A GAUSS desenvolveu no brasil a tecnologia de reguladores multifuncionais microprocessados
Os reguladores de tensão multifuncionais equipam os carros mais modernos do mundo e são referências em tecnologia automotiva, poucas empresas detêm a capacidade de desenvolvimento e produção destes componentes, que possuem recursos que vão desde auxílio à partida, passando pela melhora do desempenho até a diminuição de emissão de poluentes.
Reguladores de tensão multifuncionais
E tem desenvolvimento e produção na unidade Gauss em Curitiba (PR), onde está implantada a divisão de Circuitos Híbridos a Filme Espesso e também a de Reguladores Convencionais.
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Reguladores convencionais: Os reguladores convencionais têm como principal função monitorar a tensão (voltagem) da bateria, ligar e desligar a alimentação do rotor, a tensão chega em um determinado nível, o regulador desliga o rotor, como o motor continua em funcionamento a tensão da bateria baixa e o regulador volta a ativar a alimentação do rotor reiniciando o processo.
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Reguladores multifuncionais: Além das características do regulador convencional, o multifuncional agregou funções que vão desde auxílio ao motor de partida, como ajuda na diminuição da emissão de poluentes do motor.
Seguem algumas características e funções: Alguns modelos de alternadores não possuem mais o trio diodo (triodo), responsável pela excitação do rotor e controle da lâmpada indicadora de carga do painel, esta função fica a cargo do regulador, como por exemplo, GA432, que é utilizado no Monza, Corsa e S10.
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Load Response Control (LRC): Função pouco conhecida dos aplicadores, pois é observada em situações específicas, quando é acionada a ignição o regulador envia pulsos ao rotor, se a partida não é acionada o regulador diminui a frequência destes pulsos, para não sobreaquecer o rotor (aumentando sua vida útil) e nem descarregar a bateria, quando é acionada a partida o regulador demora um pequeno tempo para ativar completamente o rotor, tempo este suficiente para o motor entrar em funcionamento e o alternador não ser um “peso” a mais para o motor de partida, tornando a partida mais eficiente e aumentando a vida útil do motor de partida. EX: GA220.
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Sensor da bateria (S): É uma alimentação de positivo, que serve para que o microcontrolador do regulador compare os níveis de tensão entre os bornes internos B+ e D- do regulador ao valor de tensão na bateria, corrigindo qualquer divergência de valores provocados por cabos de bateria e alternador. EX GA408.
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Comunicação com Central do Motor (C): É uma entrada de sinal negativo (-) comandada pela Central de Injeção Eletrônica. Sempre que o motor necessita de torque com agilidade, este sinal é enviado ao regulador, que diminui o ponto de saturação do alternador, de 14,5 para 12,6 Volts, neste nível de tensão o alternador consome menos potência do motor, potência esta que se transforma em velocidade no veículo.
Comunicação com Central do Motor (C): É uma entrada de sinal negativo (-) comandada pela Central de Injeção Eletrônica. Sempre que o motor necessita de torque com agilidade, este sinal é enviado ao regulador, que diminui o ponto de saturação do alternador, de 14,5 para 12,6 Volts, neste nível de tensão o alternador consome menos potência do motor, potência esta que se transforma em velocidade no veículo.
Então, esta função faz o alternador contribuir com o aumento de potência do veículo em situações específicas. (EX GA806)
Lâmpada (L): Apesar de parecido com os alternadores convencionais, este sinal agora vem do regulador e podemos considerar como um sinal (+) apenas com motor em funcionamento que serve para apagar a lâmpada do painel e acionar relé de ar- condicionado.
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Dica: Algumas adaptações podem comprometer o funcionamento do regulador, principalmente em veículos pesados, ligação de faróis auxiliares e inibidores de partida ligados à saída lâmpada (L) são os mais comuns. Sempre utilize relés que possuam resistor entre os bornes 85 e 86.
Alternador que contribui para o meio ambiente
Computer (C) Load Indicator (Li) : Estas funções são de uma novíssima geração de reguladores, que possuem comunicação integral com as centrais eletrônicas do veículo. Por estas portas de comunicação (C e Li), ocorrem intensas trocas de informações entre o regulador e a unidade de comando do motor (UCE) por sinais PWM (pulse width modulation), assim que o motor entra em funcionamento iniciam-se as trocas de informações.
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Esta comunicação é utilizada para a UCE comandar o regulador de diferentes formas para diferentes situações de utilização do veículo, por exemplo: Quando o veículo está com a maioria dos consumidores elétricos desligados e em marcha lenta, a Central comanda o Microcontrolador do Regulador para que este regule o alternador para uma tensão mais baixa que a usual, cerca de 12,9V, esta tensão é suficiente para manter o veículo abastecido de energia, contudo retira pouca potência do motor, levando a UCE a enviar menor quantidade de combustível ao motor, contribuindo assim para diminuição na emissão de poluentes nocivos à natureza. Exemplo é o GA 123.
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Ainda existem muitas outras funções para Reguladores Microcontrolados de várias montadoras, informações estas que estão à disposição no site www.gauss.ind.br junto com mais algumas dicas técnicas.
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