Um dos maiores eventos do setor automotivo nacional é o Salão do automóvel de São Paulo. O evento já possuí mais de 60 anos e é rico em histórias. A Revista Reparação Automotiva conta a história desse tradicional evento.
Idealização
O surgimento do Salão do Automóvel de São Paulo está relacionado com a consolidação da indústria automotiva no Brasil. Caio de Alcântara Machado, conhecido publicitário Brasileiro, idealizou o evento em 1959 e montado oficialmente pela primeira vez em 1960 no parque do Ibirapuera, em São Paulo.
Com 16 dias de duração, o Salão do Automóvel contou com 11 expositores e recebeu cerca de 400 mil visitantes que viram os diversos modelos de veículos entre caminhões, automóveis, jipes, peruas, ônibus e até mesmo tratores e para apreciar as grandes vedetes do momento: Fusca, Dauphine, Simca Chambord, Aero Willys, FNM 2000 JK, e o pioneiro e minúsculo Romi-Isetta, primeiro automóvel de passeio produzido no país.
Organizado pela empresa Alcântara Machado Feiras e Promoções, com patrocínio da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), a realização do evento é considerada como uma manifestação da primeira fase de grande expansão da indústria automobilística no Brasil. Também, respondeu à necessidade de promoção efetiva dos produtos de um setor ainda incipiente e carente da confiança do país.
Mudança para o Anhembi
Após as 6 primeiras edições e o sucesso do evento, ele mudou de palco a partir da 7ª edição, em 1970, indo para o Pavilhão de Exposições do Anhembi, local que se encontra até hoje.
As novidades desta vez ficaram por conta do Landau, Chevrolet Opala SS, Dodge Charger e Charger RT, VW 1500 Fuscão, VW Variant e Karmann-Ghia TC, além do carro especial Puma GTS conversível, que foi lançado em 1973.
Momentos marcantes
Em 1978, nas sua 11ª edição, celebrou dois milhões de veículos fabricados no Brasil e contou com uma presença maciça de fabricantes de autopeças.
Para celebrar a 10ª edição, realizada em 1976, dois aspectos importantes ganharam ênfase no momento de crise do petróleo: a exportação e o transporte coletivo. O Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), tornou-se um copatrocinador do salão adquirindo a denominação de Salão do Automóvel e Autopeças. A estrela foi a Fiat Automóveis, recém-instalada em Betim-MG, lançando seu Fiat 147.
Na 17ª edição do salão, em 1992, contou com uma forte presença internacional oriundas da abertura da com a abertura das importações procedida em 1990 permitiu que, finalmente, passássemos a conviver com o que de mais moderno havia no mundo. Audi, Jaguar, BMW, Mercedes e muitos outros modelos que encheram os olhos do público presente.
Em 1998 na 20ª edição do salão, houve o lançamento do modelo A-160 da Mercedes-Benz no Brasil, o primeiro automóvel da marca fabricado no país.
Na 25ª edição, em 2008 ,aconteceu o maior salão da história. Inúmeros visitantes, vários carros-conceito. Nunca um evento como esse teve tanto prestígio no Brasil e no mundo. Com 170 expositores e 450 veículos.
A 29ª edição do salão, que aconteceu em 2016, o evento inovou ao trocar; pela primeira vez, o pavilhão de realização que antigamente era no Anhembi. De 10 novembro a 20 de novembro o evento aconteceu no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, localizado na Rodovia dos Imigrantes, na Zona Sul de São Paulo.
A edição 2018 marcou a 30ª edição do salão e foi realizada de 8 a 18 de novembro no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, localizado na Rodovia dos Imigrantes, na Zona Sul de São Paulo.Teve 29 marcas participantes e recebeu 742 mil visitantes.
A edição de 2020 acabou sendo cancelada devido a pandemia.