O Brasil já foi considerado por muitos o polo industrial do setor automotivo. Você sabe qual foi a primeira fábrica de automóveis do que começou a atuar no Brasil? A Revista Reparação Automotiva te conta.
Ford
A primeira fábrica de automóveis do Brasil foi a Ford. Ela se estabeleceu e m 1º de maio de 1919, a montadora abriu as portas de uma planta na Rua Florêncio de Abreu, no centro de São Paulo. O modelo de produção era o Ford T, também chamado de Ford Bigode. As peças eram importadas e a montagem, feita aqui.
Desde 1904 carros da marca já chegavam ao país, ainda como importados. Por decisão do próprio Henry Ford, fundador da montadora, a empresa decidiu abrir sua subsidiária brasileira.
Entre 1920 e 1921, a montadora foi transferida para a Praça da República e, em seguida, para a Rua Sólon, no bairro do Bom Retiro. Ali, foi estruturada a primeira linha de montagem em série, onde funcionou até os anos 1950.
Fábrica do ABC
A unidade do ABC era uma das fábricas de veículos mais antigas do Brasil. Antes de ficar nas mãos da Ford por mais de cino décadas, ela foi idealizada e construída pela extinta Willys-Overland do Brasil. A inauguração foi em 1954, com a produção do Jeep Willys.
Em 1967, a Ford comprou a Willys, e assumiu a fábrica de São Bernardo. Além da unidade, a empresa do oval azul terminou o desenvolvimento do Corcel, o primeiro Ford a ser produzido ali, no ano seguinte.