A Bosch, uma líder mundial no desenvolvimento de tecnologia e serviços, tem entre seus objetivos prover soluções com foco em segurança automotiva. Neste sentido, a empresa desenvolve tecnologias como o Sistema Antibloqueio de Frenagem (ABS) para carros e motos e o Programa Eletrônico de Estabilidade ESP – sistema de segurança ativa que ajuda evitar em até 80% os acidentes causados por derrapagens.
Durante a Semana Nacional do Trânsito, que ocorre de 18 a 25 de setembro, a empresa reforça a importância de garantir uma frenagem mais segura com estas tecnologias, e atitudes durante a condução do veículo.
Frenagem segura no dia a dia
Não importa a experiência com a direção nem o tipo do terreno: todo mundo, uma hora ou outra, precisará frear com a máxima eficiência e segurança. Para garantir uma frenagem mais segura em veículos equipados com tecnologias Bosch, algumas orientações são importantes:
– Utilizar o freio de maneira normal;
– Em situações emergenciais, o pedal de freio pode ser atuado com toda força. Com o ABS, as rodas não travam e por isso o condutor permanece no controle da direção;
– É normal ocorrer uma vibração do pedal de freio no momento em que o sistema ABS está atuando. Assim, é importante mantê-lo sempre pressionado;
– O sistema ABS tem válvulas que controlam a pressão de frenagem de cada roda individualmente, mantendo a dirigibilidade e a estabilidade;
– Observar a luz no painel que indica o ABS – caso permaneça acesa é necessário levar o veículo a uma oficina mecânica capacitada, pois a luz permanentemente acesa indica que o sistema está com problemas.
“Além dessas dicas, as boas práticas e prudência na direção, considerando velocidade, situações climáticas e estado das vias, são essenciais, já que prevenir é sempre a melhor atitude para evitar acidentes e salvar vidas”, ressalta Michel Braghetto, Gerente de Marketing das Divisões Chassis Systems Control e Cross-Domain Computing Solutions da Bosch.
Sistemas ABS e ESP – aliados do motorista
A falta de atenção ao dirigir, mesmo por um instante, pode gerar sérias consequências. Visto isso, desde janeiro de 2014, 100% dos automóveis novos produzidos e vendidos no Brasil são obrigados a sair de fábrica equipados com freios ABS como item de série. Esta tecnologia tem como finalidade contribuir para evitar acidentes e reduzir o alto número de ferimentos e mortes no trânsito.
A aplicação do primeiro ABS do mundo em carros de passeio, realizada pela Bosch em 1978, foi um marco na área de segurança ativa e, desde então, ele é constantemente aprimorado para oferecer cada vez mais eficiência.
A Bosch também desenvolve o ESP® e, em 1995, foi a primeira empresa no mundo a iniciar a produção em série do equipamento. A partir do próximo ano, 50% dos automóveis novos produzidos e vendidos no Brasil serão obrigados a sair de fábrica equipados com o ESP® como item de série e em 2024 serão 100% dos automóveis.
Além do ABS e ESP®, ainda existem outros sistemas de auxílio na frenagem, como o Brake Assist System (BAS) e o Electronic Brake Distributor (EBD), que melhoram ainda mais a segurança no trânsito. “Eles auxiliam no aumento de pressão dos freios, impedem o travamento das rodas, reduzem a distância de parada e ainda garantem a dirigibilidade do veículo durante a frenagem”, explica Braghetto.
Confira as principais dicas técnicas no portal da Revista Reparação Automotiva.