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Como fazer o retrabalho na oficina uma oportunidade ser mais lucrativo

Como fazer o retrabalho na oficina uma oportunidade ser mais lucrativo

Olá oficineiros e oficineiras do Brasil! Nesta edição compartilho com vocês o tema “Como fazer o retrabalho na oficina uma oportunidade ser mais lucrativo” neste artigo dou algumas dicas para tornar a sua oficina ainda mais lucrativa.

O resserviço ou retrabalho atormentam nossos dias. Geram prejuízos, perda de faturamento e insatisfação, tanto para o cliente, quanto para o gestor e ao próprio profissional da oficina. Estes fatores impedem que a sua oficina se torne ainda mais lucrativa. E por isto mesmo deve ser estudado após serem resolvidos junto ao cliente. 

Uma das causas é por defeito da peça aplicada. Independente se fornecida pelo cliente, por você e da marca a ser utilizada, se aplicada na sua oficina, o cliente retornará a você. Pelo código de defesa do consumidor, temos 30 dias para solucionar o problema do cliente. Mas, na prática, e para minimizar a insatisfação do cliente, providenciamos a substituição da mesma por uma nova peça do estoque ou compramos do nosso fornecedor para este fim. E inúmeras vezes pego num canto da oficina uma caixinha cheia de peças empoeiradas com a etiqueta: garantia.  Meu coração dispara e na etiqueta eu leio: “isto impede a minha oficina de se tornar ainda mais lucrativa.” Que tal mensalmente analisar as peças desta caixinha, agrupar por linha original e paralela e por marca? Os números não mentirão e você terá a noção real da que está com maior problema. Informar diretamente ao fabricante é um ganho para os dois lados.

Outro fator que também merece destaque é a própria aplicação da peça. Quando o retrabalho não é por defeito de fabricação é por falha na aplicação. Pode ser falta de cuidado com o componente, pode ser por falta de ferramenta adequada, falta de atenção e até por falta de conhecimento técnico. Todos estes também impedem que a sua oficina se torne ainda mais lucrativa. Então, vamos aprender com isto? Te sugiro anotar a causa a cada OS que venha de solicitação de resserviço. Na virada do mês tabule estas informações. Analise e trace um plano para resolver estes problemas junto a sua equipe. Utilize esta informação para gerar um plano de treinamento na sua oficina. Tratar e eliminar isto, auxiliará você a tornar a sua oficina ainda mais lucrativa. Assim, você estará fazendo gestão na sua oficina com os fatos que acontecem no dia a dia. Nada complicado e muito efetivo.

Tornar a sua oficina ainda mais lucrativa é o meu propósito profissional. Deu certo pra nós, dará certo para você também! Pensando neste assunto conversei com fabricantes, distribuidores, varejistas de peças e de equipamentos. Todos, em unanimidade me afirmaram que se chegasse até a engenharia a peça com defeito de fabricação, resolveriam mais rapidamente os problemas. Outra informação também muito relevante: das que retornam até a fábrica, grande parte não é defeito de fabricação, é de aplicação. Pasmem! E é por isto que os fabricantes que prezam pela orientação disponibilizam seus canais de atendimentos (pouco consultados). E por todos estes fatores, te alerto: Será que você tem somente apagado o incêndio ou tem trabalhado na prevenção? Que nota você se dá como líder da sua equipe? Esta é minha dica, para sua oficina ainda mais lucrativa! Um beijo no coração.

por Karine Quinjalmo, Mãe do Enzo, consultora especialista na gestão de oficinas, Mentora de soluções em sistemas para a reparação automotiva e Influencer para o segmento de reposição automotiva. @karinequinjalmooficial

Leia o artigo da colunista Karine Quinjalmo do mês passado: ” Não há nada tão bom que não possa ser melhorado “

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