Troca da correia dentada motor diesel MultiJet II
Procedimento para a troca da correia dentada motor diesel MultiJet II utilizada nos carros Fiat Toro, Jeep Renegade, Compass e Commander
Em 2016 a Fiat lançou no Brasil a Fiat Toro, uma picape maior que as compactas e menor que uma média. Produzida na unidade industrial de Goiana em Pernambuco, o arrojado desenho da carroceria, detalhes de acabamento e soluções tecnológicas oferecidas pelo modelo, agradaram os consumidores, tanto que rapidamente ela passou a figurar entre os veículos utilitários mais comercializados do Brasil.
Mas não foi só design inovador que chamou a atenção na picape, pois ela trouxe também duas opções de motorização, o Flex 1.8 E.torQ EVO VIS, com a corrente de comando, e o motor MultiJet II turbo diesel 2.0 16V, com a correia sincronizadora. Importado da Itália, o turbo diesel estreou em 2015 no SUV Jeep Renegade. Depois disso, o MultiJet II passou a equipar o Jeep Compass e recentemente o SUV grande para 7 ocupantes o Jeep Commander. Desde sua chegada, a principal modificação que ele recebeu ocorreu no final de 2021, pois para atender as exigências de emissões estabelecidas pelo Proconve L7 a fabricante inclui sistema Arla no motor.
Como é de conhecimento, a correia sincronizadora, ou correia dentada, necessita de revisões periódicas e trocas de acordo com a recomendação da fabricante. Este procedimento de substituição, geralmente exige ferramentas especificas e muita atenção por parte do profissional que executa. É o que mostramos nesta reportagem realizada por Davi Cruz, responsável técnico e Nelson Morales, consultor técnico, ambos da Dayco, empresa fabricante de correias e fornecedora das montadoras. O procedimento foi realizado em uma Fiat Toro 2021, nas instalações da Stock Auto Service em São Paulo.
Assista o vídeo da Troca da correia dentada motor diesel MultiJet II
Passo a passo para troca da correia dentada motor diesel MultiJet II
Para acessar a correia sincronizadora é necessário desmontar os periféricos
1. Retirar a capa de proteção, não é necessário chave, já que ela é encaixada
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2. Retirar a caixa do filtro de ar
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3. Retirar o suporte do filtro de combustível
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4. Soltar os 10 parafusos da capa de proteção da correia sincronizadora
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5. Na sequência levantar a picape para retirar a correia de acessórios. Com uma chave 15 mm bascular o tensionador no sentido horário e retirar a correia de acessórios
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6. Retirar o alternador e posicionar a ferramenta Raven 141017 no volante do motor para soltar a Polia Dumper
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7. Retirar a Polia Dumper
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8. Retirar rolamento de apoio
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9. Retirar o tensionador
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10. Remover a capa inferior
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11. Remover os parafusos 13mm e retirar a capa de proteção de alumínio
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12. Baixar o veículo e retirar o coxim do motor
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13. Retirar a capa de proteção, ela é presa por quatro parafusos
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14. Sacar os dois bujões, um está voltado para o coletor de admissão e o outro para o coletor de escapamento
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Obs: Sempre sacar os dois bujões, pois há uma só polia para os dois comandos, eles são interligados por uma correia colocada na parte de trás. Isso é necessário para que, ao montar o comando não fique fora do sincronismo.
15. Soltar os parafusos superiores da capa defletora da turbina
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16. Colocar as ferramentas de sincronismo, de fasagem do motor 141016. Primeiro no coletor de escapamento e depois no comando de admissão
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Obs: Sempre encaixar as ferramentas de fasagem com a mão. Não é necessário utilizar chave para auxiliar
17. Girar o motor no sentido horário até ouvir um ‘estalo’ e travar, isso significa que ele está fasado
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18. Sacar o parafuso 10 mm ao lado da polia do virabrequim
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19. Instalar o suporte de fixação no lugar do parafuso 10 mm e a ferramenta de fasagem 141015 na polia do virabrequim, fique atento ao local correto de encaixe
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20. Soltar o parafuso de fixação e retirar a parte superior da correia sincronizadora
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21. Retirar a ferramenta de fasagem inferior. Esta ferramenta é utilizada só para a conferencia da fasagem do motor e por isso pode ser retirada sem tirar o motor de sincronismo
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22. Retirar a correia completamente
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23. O kit Dayco KTB 759 é composto por rolamento de apoio ATB 2000, tensionador ATB 2547 e a correia 199SHPL240HT, ela é uma correia teflonada e os parafusos de fixação
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Obs: É recomendado ao substituir a correia sincronizadora do motor MultijetII turbodiesel, trocar também a bomba de água, isso porque, com o tempo de uso ocorre desgaste do rolamento de apoio, ele passa a superaquecer. Neste caso não foi trocada a bomba, pois o veículo utilizado nesta demonstração estava com 15.000 km rodados e a recomendação para a troca da correia é aos 120.000 km ou 3 anos.
24. Colocar o novo tensionador, fique atento ao local correto de encaixe no bloco do motor, ou seja, um pino especifico para este fim e fixar o parafuso
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25. Colocar o rolamento de apoio
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26. Colocar a correia sincronizadora, iniciar posicionando-a no virabrequim. Mas atenção, há uma seta indicativa de posição e marcas de referencia as quais devem ser seguidas ao posicionar a correia
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27. Passar a correia pela polia, rolamento, sensor, bomba d´ água e comando de válvulas. Finalizar passando a correia pela bomba de máxima. Este é o último passo para acertar o posicionamento, para isso utilizar a marcação da correia
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28. Tensionar o tensionador, conferir o ponto e torquear o parafuso
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29. Retirar as ferramentas de fasagem, dar duas voltas no motor e conferir o tensionamento
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30. Reinstalar as ferramentas de fasagem superiores
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31. Encaixar o pino e girar até travar.
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32. Instalar a ferramenta de sincronismo no virabrequim e girar o motor e conferir se a fasagem está correta
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33. Torquear o rolamento de apoio com 30 Nm e o tensionador com 25 Nm
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34. Para encerrar a montagem, instalar as capas, suporte e coxim. O procedimento é o inverso da desmontagem
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Mais informações:
CONTATOS DAYCO: Call Center Dayco 0800-7720033 / WhatsApp Dayco 11 9938-51313
Stock Auto Service: Fone: (11) 5644-9999
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