No Brasil diversos modelos se tornaram icônicos por aqui. Já falamos sobre Honda Civic, Toyota Corolla e do Fusca e dessa vez a Revista Reparação Automotiva contará a história do Fiat Uno.
O começo
A história do Fiat Uno começa em 1983 e chegou ao Brasil em agosto de 1984 e representou um marco para a montadora italiana. O conceito de carro Hatch para a marca continha apenas o pequeno 147 e seus derivados.
O primeiro modelo foi o Fiat Uno S, que utilizava motor Fiasa 1.050 cm³ do Fiat 147 (52CV), Seu motor era isento de vibrações e podia-se explorar mais as marchas. Sua principal vantagem era a economia de combustível.
Fiat Uno Mille
Em 1990 o Brasil estabeleceu novas regras tributárias que diminuíam os impostos para modelos de 800 a 1000cm³, a Fiat diminuiu o curso dos pistões e criou uma versão com motor de 994 cm³ (48 CV).
O conceito por trás do Uno Mille foi criado ser prático, econômico e barato, dando início a era dos carros populares no Brasil. Já no primeiro ano teve 100 mil unidades vendidas.
No mesmo ano é lançada a versão R, que recebe motor 1.6 Sevel (Alcool ou gasolina), chegando a 88CV.
Em 1992, o Uno ganho sua primeira versão 4 portas, sendo pioneiro novamente no segmento dos carros “mil”. A partir daí o modelo se populariza, sendo o principal responsável pelo crescimento da marca no país.
A injeção eletrônica é implantada em 1993 no modelo 1.6 R e em 1995 no modelo 1.0.
Uno Fire 1.0
No ano 2000, a Fiat lança o novo Fiat Uno Mille Fire 1.0 que utiliza motorização multiponto à gasolina com potência aumentada para 55CV.
Em 2005, é lançado o Fiat Uno Mille Fire Flex, sendo o primeiro bi-combustível da categoria, com 66 CV de potência à álcool e 65 CV à gasolina. Neste período o modelo também passa por mudanças na carroceria, exibindo nova frente e traseira.
Em 2008 é lançado o Mille Economy, que possui a mesma potência porém com novas regulagens de motor e suspensão, e pneus de baixa resistência, que o deixam mais econômico em relação ao anterior.
Remodelação
O design original foi descontinuado em 2013. Os mostivos foram às novas exigências de segurança brasileiras e à defasagem tecnológica.
Em 2010 a Fiat lança o Fiat Novo Uno modernizando seu design e forma quadrada, além de contar com o motor EVO.
Em 2014 é lançado o Fiat Novo Uno Evolution, bem mais sofisticado, o modelo já conta com sistema start-stop, que desliga o motor em paradas.