O inversor, uma tecnologia chave em veículos elétricos, é desenvolvido e fabricado internamente pela Marelli, assim como o software
Marelli, fornecedora líder no setor automotivo global, contribuirá com o fornecimento do inversor – componente fundamental de um motor elétrico – para a nova scooter elétrica BMW CE 04, reconhecida como um dos veículos elétricos mais avançados de sua categoria.
Graças a seu potencial interno de engenharia e produção, o inversor fornecido para a BMW CE 04 é inteiramente desenvolvido e fabricado pela Marelli. O sistema foi projetado para otimizar a utilização e reutilização de energia, maximizando o desempenho e a eficiência.
“Estamos muito satisfeitos por estar a bordo de um veículo elétrico tão importante como a BMW CE 04. A disponibilidade de novos veículos elétricos de duas rodas amplia ainda mais a oportunidade de os usuários entrarem na mobilidade do futuro”, disse Hannes Prenn, presidente da divisão de Eletrificação de Veículos da Marelli. “A tecnologia do inversor é um facilitador fundamental para garantir um gerenciamento eficiente de energia em todos os veículos elétricos. Nesse sentido, continuamos a projetar soluções avançadas neste campo, tanto para quatro rodas quanto para duas rodas, para complementar nossa oferta no segmento de eletrificação, que também inclui sistemas de propulsão elétricos e soluções para o gerenciamento térmico desses sistemas. Tudo isso faz parte de nossa missão de promover a mobilidade elétrica, fornecendo aos nossos clientes soluções eficientes, de alto desempenho, confiáveis e inovadoras para seus veículos elétricos.”
A função de um inversor é converter a corrente direta (DC) gerada pelas baterias em corrente alternada trifásica (AC), necessária para o funcionamento do motor elétrico. Aplicações elétricas para veículos de duas rodas trazem novos desafios devido à necessidade de adaptação a limites dimensionais muito rigorosos, exposição a ambiente externo (em condições extremas quentes / frias, contato com água, umidade etc.) e requerem alta densidade de energia.
Em particular, o inversor da scooter elétrica BMW CE 04 fornece pico de 43,5 Kilowatt com tensão nominal de 145 Volts, com potência máxima (300 Ampere RMS) na faixa de 115 a 175 Volts.
Em geral, esse tipo de inversor desenvolvido pela Marelli possui características distintas, como flexibilidade e uma arquitetura escalável, que permite ter variáveis mais potentes (até 450 Ampere RMS – 348 Volts) com as mesmas dimensões, ocupando o mesmo espaço.
O software do inversor também foi desenvolvido pela Marelli – enquanto o software do veículo é fornecido pela BMW – e está localizado em uma unidade de controle eletrônico (ECU – Electronic Control Unit) localizada na carcaça do inversor. O software está em conformidade com os padrões do Autosar (AUTomotive Open System ARchitecture) e é especialmente personalizado para os padrões de diagnóstico exigidos pela BMW. Os requisitos de segurança funcionais estão em conformidade com o padrão ASIL B (Automotive Safety Integrity Level B).
A divisão de Eletrificação de Veículos da Marelli tem mais de dez anos de experiência no desenvolvimento de inversores de última geração para veículos elétricos. A empresa tem sido pioneira nessa área, fornecendo para um dos modelos de carros elétricos mais vendidos de uma marca premium japonesa. Outra aplicação notável é o inversor de 400 Volts presente em um supercarro de uma marca global premium do segmento de esportivos, o que garante uma conversão eficiente da corrente direta para a corrente alternada trifásica com uma gestão inteligente do motor elétrico.
Além disso, a divisão de Eletrificação de Veículos da Marelli também avançou sobre o mercado de motocicletas, fornecendo tecnologias para a primeira motocicleta elétrica de alto desempenho produzida em massa por uma marca premium do segmento de duas rodas. A Marelli forneceu o “e-axle” (eixo elétrico) completo capaz de gerar até 75 Kilowatts a 200 Volts.
A gama completa de inversores Marelli inclui tecnologias de alto desempenho de 400 e 800 Volts, projetadas para serem flexíveis e modulares, utilizando conversores de frequência (IGBT) com dispositivos de energia baseados em carboneto de silício (SiC) e nitreto de gálio (GaN). Como fornecedora de todos os componentes de propulsão elétrica e térmicos necessários para o gerenciamento, controle e otimização de todo o fluxo de energia em veículos elétricos, a Marelli desenvolve e fabrica tecnologias de ponta para maximizar a densidade e eficiência de energia: além de inversores e eletrônica de potência, as tecnologias fornecidas incluem motores elétricos, sistemas integrados de eixos eletrônicos (eixos eletrificados) e soluções para gerenciar todos os sistemas térmicos do veículo.