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Renovação da frota de caminhões e eletromobilidade

Renovação da frota de caminhões e eletromobilidade

Medida provisória institui Programa Renovar e Anfavea cria grupo de trabalho com foco na infraestrutura para veículos eletrificados

A Medida Provisória 1.112 foi publicada no início do mês de abril pelo governo federal e instituiu o Programa Renovar, voltado inicialmente para caminhões, ônibus e implementos rodoviários, ele visa incentivar a renovação da frota.  É um programa voluntário, em que o caminhoneiro que tem um veículo com mais de 30 anos de uso recebe vantagens ao participar.

Como funciona o Programa Renovar?

A renovação da frota para caminhões, ônibus e implementos rodoviários irá funcionar por meio de um aplicativo, já que o App centralizará todo o processo. O proprietário de um veículo pesado com mais de 30 anos poderá entregá-lo para reciclagem e receber os valores de mercado e o arrecadado pela sucata.

Depois disso, se quiser, pode adquirir um veículo mais novo. Ele também poderá ter benefícios de outros programas integrados ao aplicativo, como os de governos estaduais e municipais, além de fabricantes, concessionários, bancos e frotistas.

Caminhoneiro irá entregar o caminhão com mais de 30 anos e receber o valor de
mercado e da sucata / Foto IBR Imagens

Glenda Lustosa, Subsecretária de Facilitação de Comércio Exterior e Internacionalização do Ministério da Economia, participou da coletiva ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), realizada dia 08/04 onde foi divulgado o programa, e explicou que: “O objetivo é ganhar produtividade e contribuir com a redução do Custo Brasil. Um caminhão de 30 anos, em comparação a um de 10 anos de uso, por exemplo, tem custo operacional 15% maior. Da mesma forma, a retirada de circulação de veículos que poluem mais é um benefício adicional. Estes caminhões em desuso terão o tratamento adequado junto a parceiros que cuidarão do desmonte sustentável e correto”.

A regulamentação de um programa de incentivo para a renovação da frota é antiga, tramita nos orgãos governamentais desde os anos 1980. “Esse decreto é mais que uma vitória para o setor automotivo, é uma conquista para os caminhoneiros e para toda a sociedade, já que temos uma frota de caminhões com idade média superior a 20 anos. Desde que o Proconve foi instituído em meados dos anos 80, esse tema da renovação de frota tem sido uma pauta histórica da ANFAVEA. Ela complementa os esforços dos fabricantes para redução das emissões de poluentes e de gases de efeito estufa, sem falar da questão crucial da segurança no trânsito”, destacou Luiz Carlos Moraes presidente da entidade.

Luiz Carlos Moraes- Presidente da ANFAVEA, a renovação da frota complementa os
esforços dos fabricantes para redução das emissões de poluentes

Depois disso será possível avaliar os impactos, mas sem dúvida ele desempenhará um papel significativo no âmbito social. Isso irá permitir que os caminhoneiros autônomos tenham a oportunidade de trocar seu veículo com ganhos de produtividade. Será sem dúvida um passo importante para o transporte de carga no país”, complementou Marco Saltini, vice-presidente da ANFAVEA.

A expectativa é de que em meados do mês de maio teremos o programa regularizado. E todo o setor automotivo aguarda ansioso para que o Programa Renovar seja estendido também para os veículos de passeio.

Marco Saltini, vice-presidente da ANFAVEA, o Programa Renovar desempenhará um
papel significativo no âmbito social

Ampliação infraestrutura para eletrificação

Em sua última coletiva de imprensa como presidente da ANFAVEA, Luiz Carlos Moraes também anunciou a criação de um grupo de trabalho com foco na infraestrutura para a eletromobilidade. Ele é constituído por representantes das fabricantes de automóveis, o grupo poderá receber colaboração de outras empresas, incluindo importadores de veículos.

Os objetivos principais são a definição de rotas prioritárias para estações de recarga rápida em rodovias, busca de parceiros para criação de rede de postos de abastecimento (concessionárias de rodovias, empresas de energia, entre outras) e identificação de possíveis estímulos para o uso de veículos eletrificados (redução de impostos e taxas, isenção de rodízio, entre outros). “Hoje temos no Brasil cerca de 1 mil pontos de recarga para uma frota estimada em 10 mil veículos elétricos. De acordo com as projeções do estudo ‘O caminho da descarbonização do setor automotivo’, apresentado pela entidade, em agosto do ano passado, teremos em 2035 algo em torno de 3,2 milhões de veículos elétricos rodando no país, o que demanda a instalação de mais de 150 mil pontos de recarga”, explicou Moraes.

Grupo de estudos da ANFAVEA trabalha na implantação de estações para recarga rápida

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