AUTOPAR 2022 quebra recorde. O retorno, após quatro anos, teve participação expressiva de expositores e visitantes
Entre os dias 11 a 14 de maio, o EXPOTRADE, localizado em Pinhais (PR), recebeu a 10ª edição da AUTOPAR-Feira de Fornecedores da Indústria Automotiva. A 9ª edição aconteceu em 2018, porém, por causa das regras de isolamento adotadas para conter a pandemia do Covid-19, deveria retornar em 2020, mas foi adiada para este ano. A AUTOPAR 2022 quebra recorde, supera todas as expectativas e bate recorde no número de expositores, foram mais de 600 marcas que mostraram seus produtos e serviços. Segundo divulgado pela Diretriz, empresa organizadora da AUTOPAR, todos os estados brasileiros, bem como o Distrito Federal foram representados e passaram pelo centro de exposições nos quatro dias do evento. Outro fato que chama a atenção e que cresceu a presença de compradores internacionais sendo que, entre as 16 nacionalidades registradas o Paraguai, seguido de Argentina, Bolívia e, supreendentemente, Venezuela, foram os que mandaram o maior número de representantes.
A região Sul continua a ser que mais leva visitantes, porém, São Paulo é o terceiro ponto de origem dos visitantes. Este ano, também contou com a visita em números expressivos de representantes que atuam em outras regiões como Goiás e Distrito Federal.
Na feira do Paraná, também foi confirmada a tendencia de que as mulheres estão cada vez mais presente no segmento do aftermarket automotivo, pois nessa edição, o público feminino ultrapassou a marca de 18%. Durante os quatro dias da AUTOPAR, aproximadamente 67.000 visitantes passaram pela mostra. O segmento da reparação de automóveis, representado por autocenters continuam ganhando espaço, eles totalizam 19% dos visitantes.
No estande, Edison Ragassi – Revista Reparação Automotiva, ao lado do reparador Fábio Pianaro e esposa e Karine Quinjalmo, colunista da Revista, os visitantes receberam a Revista Reparação Automotiva.
O número de caravanas cresceu. Nesta edição da feira, além de ônibus e vans do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo, recebeu mais de duas centenas de veículos, entre elas, três caravanas que reuniram empresários paraguaios foram contabilizadas, o que reforça o alcance internacional da mostra paranaense. O comércio de autopeças participou de forma ativa, pois 6% dos visitantes se declararam atacadistas, 14% distribuidores e mais de 13% lojistas.
Revista Reparação Automotiva na AUTOPAR 2022
Com a missão de conectar fabricantes e reparadores, a participação da Revista Reparação Automotiva foi além do estande montado no evento. Ela iniciou antes da abertura da feira com as blitzs realizadas nas oficinas reparadoras de automóveis de Curitiba. No total foram 300 oficinas mecânicas visitadas.
Os gestores e reparadores receberam a Revista e foram cadastrados. Também foi realizada pesquisa, entrega de material promocional e divulgação da feira. Esta ação contou com o apoio do Grupo UNIVERSAL, SCHAEFFLER Brasil, SINDIREPA-PR, URBA BROSOL e ZF Aftermarket. Durante os quatro dias de AUTOPAR em seu estande distribui a edição impressa da Revista, recebeu os reparadores, clientes, executivos de empresas de autopeças que não estavam expondo e o público em geral.
Com apoio de fabricantes, a Revista Reparação Automotiva promoveu uma blitz promocional nas principais oficinas mecânicas da região
Empresas que apoiaram a blitz em oficinas do Paraná
Como levar informação de qualidade é a meta, também promoveu um fórum de debates, o qual contou com as apresentações do consultor da Revista Jeison Cocianji, Barbara Brier (Oficina Amiga da Mulher) e Alex Tadeu (ABR Treinamentos), o qual foi assistido por reparadores e líderes de grupos de várias partes do Brasil. A criadora do programa Oficina Amiga da Mulher opina sobre sua palestra. “Minha participação ativou alguns gatilhos positivos em vários âmbitos dentro do setor automotivo. A rede de oficinas amiga da mulher muito presente e muito inteligente analisando os comportamentos humanos de acordo com a evolução e perfis de clientes baseado nas gerações X,Y e Z. Fazendo analogia ao que devemos nos atentar e nos preparar para atender esses perfis de forma adequada”.
Já Alex da ABR treinamentos trouxe reflexões sobre tecnologia, remetendo ao passado onde, no início da injeção eletrônica muitos falavam que as oficinas iriam fechar, pois não teriam capacidade técnica para reparar carros equipados com esse sistema. porém ocorreu um grande “boom” e transformação de boa parte dos reparadores, os quis passaram a estudar e se especializar para aquela tendência. “Atualmente isso está cada vez mais presente no âmbito dos veículos a combustão com muita eletrônica embarcada, exigindo muito conhecimento e equipamentos específicos. E temos uma nova era de desafios e especializações, tendência de mercado com a realidade já vivida por muitos, dos carros híbridos e elétricos”, fala o palestrante.
Os palestrantes Alex Tadeu (ABR Treinamentos), Barbara Brier (Oficina Amiga da Mulher) e Jeison Cocianji (Revista Reparação Automotiva)
Para finalizar, o Fórum promoveu um debate entre os fabricantes de autopeças e os reparadores o qual proporcionou a troca de informações com a ponta da cadeia e a oportunidade de colher opiniões e visões dos dois lados. “O debate entre os fabricantes de autopeças foi crucial no evento. Parabéns Revista Reparação Automotiva pelo empenho do Jeison em tornar essa experiência palpável”, falou Pedro Fortes, da Jacaré Racing de Brasília (DF). O debate reforçou a missão da publicação em conectar fabricantes e reparadores. “Achei fantástico o tema proposto pelo Fórum da Revista na AUTOPAR. Muito legal a dinâmica criada na palestra/debate entre os participantes e de grande valia para o setor da reparação automotiva. É necessário pensarmos no futuro do nosso setor!”, afirma Alessandro de Souza, Presidente AMPB (Associação de Mecânicos Premium do Brasil) de Brusque (SC).
Tuani Lang Executiva do NEA (Núcleo Estadual de Automecânicas), também de Santa Catarina, avaliou o evento como importante para aproximar a cadeia. “A Revista Reparação Automotiva acertou em promover este fórum dentro da AUTOPAR, pois os dois lados da cadeia tiveram oportunidade de conversar e debater sobre os desafios enfrentados no dia a dia e o futuro da reparação de automóveis. Estes debates são necessários para o crescimento do setor”, declarou.
Alessandro de Souza, Presidente AMPB, Pedro Fortes, Jacaré Racing e Tuani Lang Executiva do NEA
O ano de 2022 também é marcado pela volta das feiras e eventos presenciais, os quais a Revista Reparação Automotiva apoia e divulga. Depois do sucesso obtido na AUTOPAR, a publicação estará no mês de agosto entre os dias 17 a 20 na AUTOP em Fortaleza (CE), Enfauto (Feira da Reparação Automotiva) dias19 e 20 em Santa Catarina e REPARASUL- Feira de Autopeças e Reparação Automotiva a ser realizada entre os dias 17 a 20 de novembro no espaço Fenac em Novo Hamburgo (RS).
Baixe os catálogos dos fabricantes apoiadores da Revista Reparação Automotiva
Ouça o Podcast da Revista Reparação Automotiva
Acesse a banca digital da Revista Reparação Automotiva
Inscreva-se no Canal TV Reparação Automotiva no Youtube
Siga a Revista Reparação Automotiva no Linked In