fbpx

Qual o nível de gestão da sua oficina?

Nesse artigo você vai conhecer um pouco mais sobre a gestão tática para sua oficina mecânica

Dando continuidade a segunda parte de nosso tema sobre gestão avançamos um pouco mais e chegamos a aquele que considero o segundo nível. O que pode parecer apenas um passo a frente em relação a gestão operacional, é na verdade um salto extraordinário com relação ao gerenciamento do seu negócio.

Enquanto na parte operacional, o empresário está totalmente absorvido pelas rotinas diárias da oficina, sendo quase que o “funcionário mais caro da empresa”, na parte tática, há uma real evolução no quesito gestão. Nesse caso, já existe um controle dos pagamentos dos fornecedores, e um entendimento dos custos e despesas do negócio. 

A receita no nível tático tende a ser mais estável, pois o fluxo de clientes não oscila tanto, mesmo com a sazonalidade do mercado. Isso faz com que o empresário já enxergue uma previsibilidade de faturamento. A equipe também está mais ajustada, treinada e preparada. Sem muita rotatividade de pessoal. É o primeiro momento em que a empresa passa a ser de verdade um time!

Mas ainda falta algo. Nesse nível gerencial, as decisões ainda são tomadas baseadas naquilo que o empresário acha como certo, e não efetivamente no que a empresa precisa.E essa divergência, tem um custo! Isso ocorre porque o empresário ainda está envolvido em questões operacionais da empresa, o que torna sua visão limitada. Apesar de nesse estágio o empresário já não mais atuar diretamente na parte técnica, ele acumula funções dentro da oficina, o que lhe impede de ver o negócio de outro ponto de vista.

Daí, suas decisões sãode curto prazo, e voltadas apenas a apagar incêndios que aparecem diariamente. Falta-lhe ainda um ponto vital para subir ao próximo nível, que é justamente a capacidade de tomar decisões baseados nos números da empresa. Mas não qualquer número, e sim naqueles que representam com fidelidade a condição atual do negócio. Essas são as métricas e indicadores. Ferramentas de gestão fundamentais para que você possa evoluir ao próximo nível, o estratégico!

Que é o tema da próxima coluna! Até lá!

Alexandre Costa– Alpha Consultoria
Consultor sênior especializado em inovação para o setor automotivo, com 25 anos de experiência. Palestrante convidado a participar dos principais eventos do mercado em todo País e diretor da Alpha Consultoria, empresa dedicada ao segmento automotivo.
Entre em contato com a Alpha Consultoria via WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *