A divisão Commercial Vehicle Solutions (CVS) da ZF anunciou um acordo de desenvolvimento conjunto com a Freudenberg e-Power Systems, fornecedora de sistemas de baterias e células de combustível. Os parceiros desenvolverão soluções limpas de e-Drive ‘powerpack’, que consiste em uma célula de combustível e sistema de transmissão, além de componentes para uma variedade de aplicações. O foco inicial do acordo é desenvolver uma solução de e-Drive de célula de combustível altamente integrada para veículos comerciais. Enquanto a Freudenberg oferecerá sistemas de e-power escaláveis em forma de kit com várias saídas de energia, a ZF oferecerá sistemas completos de driveline elétrico de até 360 kW de potência contínua. Isso está de acordo com o novo acionamento central elétrico CeTrax 2 da ZF para veículos pesados.
“A descarbonização é um dos principais objetivos da indústria de transporte e, dentro disso, a tecnologia de células de combustível será um divisor de águas. Juntamente com a Freudenberg, podemos oferecer uma solução ‘one-stop-shop’, permitindo que os fabricantes tragam rapidamente soluções de eletromobilidade para o mercado e apoiem a transformação da indústria em direção a um futuro mais sustentável”, disse Wilhelm Rehm, membro do Board Mundial ZF, responsável por Soluções para Veículos Comerciais, Tecnologia Industrial e Gestão de Materiais. A cooperação da ZF com a Freudenberg desenvolverá soluções de e-Drive de célula de combustível altamente integradas para a indústria de veículos comerciais. Ao reduzir os custos de desenvolvimento e projeto dos fabricantes, nossas soluções de powerpack também ajudarão a reduzir o custo total de propriedade”.
“Estamos investindo fortemente na mobilidade do futuro. Na tecnologia de baterias, hidrogênio e células de combustível, bem como no desenvolvimento de componentes de alta tecnologia para veículos elétricos. A cooperação de longo prazo com a ZF acordada hoje ressalta a importância estratégica e potencial de crescimento que nós da Freudenberg enxergamos neste setor”, explicou o Dr. Mohsen Sohi, CEO do Grupo Freudenberg. “Freudenberg e ZF são players experientes e de longa data na indústria e possuem know-how em tecnologia complementar”, acrescentou o Dr. Max Kley, CEO da Freudenberg e-Power Systems. “Através de nossa cooperação, estamos reunindo essa experiência para desenvolver soluções limpas de e-Drive e, assim, ajudar a indústria a alcançar suas metas climáticas”.
A fase piloto do acordo de cooperação está em andamento com o desenvolvimento de protótipos para veículos de demonstração, como ônibus e caminhões. O primeiro protótipo está previsto para 2023. Isso corresponde à já anunciada parceria com células de combustível da ZF para o desenvolvimento de um protótipo de ônibus como parte do projeto HyFleet.
Abordagem de tecnologia aberta para eletromobilidade
Quando se trata de descarbonização, a ZF vê uma clara tendência para a tecnologia de células de combustível devido ao maior alcance e tempos de reabastecimento mais rápidos que oferece. Até 2030, o Grupo estima uma participação mundial dessa tecnologia em 20% para veículos comerciais pesados. Como resultado, a ZF continuará a adotar uma abordagem flexível e de mente aberta para a tecnologia de células de combustível como uma solução de acionamento para apoiar essa transformação.
Essa abordagem flexível para a diferenciação da fonte de energia também é fundamental para a parceria da ZF e da Freudenberg, que oferece muitos benefícios para fabricantes em todo o mundo. Adicionar um e-Drive integrado de célula de combustível desenvolvido em conjunto ao portfólio abrangente de eletromobilidade da ZF, significa que todas as principais soluções de hardware e software eletrificadas que os clientes precisam para transformar seu portfólio de produtos estão disponíveis em uma única fonte. Isso elimina a necessidade dos fabricantes de P&D dispendiosa, gerenciamento de projetos e reduz os esforços de integração, pois a tecnologia e-Drive altamente integrada promete ajudar a reduzir o Custo Total de Propriedade.
A parceria combina as principais competências de duas empresas com a experiência da Freudenberg em células de combustível e sistemas de baterias e componentes elétricos da ZF, incluindo drivelines, inversores, conversores, compressores, sistemas de gerenciamento de energia de software, bem como a capacidade de integrar e harmonizar os sistemas intermediários, além de aumentar a eficiência operacional e a sustentabilidade.
Para mais informações sobre a participação da ZF na IAA Transportation 2022 visite www.zf.com/IAA
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