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Barato que sai caro!

Barato que sai caro!

Amigo reparador, tudo bem? Na edição passada, falamos sobre o barato que sai caro, mostramos um defeito caríssimo causado por peças falsas ou de má qualidade. Nesta publicação, trataremos do mesmo tema, com dados levantados junto a colegas do setor da reparação automotiva, que se encontram em regiões diferentes do país, pois o problema não é centralizado ou regionalizado, mas atinge todo o país. 

O Barato que sai Caro 2!

Além de casos vivenciados aqui na GENERAL TECH, em Uberaba (MG), onde recebemos veículos com falhas, cujos proprietários relatavam estar sofrendo com defeitos, em suas perspectivas sem solução. Trazemos depoimentos de amigos do setor, que também vivenciam estes problemas. 

A General Tech integra a ASSOCIAÇÃO MECÂNICOS PREMIUM DO BRASIL, e os associados encontram-se em quase todos os estados Brasileiros.

Também participamos de grupos de estudos GDI- DIAGNÓSTICO POR IMAGEM, composto por 17 reparadores, inclusive temos um na Argentina, nosso amigo COLO, onde estudamos casos de diagnóstico, e debatemos técnicas sobre defeitos e falhas que surgem no dia a dia.

Fatos vivenciados na GENERAL TECH

CASO 01 – FIAT 500

Começando os relatos do barato que sai caro, o cliente relatou que o veículo apresentava barulhos de suspensão, batidas secas, e que já havia trocado amortecedores e outras peças da suspensão e o problema persistia. Como em todos os nossos serviços,  entrevistamos o cliente, para apurar detalhes de quando se inicia o problema.

Após a entrevista, partimos para a inspeção técnica, e nesta idenditficamos problemas nos amortecedores. Como o cliente havia relatado sobre uma recente troca dos mesmos, comunicamos o problema, e que ele poderia procurar a empresa que realizou os serviços para verificar a possível garantia. O cliente, nos disse que:

“Bom, quanto a garantia, terei que entrar em contato com o vendedor do e-cormece onde comprei as peças, pois as mesmas na lojas regionais custavam 70% mais caro”.

Após algumas horas o cliente nos diz, que os amortcedores não teriam garantia, que o fornecedor informou que a garantia era apenas de 3 meses. 

Sendo assim indaguei: “Como? Pois a fabricante do amortecedor oferece 2 anos de garantia!”. 

Liguei para o consultor técnico da empresa, que sempre nos atende com muita presteza e rapidez  e ele pediu a nota fiscal e o código da peça. Assim foi identificado que:

1º. Nota fiscal indicava um amortecedor de marca oriental, não conhecida.

2º.  A peça não possuia os códigos corretos da fabricante, o número de série original da fabricante, o que havia ali era um, selo falsificado da empresa tampando o número de série.

Vamos para os casos enviados pelos nossos amigos da ASSOCIAÇÃO MECÂNICOS PREMIUM DO BRASIL

CASO 02 – BMW 

Um de nossos associados enviou esta informação, porém pediu para não citar o nome pois é um caso que terá outros procedimentos a serem tomados legalmente.

Fato acontecido na cidade de Cricíuma (SC). Por mais ou menos 60 dias, cliente vivendo problemas sérios com seu veículo, conforme  descreveu nosso amigo: O BMW apresentava o seguinte defeito: Soco no câmbio, piscava a luz no painel da alavanca de câmbio, apresentava código de falha no ABS e motor que o câmbio não se comunicava.

Diagnóstico: Jogo de velas de uma conceituada marca falso, que o cliente comprou via e-commerce por ser mais barato.

Observe a cor do aço da vela, banho de baixa qualidade, isso já demonstra a falsificação, fora as análise técnicas realizadas pelo nosso amigo em sua oficina.

CASO 03 – BMW X1

Este caso é bem parecido com anterior, veio de Para de Minas, região próxima a BH. Caso relatado pelo associado Marcelo Fonseca, proprietário da Mecânica Irmãos Fonseca.

Recebemos um BMW X1 com motor n46 falhando e depois acendendo a luz de ABS. Fizemos um diagnóstico de ignição e constatamos que as velas apresentavam falhas na ignição, porém o cliente falou que teria comprado as velas pela Internet há 3 semanas e depois disso o carro começou até acender luz de injeção. Após trocar as velas por originais, o defeito foi resolvido.

Observe caro amigo reparador, que a aparência das velas em acabamento, é igual as vivenciadas em Criciúma (SC).

CASO 04 – VW UP TSI 

Agora vamos para São Paulo capital, na AUTO MECÂNICA SCOPINO, nosso associado e amigo Professor Scopino,

Enviou o seguinte caso:

Olá mecânicos Premium. VW up! TSI, velas com códigos iguais e correto, logo da fabricante da vela e da montadora. O cliente comprou pelo e-commerce, veio na embalagem original. Trocou em outra oficina e veio trocar correia sincronizadora aqui, identificamos algumas falhas com as velas:

Vela 01 estava aplicada no veículo, a vela 02, uma vela usada que temos aqui na oficina e pegamos para comprar:

1. A cor azul está mais forte e tem uma emenda no silk, observe a seta acima indicando,

2. Observe a qualidade da rosca e do material de construção,

Além destes aspectos físicos, também vem a condição de falha na ignição do veículo.

CASO 05 – BMW N20 

Caso enviado pelo nosso amigo KUKA da TELMOCAR em Rondonópolis (MT). Vela falsa dentro do círculo amarelo.

Kuka, relata que além de não suportar o calor na câmara de combustão as velas falsas aplicadas em um BMW motor N20 turbo, a vela de ignição derreteu a ponta e danificou a válvula do cabeçote no referido cilindro. Agora nossos parceiros no GDI- Grupo de Diagnóstico Por IMAGEM.

Caso 06 – Nissan Sentra 

Este caso foi enviado pelo nosso amigo Paulo Jovino, da cidade paulista de Limeira, bom a maioria dos amigos reparadores conhecem o Paulo Jovino e seu filho Jordan Jovino, com a técnica de diagnóstico e produção dos transdutores automotivos para utilização em osciloscópio, os Trandutores Jovino.

Nissan sentra 2.0 2015, falhando acendendo a luz de anomalia da injeção eletrônica. Cliente relatou que fazia as revisões a cada 10 mil km. Após a última revisão ele trocou o jogo de velas e o veículo começou apresentar problemas. Como seu mecânico não encontrava o problema encaminhou ao nosso amigo Paulo Jovino para realizar o diagnóstico, ao saber de todo relato, após as análises feitas, foi identificado que as velas de Iriidium adiquiridas no e-commerce, por 1/3 do valor de mercado normal, derreteram o eletrodo central. Veja a imagem:

viou a foto do anuncio onde comprara o jogo de velas, justificando serem originais.

Porém ao pegar o jogo de velas originais e comparar junto ao cliente, pode assim apresentar a ele nosso tema:

O BARATO QUE SAI CARO!!!!

Concluímos esta edição com algumas observações que todo reparador deve ter atenção:

1. Qualidade da peça aplicada, influencia na qualidade do serviço executado,

2. A garantia de peças é dada por quem fornece, sendo assim deve-se alertar o cliente, pois em uma eventual falha do componente instalado, ele terá que ressarcir sua mão de obra,

3. Peça fornecida por um lojista local, tem endereço certo, contato rápido e solução rápida,

4. Peças com preços muito aquém do valor de mercado, já indicam que é suspeita de falsificação.

Nos últimos meses tivemos várias reportagens sobre falsificações de peças e lubrificantes automotivos divulgados nos noticiários:

 ⎫ Operação policial apreende mais de 300 mil autopeças falsificadas no interior de Goiás (R7),

 ⎫ Depósito de óleo lubrificante adulterado é fechado no RJ (R7) Após 7 meses de monitoramento, grupo que movimentava R$1 milhão foi preso  

 ⎫ Polícia Civil localiza fábrica clandestina de velas no Jabaquara

 ⎫ Quinta-feira, 4 de julho de 2019 (13h30) Policiais civis da 1ª Delegacia de Polícia de Investigações sobre Roubos e Latrocínios (Deic) descobriram, na tarde desta quarta-feira (3), uma indústria de falsificação de cabos de velas automotivas, num galpão industrial, na zona sul.

OPERAÇÃO LOMBADA

PF prende quadrilha que vendia peças de carro falsificadas em Minas. No total, foram cumpridos mais de 20 mandados de prisão, busca e apreensão em Belo Horizonte, Ribeirão das Neves, Contagem, Ibirité, Itaúna e Timóteo

Amigos assim encerramos mais esta edição e até próxima!

Leandro Marco, Professor de manutenção automotiva, graduado em Produção Mecânica Industrial, Mecatrônica Automotiva, Pós Graduado em Engenharia de Manutenção Automotiva, atua na reparação automotiva há 34 anos, proprietário da General Tech, Oficina de linha Premium em Uberaba MG.