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Avaliação Técnica do Renault Duster

O Renault Duster recebeu mudanças visuais e de conteúdo. Passa a utilizar direção com assistência elétrica e continua simples para reparar

Na época em que foi lançado em 2011, o SUV compacto Renault Duster, chegou para rivalizar com o então líder do segmento, o Ford EcoSport. O SUV conquistou o público brasileiro e até chegou a liderar em número de emplacamentos. 

Passado o tempo, a maior modificação foi feita em 2017, quando a fabricante trocou o motor 1.6L 16V Hi-Flex pelo moderno 1.6L 16V SCe. Depois disso a versão com este motor recebeu, em 2018 o câmbio X-TRONIC CVT.

Este ano, a Renault alinhou seu SUV com o modelo europeu, vale lembrar que o Duster é um projeto da subsidiária romena Dacia, mas antes de chegar às concessionárias, passou pelo Renault Design Center São Paulo.

Assista ao vídeo deste Perfil Técnico no Canal TV Reparação no Youtube

Neste Perfil Técnico, a Revista Reparação Automotiva, levou o Novo Renault Duster Iconic 2021, ou seja, a versão topo de linha, para a High Tech Oficina, localizada no bairro da Lapa (SP), ela é dirigida pelo reparador Roberto Montibeller. 

O SUV da Renault utiliza o motor 1.6 SCe Flex com 120 cv (E)/ 118 cv (G) e torque  de 16,2 kgfm (E/G). “Para checar ou realizar a troca das bobinas, velas, bicos injetores e até o alternador é necessário retirar o coletor, assim facilita o acesso, pois só há duas bobinas que não estão cobertas pelo coletor”, avalia. 

Porém, a retirada do coletor não exige ferramentas especiais. “O coletor é retirado com ferramentas que o reparador tem na oficina, já as velas necessitam de uma ferramenta longa com diâmetro especifico”, comenta Roberto.

O motor 1.6 SCe Flex utiliza o reservatório de gasolina para auxilio na partida a frio. “Este é um item que precisa das revisões periódicas, principalmente antes da entrada do inverno. Durante o período mais quente, a gasolina no reservatório não é utilizada e a cada três meses perde as propriedades. Quando chega o período do inverno, esta gasolina vai ser injetada no sistema de alimentação e pode comprometer vários componentes. O recomendado é utilizar gasolina Premium no reservatório, pois ela mantém as propriedades pelo período de um ano”, alerta.

Motor 1.6L SCe Renault Duster

O diretor da High Tech Oficina, considera que o motor 1.6L SCe é fácil de reparar. “É um motor que utiliza corrente de comando, ou seja, se o proprietário seguir as recomendações, trocar o óleo e utilizar o especifico recomendado pela montadora não terá problemas. O filtro de ar é muito fácil para substituir e ainda a bateria traz pontos de entrada, para instalar acessórios. O que dá um pouco mais de trabalho é tirar o coletor, para acessar as velas”.

Undercar do Renault Duster sem modificações

O SUV Renault Duster 2021 passou por modificações estéticas e de conteúdo, porém, manteve a plataforma. Utiliza freios a disco com ABS na dianteira e tambor na traseira.

Undercar do Renault Duster sem modificações

A suspensão dianteira é do tipo McPherson, com triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos telescópicos e molas helicoidais. Na traseira o eixo é rígido, com barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais. 

Para Roberto da High Tech, o reparador não tem dificuldades nestes sistemas. “Uma das qualidades do Duster desde o lançamento é o undercar de fácil manutenção. Não há necessidade de ferramentas especiais para trocar discos, pastilhas, lonas, amortecedores e molas. O que notei de diferente são os parafusos na cor preta, o correto se for necessário substituir, é utilizar os da mesma procedência, pois a tinta é uma proteção contra a ferrugem. E também é preciso ficar atento ao trocar o rolamento da roda. Neste caso é necessário montá-lo na posição correta para não deixar o ABS inoperante. E nos amortecedores traseiros o reparador tem um pouco mais de trabalho, pois vai ter que desmontar a forração do porta-malas para acessar”, fala ele.

Ainda nos itens que para ter acesso é necessário levantar o carro, os filtros de combustível e óleo são fáceis para retirar e colocar, o sistema de exaustão também não tem necessidade de ferramentas especiais ao fazer as trocas.

Uma novidade da linha 2021 do Renault Duster é que ele passa a utilizar auxilio elétrico no sistema de direção. “A caixa é mecânica, de fácil acesso. Ela trabalha com um motor elétrico e neste caso a análise é feito com equipamento específico”, avalia Montibeller.

Outra diferença apontada por Roberto está na suspensão do novo Renault Duster é a barra estabilizadora. “Ela está voltada para a parte frontal do carro. Normalmente ela está próxima a parte traseira do eixo. Nesta posição ela ficou mais fácil para substituir”.  

Ele também tem uma mangueira ramificada. “Esta mangueira faz a função de quatro, não é um item barato, o qual necessita ser verificado periodicamente e exige cuidado ao realizar reparos em peças próximas para não danificá-la”.  

Durante as revisões, em qualquer tipo de veículo, é recomendado verificar o sistema de iluminação. O Duster recebeu uma nova lanterna traseira. “Ela é bem simples, o acesso é pelo porta-malas, basta soltar duas presilhas para retirá-la e trocar as lâmpadas”, fala Roberto.  

O Renault Duster versão Iconic avaliado nesta reportagem tem preço sugerido de R$ 94.290, é a opção topo de linha da marca.

Ficha Técnica do Novo Duster Iconic 2021 – 1.6 16V SCe

  • Motor 
    • Disposição: Dianteiro transversal
    • Número de cilindros: 4 em linha
    • Número de válvulas: 16
    • Cilindrada: 1.597 cm³
    • Potência: 118 cv (G) /120 cv (E) a 5.750 rpm
    • Torque: 16,2 (G) / (E) a 4.000 rpm
  • Câmbio:
    • Tipo: X-TRONIC CVT com simulação de 6 marchas
    • Tração: Dianteira
    • Direção: Assistência elétrica
  • Suspensão
    • Dianteira: McPherson, triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos telescópicos e molas helicoidais.
    • Traseira: Eixo rígido, com barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais
  • Freios
    • Dianteiro: Disco ventilado
    • Traseiro: Tambor
    • Pneus: 215/60 R17
    • Rodas: Liga leve 17”
  • Dimensões e Capacidades:
    • Comprimento: 4.376 mm
    • Largura:1.832 mm
    • Altura: 1.693 mm
    • Entre-eixos: 2.673 mm
    • Tanque de combustível: 50 litros
    • Porta-malas: 475 litros

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