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O perigo de um mês muito bom!

O perigo de um mês muito bom!

Nada melhor do que vender muito em um mês, concorda comigo? Superar as mais otimistas expectativas é algo que satisfaz o ego de qualquer empresário, deixa a moral da equipe alta e sinaliza um futuro promissor para o negócio! Mas desculpe despejar um balde de água fria sobre isso! A verdade, é que existe “O perigo de um mês muito bom!” sim, não é esse mar de rosas como costumamos imaginar. 

Posso parecer até um tanto quanto amargo no que vou falar, mas preciso que acredite no que vou dizer, mas ter um mês de recorde de vendas pode ser um péssimo negócio! 

Mas não encerre sua leitura por aqui! Vou explicar melhor o meu discurso que é bem embasado pelo trabalho que realizo junto ao mercado. 

O primeiro fator que é impactado pelo mês muito acima da média é o “senso de dever cumprido”! Isso é algo inerente a alma humana! Toda vez que nos superamos em algo, tendemos a relaxar no período seguinte! É uma espécie de pequena recompensa que nos damos pela dedicação muito acima da média!  E daí em consequência, temos um mês posterior bem abaixo. E digo isso com conhecimento de causa, afinal presto consultoria para oficinas mecânicas de todo o Brasil, e um padrão que observo é exatamente esse! Um mês excelente de vendas é seguido por um mês de vendas baixas!

Outro ponto relevante que precisa ser considerado é que o mês de excelentes vendas gera um passivo a pagar para os próximos meses, e caso o mês seguinte seja fraco, e será, acredite, haverá uma dificuldade muito grande de honrar os compromissos de compra firmado. E, isso é um grande risco para o negócio!

Então você pode me perguntar: “mas se um mês recorde de vendas pode ser um mal negócio, o que você recomenda então?” Bem, aí que chegamos onde eu queria! O melhor dos horizontes é você ter uma consistência de receita, onde haja uma mínima diferença entre os meses, ou o que é ainda melhor, uma tendência, mesmo que suave de crescimento, mês a mês, e não uma oscilação de vendas que se resuma a um mês muito bom, seguido por um ou dois meses fracos. 

Consistência, essa é a chave para perpetuar o seu negócio! Pense nisso!

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Leia o artigo de Alexandre Costa sobre: “Por que você não bate suas metas?”

por ALEXANDRE COSTA, consultor sênior especializado em inovação para o setor automotivo, com 25 anos de experiência. Palestrante convidado a participar dos principais eventos do mercado em todo o País e diretor da ALPHA Consultoria, empresa dedicada ao segmento automotivo