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Troca dos amortecedores dianteiros traseiros do Hyundai HB20 ano 2018

A Revista Reparação Automotiva foi até o Centro de Treinamento da Monroe para acompanhar o processo da troca dos amortecedores dianteiros traseiros do Hyundai HB20 ano 2018

A troca dos amortecedores dianteiros traseiros do Hyundai HB20 ano 2018 é um dos assuntos mais recorrentes nas oficinas mecânicas brasileiras, o Hyundai HB20 foi lançado no final de 2012 e logo entrou na listas dos carros mais comercializados no país. Além disso, ganhou uma nova geração com motor turbo e um visual arrojado, o que o manteve entre os líderes de venda. Para confirmar este excelente desempenho, em julho deste ano foram vendidas 7.799 unidades do carro. Já entre janeiro e julho de 2021 foram licenciadas 53.212 unidades do modelo.

Portanto, com esse sucesso é óbvio que alguns modelos já aparecem nas oficinas reparadoras de todo o país. Por isso, é de extrema importância saber fazer o reparo corretamente dos amortecedores dianteiros e traseiros do veículo. Deste modo, para mostrar a maneira correta do procedimento de substituição destas peças a Revista Reparação Automotiva foi até o Centro de Treinamento da Monroe, em Mogi Mirim (SP), e acompanhou o processo de substituição das peças de um HB20 ano 2018 com mais de 55 mil km rodados. O procedimento foi realizado pelo experiente técnico da empresa Juliano Caretta.

Patrocínio Monroe Amortecedores / Monroe Axios

Antes de começar o procedimento é de extrema importância que o reparador utilize equipamentos de proteção individual como sapatos, óculos e, também, luvas. Acompanhe o procedimento.

1. Com o carro apoiado ao solo, soltar a pressão das porcas das rodas. Logo depois subir o carro no elevador e tirar a roda e os pneus.

2. Soltar a bieleta com uma chave de 17 mm, para segurar o pino, e com outra de 19 mm para soltar a porca de fixação.

3. Soltar os dois parafusos da fixação interior com uma chave de 17 mm para segurar o parafuso e outra com medida de 19 mm para soltar a porca

4. Soltar o suporte do flexível do ABS. Para isso, utilizar uma chave de 10 mm

5. Utilizar um cavalete ou fixador para prender a manga de eixo, isso evita que ela fique suspensa.

6. Soltar a fixação superior com uma chave allen 7 mm, para segurar a haste, e outra chave de 17 mm para segurar a porca de fixação. 

Obs: Com uma mão segurar o amortecedor por dentro da caixa de roda e com a outra mão soltar a porca de fixação, assim o deixando livre.

7. Com o amortecedor na bancada iniciar a desmontagem de todo o conjunto

8. Utilizar o encolhedor de molas para comprimir a mola.

9. Quando a mola tiver livre soltar a fixação superior

10. Soltar a fixação superior com uma chave allen 7 mm para segurar a haste e uma chave 19 mm para soltar a porca de fixação

11. Após soltar a fixação superior retirar as molas

12. Retirar o coxim, o rolamento, o isolante inferior de mola e, também, a coifa e batente.

13. Com o amortecedor em pé fazer a sangria ou equalização do amortecedor virando a peça de cabeça para baixo para fazer o fechamento do amortecedor. Após fazer isso, deixe ele de pé até a haste do amortecedor subir para posição correta. Será necessário fazer esse procedimento três ou quatro vezes. Com isso, garantirá o funcionamento da peça logo após instalada no carro.

14. Comece a montar o amortecedor pelo isolante de mola.

15. Colocar a coifa e o batente. Sempre colocar o furo maior do batente para baixo. Além disso, colocar o batente dentro da coifa.

16. Colocar a mola.

17. Colocar o prato superior, que já vem acoplado com o isolante da mola

18. Colocar o rolamento

19. Colocar o coxim de fixação superior

20. Colocar a porca de fixação com uma chave allen de 7 mm e com uma chave de 18 mm para fixar todo o conjunto.

21. Após fixar o conjunto, soltar o encolhedor de molas.

22. Colocar o amortecedor na posição correta de montagem.

23. Antes de montar o amortece­dor na suspensão, substitua as bieletas, que com o passar do tempo se desgas­tam e geram barulho.

24. Movimentar os pinos esféricos da bieleta para que possa quebrar o torque de aperto e, também, para que a graxa possa circular por todo o pino esférico.

Dica: Depois de fazer a troca do amortecedor sempre é recomendável fazer o alinhamento e balanceamento das rodas. Para que o carro tenha perfeita dirigibilidade, conforto e segurança.

25. Fazer a instalação da bieleta na barra estabilizadora e no amortecedor. Para fazer o aperto da peça utilizar uma chave allen de 5 mm e com outra chave de 17 mm para fazer o aperto da porca

26. Depois de prender as bieletas, prender a fixação inferior do amortecedor. Lembre-se a posição dos parafusos é sempre com a cabeça voltada para dianteira do veículo por uma questão de segurança.

27. Prender o suporte do sensor do ABS

28. Colocar a roda e prender com chave de roda.

29. Com o carro apoiado no solo fazer o aperto final do conjunto do amortecedor na fixação superior.

Amortecedor traseiro

30. Assim como a troca do dianteiro, utilizar uma chave de roda para soltar a roda traseira

31. Para soltar o parafuso que fixa o amortecedor traseiro utilizar uma chave de 19mm.

32. Antes da remoção total do parafuso da fixação inferior utilizar um calço para dar suporte a todo o eixo traseiro.

33. Soltar os parafusos da fixação superior. Para fazer isso utilizar uma chave de 14 mm.

34. Com o amortecedor na bancada soltar a fixação superior com uma chave allen de 6 mm para segurar a haste e outra chave de 17 mm para soltar a porca de fixação. 

35. Retirar a arruela superior.

36. Retirar o coxim de fixação superior.

37. Retirar a arruela, o guarda pó e o batente.

Dica: Na hora de montar o coxim de fixação superior colocar sempre com seta voltada para cima.

38. Assim como o amortecedor dianteiro fazer a equalização do amortecedor traseiro

39. Montar batente na arruela espiga superior no amortecedor.

40. Montar o coxim de fixação superior.

41. Colocar a arruela do coxim de fixação superior. 

42. Fixar a porca de fixação superior. Para fazer isso utilize chave allen de 6 mm para segurar a haste e uma chave de 17 mm para segurar a porca.

43. Colocar a borracha para dar o acabamento superior.

44. Prender o coxim de fixação superior com uma chave de 14 mm.

45. Apertar o parafuso da fixação inferior com uma chave 19 mm.

46. Montar a roda e o pneu.

Assista o vídeo deste passo a passo no canal TV Reparação Automotiva

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