fbpx

NOVA SÉRIE: COMO BLINDAR SUA OFICINA PARA TEMPOS DE CRISE

Nova Série: Como blindar sua oficina para tempos de crise

Olá Pessoal, na edição passada falamos sobre como trabalhar de forma estratégica objetivos e metas, falamos sobre a importância de alinhar todos os setores e equipes, e nesta edição falaremos sobre estabelecer rotinas de acompanhamento. Já foram definidos objetivos e metas, plano de ação, alinhamento com setores e equipes, agora na prática, no dia-a-dia como devo acontecer?

Diante de uma rotina intensa, muitas oficinas deixam para “depois” reuniões estratégicas e alinhamentos de objetivos e metas com a equipe, e essa falta de prioridade afasta a cada dia a possibilidade de sucesso. É preciso ter consciência do poder de uma rotina estratégica, de maneira prática, o gerenciamento da rotina (agenda de atividades do dia/semana/mês) impacta diretamente no resultado no final do período, portanto estabeleça atividades de monitoramento e feedback na rotina diária ou semanal, assim todos terão possibilidade de tomar decisões mais assertivas e alinhadas aos objetivos e metas estabelecidas. Quando você estabelece uma atividade semanal por exemplo, para apresentação de resultados alcançados e projeção para encerramento do mês, você estará mantendo o foco da equipe, sobre situação desejada, a situação atual e como está projetando o final do mês se continuar no mesmo ritmo e direção. Promover esse momento de análise e reflexão, faz toda a diferença na direção de desenvolver o senso crítico da equipe sobre como mudar o cenário, como interagir no dia-a-dia de forma mais eficiente para o alcance dos objetivos e metas.

Qual é a rotina ideal? Quantas vezes devo reunir minha equipe? Devo fazer uma reunião com toda equipe? Falar em particular com cada setor ou funcionário?

Não existe uma regra, é preciso ter a sensibilidade para escolher a estratégia mais eficiente de acordo com o momento da sua empresa, e a maturidade da sua equipe. Você poderá começar com uma reunião semanal envolvendo toda equipe apresentando os principais objetivos e metas, e depois migrar para reunião com setores de forma individual, ou feedback diários, veja o que gera maior impacto nos resultados. Importante lembrar que existem informações que devem ser compartilhadas de forma específica para cada setor (ver dica da edição passada).

Para receber mais dicas de gestão, siga nas redes sociais Instagram, Facebook e no Youtube Rodimar Marchiori.