Segunda edição da Reparação Week
Maratona de conhecimentos on-line auxilia o reparador independente de todas as partes do Brasil no seu dia a dia de trabalho
A Revista Reparação Automotiva promoveu entre os dias 21 e 24 de março a segunda edição da Reparação Week. O evento on-line tem como principal objetivo levar até os reparadores de todas as partes do Brasil, informações técnicas de qualidade apresentadas por instrutores e consultores reconhecidos no mercado.
Com apresentação de Jeison Cocianji, consultor da Revista, temas como baterias, sistemas elétricos e de freios, eletrônica embarcada, veículos híbridos e elétricos, foram mostrados para esclarecer as dúvidas dos participantes. Todo o conteúdo está disponível no Canal TV Reparação Automotiva e também na área de vídeos da fanpage no Facebook.
Bateria, sistema de cargas e alimentação
Nivaldo Orágio, da Orágio Cursos Automotivos, ministrou a palestra sobre bateria, sistemas de cargas e alimentação. O experiente instrutor mostrou a diferença entre as baterias existentes no mercado, como identificá-las, os protocolos de comunicação entre a bateria e o alternador, também a maneira correta de testar o alternador.
Nos veículos modernos a bateria tem a importante função de alimentar os sistemas eletrônicos, sem a qual em perfeitas condições, o veículo não só fica sem dar a partida, mas compromete as informações armazenadas no computador de bordo. “Nos dias de hoje o diagnóstico da bateria está muito mais gostoso, ele pode ser feito no scanner, o reparador só precisa conhecer estes detalhes”, afirma Orágio.
Confira o bate-papo na integra!
Sistema ABS e controle de tração
Alex Tadeu, da ARB Treinamentos falou sobre ABS e controle de tração, sistemas que, em um passado não tão distante, eram exclusivos de veículos Premium e nos dias de hoje passaram a integrar até os modelos de entrada. Em sua apresentação, o instrutor deixou claro que o diagnóstico destes sistemas e a manutenção requerem atenção e equipamentos específicos. “Qualquer sistema de gerenciamento em um veículo, deve ser feito com procedimento técnico, se não for assim, o reparador irá ficar na tentativa e erro. Nestas conduções a possibilidade de errar é muito maior”, alerta Alex.
Ele explicou o processo de diagnóstico segue normas, há manutenções específicas para cada tipo de defeito e também ao realizar a manutenção preventiva. “Antigamente checava-se o sistema ABS quando a luz de manutenção dos freios acendia. Hoje não é bem assim, o fato da luz não estar acesa, não significa que o ABS não está com problema”, alerta ele.
Quer saber mais? Assista a live na integra!
Pass Thru J2534
Alessandro de Souza, o Kiko da Tecnocar, explicou sobre o Pass Thru J2534, uma norma técnica criada para que o segmento da reparação de automóveis independente realize a atualização dos softwares nos sistemas de motor e transmissão, inclusive para atender as normas de emissões. “Na Europa e Estados Unidos o processo é comum, de forma clara para os independentes terem acesso, pois depois que o carro está no mercado ele pode sofrer um desgaste irregular e necessita de correção para atender as normas de emissões. Aqui no Brasil há várias montadoras que liberam, sendo assim, além de fazer a atualização do software de motor e transmissão é possível atualizar a parte de diagnóstico”, avisa Kiko.
Outro problema identificado pelo instrutor é o de que o mais difícil é mudar a cultura dentro da oficina. “O diagnóstico nos veículos modernos precisam seguir procedimentos, não há mais espaço para tentar o erro e acerto, isso demanda muito tempo e nem sempre se chega ao resultado correto”, declara ele.
Quer saber mais sobre o Pass Thru? Confira a live na integra!
Híbridos e elétricos, equipamentos e tecnologia
A eletrificação nos automóveis avança no Brasil e estes modelos, sejam eles, 100% elétricos, ou híbridos, com o motor elétrico e a combustão interna necessitam de manutenção. O consultor Alexandre Costa, da Alpha Consultoria, explica que, “os números de veículos híbridos e elétricos vem batendo recorde em cima de recorde, mesmo com a queda do mercado causada pela pandemia, a perspectiva é de terminar o primeiro semestre com a venda de 100 mil veículos eletrificados”, avalia o consultor. Isso significa que o reparador independente precisa olhar este segmento, pois em breve estes modelos elétricos ou eletrificados estarão nas oficinas.
Este processo de eletrificação será acelerado também por causa das normas de emissões de poluentes, as quais se tornam cada vez mais rígidas, indo para um caminho em que só os modelos eletrificados poderão atender as exigências.
A segunda edição da Reparação Week contou com o apoio da Driveway, Nidec, Tecfil, escola de mecânica Smart e ZF Aftermarket.