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A história do freio a disco

A utilização de rodas data de 5.000 a.C. bem antes de qualquer veículo. Este conceito foi levado para as carroças e carruagens, chegando até aos veículos. O surgimento de freios deu-se devido a necessidade de controle destes veículos primitivos durante declives. Com o passar dos anos, o sistema de freio foi se desenvolvendo conforme a tecnologia também avançava, como foi o caso do freio abs, mas um se destacou e é considerado um grande marco no avanço da tecnologia nos carros. A Revista Reparação Automotiva vai contar a história do freio a disco.

O começo da história

Os freios a tambores foram os primeiros a serem usados com frequência, mas tinham problemas com a dissipação de calor em altas velocidades e perda de eficiência em poças de água, mesmo após ter sido revolucionário. Para aprimorar os sistemas de frenagem, em meados de 1890 foi idealizado o freio a disco, mas só em 1898, umas das primeiras versões foram utilizadas pelo inventor norte americano Elmer Ambrose Sperry num carro elétrico onde a pastilha era forçada contra o disco por meio eletromagnético.

Elmer Ambrose Sperry, invetor do freio a disco

Tendo seu inicialmente montados na fabricante de carros campactos Crosley Corporation no ano de 1948. Os carros ingleses e franceses começaram a serem produzidos com discos de freio em escala industrial nos anos de 1950 e os americanos nos anos 1960.

A propagação do freio a disco

Podemos considerar o DS 19, carro da Citroën, como o primeiro carro a receber o freio a disco em larga escala, ele era um carro muito a frente de seu tempo e que se tornou o primeiro automóvel de produção em massa a utilizar um freio derivado do utilizado pela indústria aeronáutica.

Citroën DS 19

Em 1959 a BMW lançou o 502 com freios a disco nas rodas dianteiras e freios a tambor nas rodas traseiras. Em 1961 surgiam os primeiros carros com freios a disco nas quatro rodas, sendo o Mercedes 300 SE, o Lancia Flavia e o Fiat 2300 os mais reconhecidos.

Os veículos pesados também entraram na era dos freios a discos, sendo os anos 60 o marco onde já se encontravam modelos com essa tecnologia em todas as rodas. Os tradicionais ônibus britânicos, de aplicações urbanas e rodoviárias, que anteriormente utilizavam sistema de freio a tambor, foram equipados com freios hidráulicos a disco nos eixos dianteiros e traseiros. Os ônibus da Birmingham and Midland Motor Omnibus Company Limited (BMMO) S14 e CM5 possuíam essa configuração.

Com o sucesso da história do freio a disco, a década de 70 começou a receber o veículos populares com sistema de freio a disco nas rodas dianteiras, além de utilitários considerados leves de 1,8 a 3,5 toneladas.

BMMO S15, um dos primeiros veículos pesados a receber o freio a disco

Na década de 1980 os programas de desenvolvimento de veículos já desconsideravam o freio a tambor nos eixos dianteiros, mesmo em veículos populares, marcando assim o momento de grande popularidade do freio a disco.

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