São vários os cuidados a serem tomados para substituir o pivô com segurança e confiabilidade
Importante componente do sistema de suspensão, ele realiza a ligação da parte fixa do veículo (montante de roda ou manga do eixo), com a parte móvel (braços de suspensão e monobloco). Realiza movimentos rotacionais (com o esterçamento das rodas dianteiras) e angulares (movimento do braço de suspensão). São vários os tipos de pivôs, que variam de acordo com o veículo. Ele pode ser fixado por rebites, parafusos e também prensados na bandeja. Mas para fazer esta substituição é necessário alguns cuidados, pois se trata de um item de segurança.
José Marciano, coordenador técnico da Viemar, fala que o procedimento não é difícil. “Este tipo de pivô, instalado na bandeja, ou balança, o nome é diferente dependendo da região, sofre interferência mecânica, através de uma prensa hidráulica. O que costuma ocorrer depois da aplicação é uma pequena folga. Isso porque este tipo de bandeja sofre desgaste no alojamento do pivô. Para que o reparador não tente aplicar solda, que é um procedimento condenável e perigoso, a Viemar desenvolveu uma linha de pivôs sobre medida com diâmetro centesimal maior que a medida padrão e assim a substituição é feita sem riscos” .
Um dos modelos comercializado no mercado nacional com o pivô prensado é o Renault Sandero, que mostramos a substituição nesta reportagem.
Desmontagem
1. Com uma chave catraca e soquete 16 mm e uma chave de boca 16 mm para apoiar, soltar o parafuso de fixação do pivô.
2. Puxar a bandeja para destacar o pino da manga de eixo.
3. Soltar a o suporte superior do agregado com uma chave L13 mm.
4. Soltar a porca que prende o suporte com a chave de combinada 16 mm.
5. Com a catraca e soquete 18 mm e a chave combinada 18 mm soltar os parafusos de fixação da bandeja.
6. Remover a bandeja e verificar a condição das buchas, se não estão danificadas. Com as buchas em condições de uso seguir com o procedimento
7. Remova o pivô em uma prensa hidráulica
Obs: Depois de remover a peça danificada consultar no site da Viemar o catálogo online (www.viemar.com.br/catalogoonline) para identificar a medida do alojamento do pivô e saber a peça para a aplicação correta.
8. Faça a medição com um paquímetro faça a aferição da medida no alojamento do pivô. Na bandeja utilizada no Renault Sandero a medida é de 38,20 mm. A peça a ser aplicada tem o código Viemar 503288.
Obs: Atenção! Caso a medida ultrapasse 38,65 mm, no caso a última medida, o braço da suspensão está comprometido. Neste caso é necessário trocar todo o conjunto.
Montagem
9. A aplicação do novo pivô deve ser feita na prensa hidráulica, o que garante a correta montagem.
10. Colocar o anel seeger com um alicate de trava ou alicate de anel. O anel não trava ou segura o pivô, mas posiciona a peça no lugar correto.
11. Instalar a bandeja no veículo, começar pela parte traseira. O parafuso maior deve ser colocado na parte frontal e o menor na parte traseira
12. Inserir o pivô no alojamento da manga de eixo e instalar o defletor de calor na parte superior do pivô, para proteção da alta temperatura provocada pelo sistema de freio.
13. Fazer o aperto do pivô na manga de eixo com uma chave catraca, soquete 16 mm e chave combinada 16 mm.
14. Torquear os parafusos da bandeja nas buchas de suspensão. O torqueamento final deve ser feito com o veículo no solo
15. Colocar o suporte do quadro da suspensão
16. Terminado o processo da montagem, baixar o veículo, colocar a roda e fazer o torqueamento final com o veículo no solo.