre outros, os quais funcionam através de uma câmera, a qual não pode ser calibrada só com um scanner. A tecnologia está ai é fantástica, mas é preciso ter linha de raciocínio e diagnóstico, os equipamentos corretos para executar o serviço na oficina”, alertou o técnico.

Sucesso de participações

Transmitida pelo Canal TV Reparação Automotiva do YouTube e página do Facebook, a semana Reparação Week contou com o apoio das maiores empresas do setor como King Tony, Nidec, Raven, SKF, Tecfil e Würt. Esta parceria proporcionou  alcançar números expressivos de engajamento, participações e interatividade. No total 325.000 pessoas receberam a mensagem. Outras 15.000 acompanharam desde o inicio até o final as palestras. Estas transmissões ainda receberam interação através de 1.200 mensagens, vindas de todas as partes do Brasil. E os participantes receberam certificado.

Estes resultados só foram alcançados graças ao objetivo traçado pela Revista Reparação Automotiva, ou seja, conectar os fabricantes e reparadores. “Estamos em contato constante com os vários Núcleos e Grupos de reparadores que atuam no Brasil. Ouvimos estes profissionais, identificamos as necessidades e com essas informações selecionamos os temas para realizar um evento como o Reparação Week e também as reportagens e matérias que são publicadas na Revista e plataformas digitais”, argumenta Jeison. “As fábricas que participaram demonstraram que estão no caminho certo, elas estão dispostas a se relacionarem com as oficinas além do fornecimento de peças. Elas estão alinhadas com os propósitos das oficinas reparadoras de automóveis e da necessidade de formarem e atualizarem os profissionais da reparação para os desafios do presente e do futuro”, finaliza.

Para seguir com a missão de conectar reparadores e fabricantes, a Revista Reparação Automotiva circula de maneira gratuita em todas as regiões do Brasil e também disponibiliza no portal a versão em PDF, a qual também é enviada por e-mail. Além disso, o portal é atualizado diariamente. Depois do sucesso da primeira edição da Reparação Week, outra rodada desta maratona de conhecimentos está sendo planejada. Em breve será divulgado os detalhes.

Todas as palestras estão disponíveis no Canal TV Reparação Automotiva e área de Vídeos da página da revista no Facebook. 

Depoimento dos Patrocinadores


Daniel Chimello Pereira Leite,
Diretor de Vendas Automotivas da SKF

Parabéns à Reparação Week por proporcionar um momento de intenso aprendizado aos reparadores. A SKF tem muito orgulho de apoiar iniciativas como essa que realmente agregam valor para os profissionais da manutenção automotiva. Temos muito a contribuir com relação às novas tecnologias e buscamos continuamente fomentar o conhecimento para manter todos atualizados sobre as melhores práticas, técnicas e procedimentos. Sabemos o quanto nosso mercado é competitivo e queremos fortalecer cada vez mais a nossa relação de parceria e confiança com as oficinas, garantindo a excelência do atendimento e a melhor qualidade do serviço prestado ao consumidor final.

Bruno Ratão
Marketing e Relacionamento

Em vista de fortalecer, cada vez mais, a parceria com os profissionais da manutenção e da reparação automotiva, a quem nos dedicamos diariamente, participar de eventos online gera retorno objetivo que é de grande valia. A Raven, junto a King Tony, teve a honra de participar da Reparação Week, uma ação que atingiu 325.000 pessoas isso aproximou o setor da reparação com a nossa marca. Mostramos a parceira tanto em ferramentas como em divulgação de conhecimento técnico. O palestrante Joelson Roque realizou o treinamento com o tema Osciloscópio na prática, com dicas úteis para os diagnósticos eletrônicos em automóveis, ressaltando os benefícios do Scanner 3 e do Osciloscópio da Raven Ferramentas Especiais. Um conteúdo técnico de extrema relevância para os profissionais da área e essencial no aperfeiçoamento de suas práticas e de seus negócios.

Cláudio Cópia
Gerente de vendas e reposição 

Para a Nidec participar de um evento como a Reparação Week é muito importante. Nossa marca é muito conhecida entre as montadoras e com esta exposição gerada nos aproximamos mais dos reparadores independentes, os quais têm a necessidade de aprimorar seus conhecimentos. Conseguimos criar uma empatia com o reparador, um público que valorizamos muito.

Plínio Fazol
Gerente de marketing

A Tecfil se sente honrada em apoiar este evento que tem como objetivo a capacitação dos profissionais do setor de reparação automotiva. Iniciativas como esta são necessárias para manter o novel de desenvolvimento dos nossos profissionais, principalmente em períodos como este que estamos passando. E como não poderia deixar de ser, o evento foi um sucesso, demonstrando um alto grau de engajamento dos reparadores. A Tecfil trabalha fortemente para criar conteúdo e mecanismos que auxiliem os reparadores na correta escolha e aplicação de filtros e palhetas. Os profissionais podem continuar se aperfeiçoando através do nosso portal www.treinamentotecfil.com.br, onde eles poderão fazer diversos treinamentos com emissão de certificados e de maneira gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *