Por: Edison Ragassi – Fotos: ZNews Editora
Em 2013 a Hyundai CAOA Montadora passou a comercializar no Brasil a nova geração do i30. Ele utiliza sistema de freios a discos, os dianteiros são ventilados com 15 polegadas e os traseiros sólidos de 14 polegadas, com ABS e EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem) e controle eletrônico de estabilidade (ESP), pensado nisso, a Revista Reparação Automotiva mostra o processo de substituição das pastilhas de freios do Hyundai i30.
O reparador Laércio do Nascimento Filho, da Engin- Engenharia Automotiva, com 26 anos de experiência no setor, vai explicar como funciona o processo de substituição das pastilhas de freios do Hyundai i30, dianteiras e traseiras do modelo.
O i30 tem acionamento elétrico no freio de estacionamento. Ao desligar o carro as pinças se fecham. Para substituir as pastilhas traseiras, após posicionar o veículo no elevador, colocar a alavanca de câmbio na posição N (Neutro) e desligar o carro. Assim as pinças não fecham, isso dispensa a utilização do equipamento de diagnóstico para abri-las.
Freio dianteiro
Soltar a pinça
São necessárias duas chaves estrela a 14×15 mm para segurar a pinça e a 16×17 mm para soltar a peça.
Em seguida retirar a pinça.
Note que as pastilhas têm chapas metálicas, chamadas de supressor ou eliminador de ruídos. Verificar se as novas trazem o acessório, caso não, utilizar as das peças desgastadas.
Montagem
Para montar, encaixe as novas pastilhas.
Depois encaixe a pinça e com as chaves 14×15 mm e 16×17 mm, aperte os parafusos de fixação.
Antes de recolocar a roda, verifique se o aperto está correto.
Freio traseiro
As chaves para retirar as pinças traseiras, são as mesmas das peças dianteiras (14×15 mm e 16×17 mm).
Para retirar a pinça, puxar para trás, deve-se ter atenção ao motor elétrico de acionamento do freio de estacionamento colocado na parte superior da peça.
Diferente das pastilhas dianteiras, as traseiras têm presilhas, as quais devem ser retiradas.
Em seguida retirar as pastilhas.
Igual as pastilhas dianteiras, tem as chapas eliminadoras de ruídos, as quais devem ser reaproveitadas caso as novas não tenham.
Para montar, colocar as pastilhas novas.
Colocar as presilhas.
Encaixar a pinça, apertar o parafuso de fixação e conferir.