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Checklist do faturamento na oficina

Checklist do faturamento na oficina

Olá oficineiros e oficineiras do Brasil! Escrevo aqui e compartilho com vocês dicas sobre “Checklist do faturamento na oficina”, tema inspirado no meu trabalho diário em auxiliar a tornar a sua oficina ainda mais lucrativa. Hoje, quero compartilhar uma rotina muito importante de ser implementada, caso ainda não exista, na sua oficina. O check list do faturamento na oficina. Vem junto?

“Eu não sei assim separado o quanto a oficina fatura em serviços e peças. Eu compro as mercadorias, somo a nota e coloco uma margem em cima. Eu não tenho tempo de anotar e nem de detalhar.” Inúmeras vezes, são as respostas que recebo em relação a solicitação das informações da oficina, quando me perguntam se ela é lucrativa. Se este também é o seu momento atual, não se preocupe, você não está sozinho. Mas, para colocar a oficina em uma rota produtiva, você precisa ter estes controles básicos. E aqui eu tenho a orientação de como você implementar um check list para isto.

Antes de qualquer coisa, te afirmo que você não precisa de um sistema de gestão para iniciar o check list de Faturamento da Oficina. Pode ser em um caderno, uma agenda ou em uma planilha, utilize o que você se sentir mais seguro. Inicie com o que você tem. A primeira etapa é listar as peças que você utilizou naquela reparação. Em uma coluna registre o preço de aquisição da mercadoria. Na coluna seguinte registre a que preço você venderá aquele produto. Desconsidere o tempo de aplicação e não caia no erro de colocar a mesma margem em todos os produtos. Troque informações com os colegas e vá elaborando a sua tabela me markup. Ao finalizar some os preços de venda. E assim você terá o item 1 do check list: faturamento com peças.  Um dos resultados importantes que você terá com este controle, será o custo total e assim a margem que a as peças deixou para pagar as despesas da empresa.

Vamos agora ao item 2 do check list de faturamento da oficina: a venda de serviço produzido pelo profissional técnico. A grande maioria de nós forma o preço do serviço baseado na complexidade. E esta complexidade baseada nos recursos e no tempo de envolvimento com o trabalho. Se o técnico trabalhou uma tarde inteira, por quanto você venderá esta tarde de trabalho do técnico? Esta tarde corresponderá por aproximadamente 5 horas de produção, da jornada de trabalho. No mesmo controle, insira mais 2 colunas. Em uma delas registre o tempo aproximado de envolvimento com o serviço e na seguinte por quanto você vendeu.

O terceiro item, mas não o mesmo importante, se refere ao serviço de terceiro. Eu aconselho você registrar separado do serviço produzido dentro da oficina, justamente por isto, porque ele foi realizado fora e não teve o tempo de produção dentro da oficina. Utilize o mesmo critério do que com as peças: numa coluna por quanto você adquiriu e na seguinte, por quanto você venderá. Mais um item do check list de Faturamento da Oficina.

Assim, você realizará o seu check list a cada atendimento. Verifique o quanto a oficina faturou em peças, serviços e terceiros. Some a cada atendimento e totalize o dia. Por dia é o suficiente para pagar todos os gastos da oficina? Se sim, ótimo. Se não, estou aqui para lhe auxiliar. Um perfil bastante comum de faturamento é de  60% de peças e 40% de serviços. Tornar a sua oficina ainda mais lucrativa é o meu propósito profissional. Inserir no dia a dia este check list, pode ser uma boa solução para a sua oficina. Tudo que praticamos repetidamente, se torna fácil de ser realizado. Esta é a minha dica!

por Karine Quinjalmo, Mãe do Enzo, consultora especialista na gestão de oficinas, Mentora de soluções em sistemas para a reparação automotiva e Influencer para o segmento de reposição automotiva. @karinequinjalmooficial

Leia o artigo da colunista Karine Quinjalmo do mês passado: ” Não há nada tão bom que não possa ser melhorado “

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