A importância das parcerias estratégicas com outras oficinas
Olá Pessoal, na edição passada falamos sobre investimentos e nesta sobre a “A importância das parcerias estratégicas com outras oficinas”, para potencializar investimentos, melhorar a taxa de retorno sobre eles e o nível de atendimento aos seus clientes. Não é surpresa para ninguém que a tecnologia embarcada nos veículos anda a passos largos, com sistemas interligados e gerando muita preocupação nos centros de reparação, que não estão preparados com conhecimento/informação, capacidade técnica nas equipes e equipamentos para suprir a possível demanda. Esse cenário se aproxima a cada dia, e muitos empresários acabam, por pressão de possível demanda e fornecedores, se endividando e fazendo investimentos absurdos, sem previsão de retorno e muitas vezes de forma desordenada, rasgando dinheiro e prejudicando a saúde financeira da empresa. Nos mais de 17 anos de consultoria em oficinas, foi possível visualizar vários investimentos mal feitos, e muitos que não precisariam ser feitos, a potencial demanda pode ser atendida com parceria e estratégia. Acredite, você não conseguirá resolver sozinho todos os problemas de seus clientes, se tentar fazer isso poderá inviabilizar o seu negócio.
De maneira prática, o nível (valor) de investimento (equipamentos, ferramentas, estoque, software de consulta técnica, capacitações) é tão grande que o lucro não será suficiente para garantir o retorno do capital investido, sem considerar a necessidade de taxa de ocupação de equipamentos, eficiência produtiva, a troca de funcionários impactando na qualidade dos serviços mais complexos, e claro outros dilemas que conhecemos na gestão de equipes. Agora é evidente que você deverá ser estratégico com seus clientes, deixá-los procurar outras oficinas é sempre um risco, você não pode deixar de ser a solução para os problemas deles, a relação de confiança e imagem de solução é um grande diferencial que você não pode perder. Para conseguir obter o melhor resultado neste cenário, a sugestão é fazer parcerias estratégicas com outras oficinas, de modo que juntos possam fazer aquisição de equipamentos e ferramentas (compra conjunta para obter melhores descontos), fazer parcerias para fornecer determinados serviços com desconto, não havendo a necessidade de investir em determinado equipamento e melhorando a taxa de ocupação do equipamento do parceiro.
Na compra de equipamentos para diagnósticos também é possível planejarem a compra, para evitar duplicidade e se complementarem (Sua oficina compra equipamentos A, B e C e a oficina parceira compra equipamentos D, E e F). Para ficar mais claro, vamos para um exemplo prático. Na Oficina do Pedrinho existe a oportunidade de comprar uma rampa de alinhamento, pois atualmente indica aos seus clientes fazer o serviço na Oficina do Paulo (no outro lado da cidade), e percebeu que a quantidade de alinhamentos que ele indica todos os meses se fossem feitos na sua oficina, pagaria a prestação do equipamento que poderá ser comprado financiado. Isso se chama conta fácil, já vi alguns empresários fazerem, mas no final a conta não fecha. Para fazer o alinhamento você precisará de um funcionário (salário), também o equipamento irá utilizar um espaço na sua produção (no caso de rampa não conseguirá utilizar o espaço para fazer outros serviços), então você pode perder capacidade produtiva nos demais serviços. Para viabilizar a aquisição será preciso obter uma taxa de ocupação (número de alinhamentos mínimos por dia) que leve em considerações os fatores acima citados. Então se a Oficina do Predinho fizer uma parceria onde consegue ganhar R$ 30,00 por alinhamento, poderá ser mais lucrativo e claro, fortalecerá a parceria, e a taxa de ocupação do equipamento da oficina parceira será maior em função da parceria (ganha/ganha). Atenção na escolha das parcerias, e sempre que possível seu cliente deverá deixar o veículo na sua oficina, e você conduzirá todo o processo de solução ao cliente.
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