A Revista Reparação Automotiva foi até o Centro de Treinamento da Monroe para acompanhar o processo da troca dos amortecedores dianteiros traseiros do Hyundai HB20 ano 2018
A troca dos amortecedores dianteiros traseiros do Hyundai HB20 ano 2018 é um dos assuntos mais recorrentes nas oficinas mecânicas brasileiras, o Hyundai HB20 foi lançado no final de 2012 e logo entrou na listas dos carros mais comercializados no país. Além disso, ganhou uma nova geração com motor turbo e um visual arrojado, o que o manteve entre os líderes de venda. Para confirmar este excelente desempenho, em julho deste ano foram vendidas 7.799 unidades do carro. Já entre janeiro e julho de 2021 foram licenciadas 53.212 unidades do modelo.
Portanto, com esse sucesso é óbvio que alguns modelos já aparecem nas oficinas reparadoras de todo o país. Por isso, é de extrema importância saber fazer o reparo corretamente dos amortecedores dianteiros e traseiros do veículo. Deste modo, para mostrar a maneira correta do procedimento de substituição destas peças a Revista Reparação Automotiva foi até o Centro de Treinamento da Monroe, em Mogi Mirim (SP), e acompanhou o processo de substituição das peças de um HB20 ano 2018 com mais de 55 mil km rodados. O procedimento foi realizado pelo experiente técnico da empresa Juliano Caretta.
Antes de começar o procedimento é de extrema importância que o reparador utilize equipamentos de proteção individual como sapatos, óculos e, também, luvas. Acompanhe o procedimento.
1. Com o carro apoiado ao solo, soltar a pressão das porcas das rodas. Logo depois subir o carro no elevador e tirar a roda e os pneus.
2. Soltar a bieleta com uma chave de 17 mm, para segurar o pino, e com outra de 19 mm para soltar a porca de fixação.
3. Soltar os dois parafusos da fixação interior com uma chave de 17 mm para segurar o parafuso e outra com medida de 19 mm para soltar a porca
4. Soltar o suporte do flexível do ABS. Para isso, utilizar uma chave de 10 mm
5. Utilizar um cavalete ou fixador para prender a manga de eixo, isso evita que ela fique suspensa.
6. Soltar a fixação superior com uma chave allen 7 mm, para segurar a haste, e outra chave de 17 mm para segurar a porca de fixação.
Obs: Com uma mão segurar o amortecedor por dentro da caixa de roda e com a outra mão soltar a porca de fixação, assim o deixando livre.
7. Com o amortecedor na bancada iniciar a desmontagem de todo o conjunto
8. Utilizar o encolhedor de molas para comprimir a mola.
9. Quando a mola tiver livre soltar a fixação superior
10. Soltar a fixação superior com uma chave allen 7 mm para segurar a haste e uma chave 19 mm para soltar a porca de fixação
11. Após soltar a fixação superior retirar as molas
12. Retirar o coxim, o rolamento, o isolante inferior de mola e, também, a coifa e batente.
13. Com o amortecedor em pé fazer a sangria ou equalização do amortecedor virando a peça de cabeça para baixo para fazer o fechamento do amortecedor. Após fazer isso, deixe ele de pé até a haste do amortecedor subir para posição correta. Será necessário fazer esse procedimento três ou quatro vezes. Com isso, garantirá o funcionamento da peça logo após instalada no carro.
14. Comece a montar o amortecedor pelo isolante de mola.
15. Colocar a coifa e o batente. Sempre colocar o furo maior do batente para baixo. Além disso, colocar o batente dentro da coifa.
16. Colocar a mola.
17. Colocar o prato superior, que já vem acoplado com o isolante da mola
18. Colocar o rolamento
19. Colocar o coxim de fixação superior
20. Colocar a porca de fixação com uma chave allen de 7 mm e com uma chave de 18 mm para fixar todo o conjunto.
21. Após fixar o conjunto, soltar o encolhedor de molas.
22. Colocar o amortecedor na posição correta de montagem.
23. Antes de montar o amortecedor na suspensão, substitua as bieletas, que com o passar do tempo se desgastam e geram barulho.
24. Movimentar os pinos esféricos da bieleta para que possa quebrar o torque de aperto e, também, para que a graxa possa circular por todo o pino esférico.
Dica: Depois de fazer a troca do amortecedor sempre é recomendável fazer o alinhamento e balanceamento das rodas. Para que o carro tenha perfeita dirigibilidade, conforto e segurança.
25. Fazer a instalação da bieleta na barra estabilizadora e no amortecedor. Para fazer o aperto da peça utilizar uma chave allen de 5 mm e com outra chave de 17 mm para fazer o aperto da porca
26. Depois de prender as bieletas, prender a fixação inferior do amortecedor. Lembre-se a posição dos parafusos é sempre com a cabeça voltada para dianteira do veículo por uma questão de segurança.
27. Prender o suporte do sensor do ABS
28. Colocar a roda e prender com chave de roda.
29. Com o carro apoiado no solo fazer o aperto final do conjunto do amortecedor na fixação superior.
Amortecedor traseiro
30. Assim como a troca do dianteiro, utilizar uma chave de roda para soltar a roda traseira
31. Para soltar o parafuso que fixa o amortecedor traseiro utilizar uma chave de 19mm.
32. Antes da remoção total do parafuso da fixação inferior utilizar um calço para dar suporte a todo o eixo traseiro.
33. Soltar os parafusos da fixação superior. Para fazer isso utilizar uma chave de 14 mm.
34. Com o amortecedor na bancada soltar a fixação superior com uma chave allen de 6 mm para segurar a haste e outra chave de 17 mm para soltar a porca de fixação.
35. Retirar a arruela superior.
36. Retirar o coxim de fixação superior.
37. Retirar a arruela, o guarda pó e o batente.
Dica: Na hora de montar o coxim de fixação superior colocar sempre com seta voltada para cima.
38. Assim como o amortecedor dianteiro fazer a equalização do amortecedor traseiro
39. Montar batente na arruela espiga superior no amortecedor.
40. Montar o coxim de fixação superior.
41. Colocar a arruela do coxim de fixação superior.
42. Fixar a porca de fixação superior. Para fazer isso utilize chave allen de 6 mm para segurar a haste e uma chave de 17 mm para segurar a porca.
43. Colocar a borracha para dar o acabamento superior.
44. Prender o coxim de fixação superior com uma chave de 14 mm.
45. Apertar o parafuso da fixação inferior com uma chave 19 mm.
46. Montar a roda e o pneu.
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