fbpx
Válvula Rheinmetall veículos híbridos

Renault Captur com o novo motor turbo

Renault Captur com o novo motor turbo

Desenvolvido em parceria com a Daimler o motor TCe traz soluções como o cabeçote em formato delta, turbo que trabalha na pressão máxima e Injeção direta de combustível

A Renault lançou a linha 2022 do SUV Renault Captur e as mudanças na carroceria e interior foram poucas. A  principal novidade foi a inclusão do novo motor turbo TCe 1.3flex, desenvolvido pela Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi em parceria com mais uma gigante do setor de automóveis, a Daimler. 

Ele traz soluções tecnológicas testadas na F1, a maior categoria do automobilismo mundial. Entre estas soluções estão o cabeçote em formato delta, a injeção direta central com 250 bar de pressão, turbocompressor com válvula wastegate eletrônica e duplo comando de válvulas variável com atuadores elétricos. Acoplado ao propulsor está o câmbio CVT XTRONIC que evoluiu. Ele foi desenvolvido para as condições dos grandes centros urbanos, por isso recebeu um software de gerenciamento que simula a troca de 8 marchas no modo automático, o anterior simulava 6 marchas. A direção tem assistência elétrica, no Captur anterior com motor 1.6 aspirado a direção é eletro-hidráulica. A potência é de 170 cv (E)/ 162 cv (G) entre 5.500 rpm e 6.000 rpm e torque de 27,5 kgfm (E/G) entre 1.600 e 3.750 rpm.

A reportagem da Revista Reparação Automotiva levou o Renault Captur até o Autotoki Service, localizado na Vila Mascote em São Paulo. Cláudio Marinho Guedes, diretor do tradicional centro automotivo, fala sobre as condições de reparabilidade do modelo. “Na parte superior do motor, o reparador encontra acesso fácil ao filtro de ar, bobinas e velas, válvulas injetoras, bomba de alta e bateria. Já a tampa do reservatório do fluido de freio é fácil de acessar, mas o servo freio é de difícil acesso. Outro detalhe que se deve ter atenção, o filtro do óleo é ecológico, troca-se o refil e depois é necessário seguir o torque que esta marcado na tampa”, avalia. 

Nesta primeira avaliação, o diretor da Autoki Service reconhece que o motor TCe traz muita tecnologia embarcada. “Para estas manutenções básicas como a troca dos filtros e velas, bateria, fluído do freio, o reparador não precisa se preocupar com ferramentas especiais. Mas, por se tratar de um motor novo é necessário buscar conhecimento, ler o manual de reparo e atualizar o scanner, assim não há risco de cometer erros”.

O motor é novo, porém, os sistemas de suspensões continuaram os mesmos, ou seja, na dianteira é independente McPherson, com triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos telescópicos e molas helicoidais. E na traseira, eixo rígido, com barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais. Em relação ao Captur anterior, as molas e amortecedores receberam calibração específica para as versõess com este motor, por isso é necessário ficar atento ao código das peças quando for realizar as trocas. Os freios são a disco e pastilhas na dianteira e tambores na traseira.

 O 1.3 TCe é fabricado na Espanha, estreou no Captur, e em 2022,  a Renault passou a oferecer o SUV Duster com esta opção de motor e câmbio.  

Ficha Técnica

Disposição: Dianteiro transversal

Número de cilindros: 4 em linha

Número de válvulas: 16

Cilindrada: 1.332 cm³

Potência: 170 cv (E)/ 162 cv (G) entre 5.500 rpm e 6.000 rpm

Torque: 27,5 kgfm (E/G) entre 1.600 e 3.750 rpm

Câmbio: X-TRONIC CVT com simulação de 8 marchas

Tração: Dianteira

Direção: Assistência elétrica 

Suspensão

Dianteira: McPherson, triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos telescópicos e molas helicoidais.

Traseira: Eixo rígido, com barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais.

Freios

Dianteiro: Disco ventilado

Traseiro: Tambor

Dimensões / Capacidades

Comprimento: 4.329 mm

Largura: 1.813 mm

Altura: 1.619 mm

Entre-eixos: 2.673 mm

Tanque de combustível: 50 litros

Porta-malas: 437 litros

Assista o vídeo desta avaliação técnica no Canal TV Reparação Automotiva no Youtube