Escolas para formar profissionais da reparação automotiva crescem no Brasil e ampliam as opções para valorizar os conhecimentos técnicos
Desde quando surgiu o primeiro automóvel no inicio de 1886, já ficou evidente a necessidade de um profissional qualificado para manter as revisões e manutenções necessárias para a vida útil do veículo. Com o passar do tempo, esta máquina maravilhosa, que mudou a história da humanidade, evoluiu, recebeu tecnologia, itens para auxilio e segurança dos ocupantes.
Para atender estas necessidades, os reparadores automotivos, ou mecânico de automóveis, também precisaram buscar conhecimentos e neste quesito, nada melhor que uma escola especializada, a qual, não só irá formar os mais jovens que sonham em entrar na profissão, mas também atualizar os que já estão consolidados no mercado.
Escola de mecânica Smart chega a São Paulo
No dia 27/10 foi inaugurada em São Paulo a primeira unidade da Smart, escola para reparadores automotivos iniciantes. Com sede no Rio de Janeiro, a instituição implantou um novo conceito de ensino, pois é diferente das tradicionais, já que ela utiliza a oficina mecânica como sala de aula. Funciona da seguinte maneira, no horário comercial, é uma oficina de reparação automotiva, com todas as ferramentas e equipamentos.
No local atende clientes, os quais necessitam de revisões e reparos no veículo de sua propriedade. Ao final do expediente, quando as portas são abaixadas e finais de semana, transforma-se em uma sala de aula. Os cursos são ministrados por instrutores experientes, qualificados, pois são oriundos de concessionárias e privilegia a prática, o que se torna muito fácil, pois o aluno está dentro de uma oficina.
Para diferenciar de outras instituições, a Smart oferece quatro módulos de curso, mecânica de automóveis com as disciplinas de injeção eletrônica, suspensão, motor e caixa de câmbio. Além disso, também há o curso sobre elétrica de automóveis. Marcio Mata, diretor da instituição de ensino iniciou o negócio em 2014, neste período formou em média 6.500 profissionais por ano. “Durante a pandemia tivemos muita procura de pessoas que mudaram de profissão e buscaram nossos cursos”, fala ele.
A expectativa é de atingir em São Paulo, capital e interior, a marca de 19 unidades, todas montadas em oficinas mecânicas. A unidade de São Paulo, inaugurada dia 27/10, está localizada na Avenida Pires do Rio, 2090, no bairro de Itaquera em uma oficina da Porto Seguro.
Já, na segunda quinzena de novembro, foi a vez da cidade de Mogi das Cruzes (SP) receber uma unidade da Smart. Até o final de 2022, serão mais seis unidades, entre elas, uma localizada no berço da indústria automobilística, ou seja, São Bernardo do Campo (SP), e outra no bairro de Santo Amaro(SP), sendo que nas duas as matriculas estão abertas. Como a instituição trabalha no sistema de franquia e unidades próprias há possibilidade de crescer ainda mais.
Falta de mão de obra incentiva abertura de escola
A empresaria Sandra Nalli, iniciou a carreira profissional aos 14 anos como menor aprendiz em uma rede de centros automotivos. Ali ela fez carreira e trabalhou por 19 anos. Quando chegou ao cargo de gerência, encontrava dificuldades para contratar reparadores automotivos especializados. Foi ai que surgiu a vontade de montar uma escola para mecânicos automotivos. Assim, ela alugou uma pequena sala no centro da cidade de Campinas, interior de São Paulo e iniciou a Escola do Mecânico, a qual teve o CNPJ registrado em março de 2011.
Nos dias de hoje, a Escola do Mecânico já formou mais de 30.000 alunos e a previsão é de formar mais 13.000 em 2021, possui 37 unidades em 9 estados do país. Oferece cursos que contemplam não só a parte mecânica, mas também a elétrica de veículos leves e pesados e ainda cursos de gestão de oficinas.
Há mais de cinco décadas formando reparadores
Em 1968 surgiu no bairro do Ipiranga (SP), o curso de mecânica automobilística ministrado pelo SENAI-Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Na época, a indústria automobilística caminhava para a consolidação no território nacional e as fabricantes de veículos instaladas necessitavam de profissionais especializados.
Desde a fundação, a unidade do SENAI-SP já formou em torno de 502.757 profissionais. Oferece atualmente 87 cursos na área automotiva. Este ano, apesar da pandemia, a previsão é de formar 8738 alunos, e para 2022 estima-se que deve atingir em torno de 13.000 matrículas.
Para seguir atualizada, a unidade mantém convênio com mais de 54 empresas do setor automotivo, entre elas, 18 marcas de fabricantes de carros, motos e caminhões. Essas parcerias permitem atualizar as oficinas, bem como acompanhar as tendências do setor. Diariamente passam centenas de pessoas pela escola, as quais são reparadores de concessionárias e de oficinas independentes, além de estudantes, estes profissionais permitem entender quais são as dificuldades do setor automotivo e aperfeiçoar o processo de capacitação.
Neste mês de dezembro, comemora-se dia 20, comemora-se dia 20, o Dia do Mecânico, o Dia do Reparador Automotivo. Uma profissão apaixonante, repleta de desafios, entre eles, a constante busca por aprendizado, o qual é recebido, não só no dia a dia de trabalho, mas também na sala de aula. O número de escolas crescente, garante um futuro promissor, não só aos profissionais estabelecidos, mas também para as futuras gerações de reparadores automotivos.