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AUDI A3 – Sistema eletroeletrônico confuso

AUDI A3 – Sistema eletroeletrônico confuso

Olá, amigo reparador, tudo bem? Vamos para mais uma edição com o tema recorrente nas oficinas:

AUDI A3 – Sistema eletroeletrônico confuso

Desde a chegada da ignição eletrônica, alternador com retificação de corrente elétrica, injeção eletrônica e daí por diante, vimos uma enxurrada de tecnologias sendo embarcadas nos automóveis. 

Diante deste avanço tecnológico, o reparador automotivo teve que voltar à sala de aula, pois a partir deste avanço entendeu-se que a separação eletricista automotivo e mecânico automotivo, deixa de existir e surge o ‘mecatrônico automotivo’, dominando a elétrica, mecânica e eletrônica automotiva.

Nosso estudo de caso desta edição começa com uma falha elétrica, a substituição de uma bateria, cuja aplicação foi feita errada. Vamos ao caso:

Veículo: AUDI A3 1.4 TSFI 2016

Falha:

Cliente chega com o carro até a recepção, e informa que o veículo após uma troca de bateria apresentou falhas no Start/Stop e mantém as luzes de anomalia EPC e de Injeção acesas e este defeito perdura há três meses e um amigo indicou nossa oficina para solucionar o problema.

Diagnóstico: 

O primeiro passo foi analisar a bateria trocada, havia sido instalada uma bateria errada, pois para este modelo da AUDI, o correto é uma bateria com a tecnologia AGM. 

Após a instalação da bateria correta, passamos para a análise com scanner automotivo, neste caso utilizamos o lançamento trazido pela distribuidora GYNPROG o THINKTOOL MASTER II da THINKCAR.

De posse da leitura do scanner encontramos os seguintes códigos de falhas:

1- Eletrônica do motor 1 Falha:

 1.P022200 Sensor do ângulo 2 da propulsão de VB-sinal muito baixo

2- Sistema eletrônico da caixa de velocidades 1 falha: 

1.U021200 perdido a comunicação com o módulo de controle da coluna de direção 

3- Sistema eletrônico dos travões 2 falhas: 

– U112200 dados de autocarro implausível mensagem 

– U112300 o valor de erro Databus (Rede Can) 

4- Eletrônica da coluna de direção 1 falha:

 1.B114913 Para-brisa interruptor do limpador intermitente modo – circuito aberto,

5- Direção assistida 1 falha: 1.U112300 o valor de erro Databus (rede can) recebido

De posse das informações levantadas, partimos para análise com osciloscópio do funcionamento da Rede Can, pois lembrando aos amigos leitores, que toda falha iniciada pela letra “U” indica que temos uma falta de comunicação na Rede entre os módulos, esta falha pode ser um circuito interrompido, um módulo queimado ou algum acessório instalado de forma errônea como parasita na rede, causando ruídos nos sinais. Diante destes fatos, analisamos os sinais de comunicação da Rede, com osciloscópio AUTEL.

Feito a análise da Rede Can, identificamos que o veículo não tinha falha na mesma, pois além da análise com osciloscópio, realizamos os testes de continuidade do circuito elétrico, utilizando como base a biblioteca técnica da SIMPLO.                          

Seguindo as análises conforme as falhas apresentadas pelo scanner, fizemos testes do sistema de injeção eletrônica, do ângulo de funcionamento do corpo de borboleta, que no código de falha apresenta-se como sensor do ângulo 2 de propulsão.

Identificamos que havia falha na placa eletrônica do corpo de borboleta:

 SUPER DICA!!!

A placa do circuito de borboleta do Audi A3, fabricado pelo MAGNETI MARELLI, é a mesma aplicada no corpo de borboletas do Palio Fire 2012. 

Um corpo de borboleta do Audi A3, custa R$3790,00, enquanto que um corpo de borboletas do Palio custa R$745,00. 

Fizemos a troca da placa utilizando a do corpo do Pálio para o corpo do Audi A3, solucionando o problema do veículo.

Mas e a Falha da REDE CAN?

Lembra do título da matéria?  Então caros amigos, a troca da bateria causou uma falha no corpo de borboleta, certamente quando fizeram a troca, perdeu-se a programação e ajustes do corpo, ângulo de direção e sim, esta placa tem componente eletrônico que o centelhamento causado no borne da bateria ao realizar a troca da mesma afetou seu circuito. Após reajustes eletrônicos realizados, fizemos o teste de rodagem bem como o teste de liga e desliga, tranca e abre o veículo, para após o término entregar ao cliente o veículo pronto com seu funcionamento perfeito.

Assim finalizamos mais este artigo para a Revista Reparação Automotiva lembrando a todos que:

1. Não faça adaptações de componentes sem o devido conhecimento da compatibilidade dos sistemas,

2. Bateria para veículos mais novos são totalmente diferentes dos sistemas anteriores, não cause danos por aplicação incorreta. 

Leandro Marco, Professor de manutenção automotiva, graduado em Produção Mecânica Industrial, Mecatrônica Automotiva, Pós Graduado em Engenharia de Manutenção Automotiva, atua na reparação automotiva há 34 anos, proprietário da General Tech, Oficina de linha Premium em Uberaba MG.

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