fbpx
salão de são paulo

Salão do Automóvel de São Paulo e sua história

Um dos maiores eventos do setor automotivo nacional é o Salão do automóvel de São Paulo. O evento já possuí mais de 60 anos e é rico em histórias. A Revista Reparação Automotiva conta a história desse tradicional evento.

Idealização

O surgimento do Salão do Automóvel de São Paulo está relacionado com a consolidação da indústria automotiva no Brasil.  Caio de Alcântara Machado, conhecido publicitário Brasileiro, idealizou o evento em 1959 e montado oficialmente pela primeira vez em 1960 no parque do Ibirapuera, em São Paulo.

Com 16 dias de duração, o Salão do Automóvel contou com 11 expositores e recebeu cerca de 400 mil visitantes que viram os diversos modelos de veículos entre caminhões, automóveis, jipes, peruas, ônibus e até mesmo tratores e para apreciar as grandes vedetes do momento: Fusca, Dauphine, Simca Chambord, Aero Willys, FNM 2000 JK, e o pioneiro e minúsculo Romi-Isetta, primeiro automóvel de passeio produzido no país.

Organizado pela empresa Alcântara Machado Feiras e Promoções, com patrocínio da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), a realização do evento é considerada como uma manifestação da primeira fase de grande expansão da indústria automobilística no Brasil. Também, respondeu à necessidade de promoção efetiva dos produtos de um setor ainda incipiente e carente da confiança do país.

Mudança para o Anhembi

Após as 6 primeiras edições e o sucesso do evento, ele mudou de palco a partir da 7ª edição, em 1970, indo para o Pavilhão de Exposições do Anhembi, local que se encontra até hoje.

As novidades desta vez ficaram por conta do Landau, Chevrolet Opala SS, Dodge Charger e Charger RT, VW 1500 Fuscão, VW Variant e Karmann-Ghia TC, além do carro especial Puma GTS conversível, que foi lançado em 1973.

General view Salão Internacional do Automóvel 2014 São Paulo, Anhembi Convention Center
Momentos marcantes

Em 1978, nas sua 11ª edição, celebrou dois milhões de veículos fabricados no Brasil e contou com uma presença maciça de fabricantes de autopeças.

Para celebrar a 10ª edição, realizada em 1976, dois aspectos importantes ganharam ênfase no momento de crise do petróleo: a exportação e o transporte coletivo. O Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), tornou-se um copatrocinador do salão adquirindo a denominação de Salão do Automóvel e Autopeças. A estrela foi a Fiat Automóveis, recém-instalada em Betim-MG, lançando seu Fiat 147. 

Na 17ª edição do salão, em 1992, contou com uma forte presença internacional oriundas da abertura da com a abertura das importações procedida em 1990 permitiu que, finalmente, passássemos a conviver com o que de mais moderno havia no mundo. Audi, Jaguar, BMW, Mercedes e muitos outros modelos que encheram os olhos do público presente.

Em 1998 na 20ª edição do salão, houve o lançamento do modelo A-160 da Mercedes-Benz no Brasil, o primeiro automóvel da marca fabricado no país.

Na 25ª edição, em 2008 ,aconteceu o maior salão da história. Inúmeros visitantes, vários carros-conceito. Nunca um evento como esse teve tanto prestígio no Brasil e no mundo. Com 170 expositores e 450 veículos.

A 29ª edição do salão, que aconteceu em 2016, o evento inovou ao trocar; pela primeira vez, o pavilhão de realização que antigamente era no Anhembi. De 10 novembro a 20 de novembro o evento aconteceu no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, localizado na Rodovia dos Imigrantes, na Zona Sul de São Paulo. 

A edição 2018 marcou a 30ª edição do salão e foi realizada de 8 a 18 de novembro no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, localizado na Rodovia dos Imigrantes, na Zona Sul de São Paulo.Teve 29 marcas participantes e recebeu 742 mil visitantes.

A edição de 2020 acabou sendo cancelada devido a pandemia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *