Muitas vezes negligenciado, o motorista deve ficar atento aos cuidados com o sistema de arrefecimento
O conceito de manutenção preventiva vem sendo cada vez mais difundido entre os brasileiros. Porém, muitos itens acabam sendo esquecidos na hora da revisão. Antes de pegar estrada, o motorista deve ficar atento também ao sistema de arrefecimento do veículo, para evitar surpresas desagradáveis, como o superaquecimento do motor, enquanto estiver no meio do caminho. Pensando nisso, Graziano Oliveira, consultor técnico da Radiex esclarece algumas dúvidas sobre o assunto, e dá dicas para o motorista não ficar na mão.
A limpeza do sistema de arrefecimento é mais importante no verão ou no inverno?
A limpeza e manutenção do sistema de arrefecimento dos motores dos veículos devem ser realizadas independente da época do ano, pois é o sistema responsável pelo controle de temperatura do motor do carro e se ocorrer alguma falha poderá existir uma série de transtornos, como: travamento da válvula termostática, corrosão da bomba d’água, fadiga das mangueiras do sistema, queima da junta e empenhamento do cabeçote, resultando na parada de funcionamento do motor e impedindo a continuidade da viagem. Porém, como o verão é uma época de calor mais intenso, caso o proprietário faça uma viagem que exija mais do veículo, o motor pode não suportar. Já no inverno, a falha mais comum é o rompimento do radiador de ar quente, responsável pelo aquecimento do habitáculo interno do veículo, que como ficou parado durante um bom tempo e sem aditivação apropriada, no momento de seu uso, acaba por apresentar vazamentos.
Com qual periodicidade é indicado realizar a limpeza? Existe algum diferencial nos produtos?
A manutenção preventiva e a limpeza do sistema devem ocorrer em períodos programados, dependendo do tempo de vida útil oferecido pelo aditivo de radiador, podendo variar entre 6 meses, 1 ano, 2 anos a 5 anos. Mas o recomendado é que seja realizada pelo menos uma vez ao ano sua substituição. Portanto, é importante se atentar ao tipo de líquido arrefecedor que foi adicionado ao sistema de arrefecimento. Quanto suas diferenças, além do tempo de troca, podem ser destacadas formulações, onde existem os produtos com base de monoetilenoglicol e os produtos com tecnologia exclusiva e genuinamente nacional como é o caso dos produtos com base de polímeros, fabricados pela Radiex, que possuem maior condutividade térmica, menor condutividade elétrica, proteção para todos os metais presentes no sistema e evita o superaquecimento.
Existe alguma maneira para melhor conservar o sistema de arrefecimento?
Quanto à conservação do sistema de arrefecimento, tudo começa no momento da troca, quando identificado que precisa ser feita a manutenção preventiva e limpeza do sistema, primeiramente, deve-se atentar se o sistema está em condições de receber o protetor do sistema de arrefecimento, sendo observadas mangueiras, bomba d’água, tampa do vaso expansor, válvula termostática e condições de temperatura. Na existência de falha de alguma destas peças, a manutenção corretiva deve prevalecer e a correção dos componentes deve ser automática. Quando feitos todos os reparos necessários e o sistema estiver em ordem, a preocupação é minimizada e o simples acompanhamento do nível do líquido uma vez por semana é o suficiente. Ao notar que o nível está baixando frequentemente, é indicio de vazamento e um profissional especializado deve ser procurado.
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