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Diagnóstico e reparados nas transmissões série 6T40/45 veículos GM

Diagnóstico e reparados nas transmissões série 6T40/45 veículos GM

Uma das primeiras coisas que precisamos para reparar as transmissões 6T40/45 GM é entender como ela funciona.

Uma vez que conheçamos quem faz o que e quando deve fazê-lo, fica mais fácil entender o que inspecionar primeiro e o que não precisamos inspecionar de maneira alguma. Não é divertido retira e colocar a transmissão na bancada, somente para descobrir que não há defeito internamente. Mas se o técnico sabe o que o componente faz e como deveria funcionar, então pode seguir adiante para diagnosticar e reparar a causa do problema nas transmissões 6T40/45 GM.

1. As transmissões nos veículos modernos são mais complexas e necessitam de um diagnóstico mais detalhado antes de decidir pela remoção para o reparo.

Verifique códigos de falha das transmissões série 6T40/45 veículos GM

Sempre inicie determinando se existe algum código de falha em todos os módulos do veículo. Inspecione quanto a códigos, registre-os, apague-os e verifique se eles voltam.

Mesmo se um código não retornar imediatamente, isso não significa que o problema desapareceu. Pode ser que vários ciclos de ignição sejam necessários antes que um determinado código de falha retorne, ou pode ser que sejam necessárias várias condições de utilização que não são reproduzidas imediatamente.

Os computadores atuais recebem mais do que somente os sinais do TPS e VSS para controlar as mudanças de marcha de um câmbio automático. Você sabia, por exemplo, que um determinado tipo incorreto de combustível pode afetar a qualidade das mudanças das marchas?

Por exemplo, se for abastecido com etanol E-85 o veículo que não é flex, pode ocorrer registro dos códigos de falha do sensor de oxigênio e sensor de detonação, porque o computador não consegue ajustar a correção de combustível e avanço da ignição corretamente.

O técnico pode substituir todos os sensores e ainda assim não conseguirá reparar nada se isso acontecer. O mesmo pode-se dizer de veículos com GNV (Gás Natural Veicula) instalado.

Se você suspeitar que este pode ser o problema, existem kits de teste de etanol que podem ajudar a diagnosticar o combustível que está no tanque. Este teste rápido pode economizar um montão de tempo e evitar dores de cabeça.

Quando o módulo identifica um problema que pode afetar a transmissão, ele normalmente eleva a pressão de linha para protege- lo. O scanner utilizado no diagnóstico pode fornecer informações para ajudar a monitorar os sinais dos sensores e comandos do módulo que podem afetar como o módulo altera o controle da transmissão.

O conhecimento de quais sinais de entrada e de saída estão envolvidos com a transmissão ajudará no diagnóstico. Códigos de falha de carroceria, freio eletrônico, e controle de tração podem afetar o desempenho da transmissão. Qualquer código do sistema de alimentação do motor que tenha efeito direto na carga do motor também causará um mal funcionamento da transmissão.

Assim, o primeiro passo ao diagnosticar qualquer problema na transmissão eletrônica deve ser inspecionar quais são os códigos de falhas dos módulos e os desvios do padrão original.

Boletins técnicos e atualizações de softwares para reparar as transmissões 6T40/45 GM

Sempre busque informações sobre boletins técnicos ou as atualizações de softwares antes de remover a transmissão do veículo. Algumas oficinas removeram a transmissão  para, finalmente não encontrar nada errado internamente. Mais tarde, após montá-la novamente e colocá-la no veículo, descobriram que ela necessitava somente de uma atualização de software.

Testando os componentes eletrônicos internos das transmissões 6T40/45 GM

Os componentes eletrônicos se conectam internamente com o módulo de controle e unidade mecatrônica da transmissão. Por causa desta conexão interna, não existem muitos testes internos possíveis. Ainda assim, é necessário certificar se a alimentação é positiva e negativa no conjunto mecatrônico, e que o computador está recebendo sinal do interruptor de freio e sinal P e N. Finalmente, é preciso certificar se  existem dados seriais entrando e saindo do módulo da unidade mecatrônica.

Fazer o diagnóstico com o scanner no veículo é a única forma de examinar os comandos dos solenoides, sensor de entrada de rotação da transmissão (ISS), sensor de saída de rotação, da transmissão (OSS) e o conjunto de interruptores da chave seletora (IMS), quanto ao desempenho de suas funções. 

Aqui segue um exemplo de identificação dos terminais do conector do chicote de um Chevrolet Cruze com motor 1.4L turbo. (figura 1)

Figura 1

A localização e identificação dos terminais pode variar conforme o ano e modelo, assim, sempre verifique a informação. Os sensores de velocidade são sensores de 2 fios que geram um sinal digital. Conforme o componente da transmissão gira passando pelo sensor, os sensores produzem um sinal digital de frequência. O TCM (Módulo de Controle da Transmissão) monitora esta frequência para determinar a rotação de entrada e de saída.

O módulo mecatrônico fornece a tensão necessária para a operação dos sensores. O sensor de rotação de entrada (ISS) está localizado na tampa traseira, com o chicote direcionado para dentro do módulo mecatrônico. Ele gera um sinal à medida que o conjunto da embreagem 3ª/5ª/Ré gira próximo a ele. O computador utiliza o sinal do sensor ISS para calcular a relação de marcha e taxa de patinação. 

O sensor de rotação de saída (OSS) está localizado sob o corpo válvulas (figura 2). Ele gera um sinal quando a engrenagem de estacionamento gira à sua frente. O computador utiliza o sinal sensor OSS para indicar a velocidade do veículo como padrão, controle e cálculo de relação das marchas.

Figura 2

Teste de funções dos solenoides

Um scanner atualizado instruirá o módulo mecatrônico (TECHM) a ciclar os solenoides, enquanto o sistema é pressurizado. Isso ocorre para limpar os mesmos.

Não é necessário desmontar a transmissão para executar esse processo de limpeza. Simplesmente siga as instruções do scanner para ativar o programa de limpeza.

Sempre execute este processo de limpeza antes de tentar diagnosticar a transmissão. Se o processo de limpeza não obtiver sucesso, é preciso diagnosticar o problema com um kit: KENT MOORE DT47825 (figura 30). 

Esta ferramenta não pode faltar na oficina para executar um trabalho bem feito.

• Remova o conjunto dos solenoides de controle da transmissão.

• Instale o kit DT48616 no conjunto dos solenoides de controle (torque 5 Nm).

• Aplique ar comprimido regulado (90-100 psi, 6-7 bar).

• Conecte o scanner ao conjunto dos solenoides de controle utilizando o cabo DT48616-10.

• Comande o solenoide ON e OFF. A pressão de ar deverá estar presente no medidor e deverá escoar à medida que o solenoide é ciclado. Se o solenoide ou a válvula não estiver operando corretamente, a pressão no medidor não se alterará à medida que o solenoide é ciclado. Neste caso, substitua todo o conjunto de solenoides.Se o solenoide testado estiver OK, instale o medidor em outro solenoide e repita o processo.

Figura 3

Poderá existir casos quando um código de falha de desempenho do solenoide é causado por um problema com os interruptores de pressão nos modelos de transmissão Geração 1. Existem kits de reparo disponíveis no mercado para corrigir defeitos nestes interruptores de pressão.

Estes interruptores foram eliminados em 2012 por causa da alta taxa de falhas. Uma das causas é que os rebites que fixam o conjunto de interruptores na placa se soltam e provocam mau contato. Ao reparar os interruptores de pressão, sempre verifique o estado dos rebites de fixação do conjunto. (Figura 4)

Figura 4 – Interruptores de Pressão

O código de falha de desempenho dos solenoides em qualquer transmissão pode indicar um vazamento de pressão no circuito da embreagem controlado pelo solenoide.

Perda de marcha da transmissões 6T40/45 GM quando o veículo para

O cliente leva o carro na oficina e informa que a transmissão automática perde a marcha quando ele para o veículo. Uma inspeção revela o código P2723 – desempenho do solenoide de controle de pressão número 5- travado desligado

Todos os solenoides, após um teste, se apresentam perfeitos, assim o técnico remove a transmissão para inspeção. O problema? Uma trinca no pistão de aplicação da embreagem 1/2/3/4 (figura 5).

Figura 5 – pistão de aplicação embreagem 1/2/3/4

Inspecione o pistão cuidadosamente e verifique se há trincas ou defeitos. Ele pode ter encolhido por causa do aquecimento. Caso afirmativo, não haverá nenhuma resistência à medida que se desliza o pistão para dentro e para fora de seu alojamento. Sempre substitua estes pistões vulcanizados durante uma reforma da transmissão.

Sobreabastecimento gera o código p0218-superaquecimento da transmissão

O excesso de fluido causará superaquecimento da transmissão e gerará o código P0218 – excesso de temperatura do fluido da transmissão. As transmissões 6T40/45 utilizam um elemento térmico para controlar o nível de fluido internamente, semelhante às outras transmissões GM.

Conhecida como válvula de controle do nível de fluido (figura 6), esta unidade é basicamente um tubo controlado termicamente. A válvula de controle do nível de fluido está fixada à carcaça da transmissão, próxima ao corpo das válvulas de controle, e é projetada para controlar o nível de fluido na tampa lateral do corpo das válvulas de controle.

A válvula de controle de nível de fluido contém uma tira bimetálica que reage às mudanças na temperatura do fluido e abre ou fecha uma passagem de fluido. O sistema controla o nível máximo de fluido permitindo que o fluido excedente vaze do topo da válvula de controle e drene para o cárter da transmissão.

Figura 6

Em temperaturas abaixo de 60º C, o elemento termostático permite que o fluido drene da área do corpo das válvulas de controle diretamente ao cárter da transmissão. Conforme a temperatura do fluido da transmissão aumenta, o elemento termostático bloqueia o fluxo de fluido para o cárter, mantendo o fluido na área do corpo de válvulas, junto ao cárter lateral da transmissão, e assim o fluido no cárter lateral aumenta. Isso mantém o nível de fluido adequado no cárter inferior, impedindo que o volume aumentado de fluido no cárter inferior em função da temperatura atinja as partes móveis da transmissão, evitando a geração de espuma que danifica a transmissão. Um elemento termostático danificado ou solto poderá gerar espuma no fluido ou nível incorreto de fluido, causando superaquecimento da transmissão.

A temperatura do fluido deve estar dentro da faixa de operação correta para se obter uma medição adequada ao verificar o nível. A inspeção do nível de fluido abaixo da temperatura normal de operação resultará em nível de fluido muito baixo. Ao substituir o fluido, certifique-se que a transmissão esteja fria. Ao remover o bujão de dreno na parte inferior da transmissão e quanto ela ainda está quente, somente cerca de 50% do fluido sairá.

Podemos verificar a temperatura correta para medir o nível do fluido no manual de serviço da transmissão, em alguns modelos, ou pelo escaner. É imprescindível que o fluido esteja na temperatura correta de verificação ou poderemos sobreabastecer ou subabastecer a transmisão. Estas transmissões são facilmente sobreabastecidas devido à taxa de expansão do volume do fluido, que é muito sensível à mudança de temperatura, dando leituras de nível falsas ao técnico. Uma pequena quantidade de apenas 400 ml pode causar vazamentos pelo respiro da caixa. Sempre verifique o nível de fluido com o motor em movimento, temperatura do fluido entre 85 e 95 graus Celsius, em PARK, através do tampão próximo do retentor do semi eixo na carcaça (figura 7).

Figura 7 – Verificação do fluido nas caixas 6T40/45

Aprendizado auto adaptativo

O aprendizado dos valores adaptativos da transmissão é um procedimento para transmissões automáticas de 6 velocidades no qual o módulo TCM “aprende” as características individuais de cada embreagem. Uma vez que o TCM aprenda os dados da embreagem, o procedimento é transferido para as células de adaptação de dados, as quais o TCM utiliza para controle das embreagens durante as mudanças.

O scanner deixa o técnico iniciar o procedimento de aprendizado dos valores adaptativos da transmissão, que devem ser executados após realizar qualquer desses reparos na transmissão:

• Serviço interno da transmissão ou reforma.

• Reparo ou substituição do corpo de válvulas.

• Substituição do conjunto de corpo das válvulas de controle.

• Atualização do software do TCM ou recalibração.

• Qualquer serviço executado para melhoria da qualidadedas mudanças. 

Caso este procedimento não seja executado após um desses reparos, isso poderá comprometer o desempenho da transmissão ou mesmo registrar um código de falha.

Antes de iniciar o procedimento de aprendizado dos valores adaptativos da transmissão, certifique-se que as seguintes condições sejam cumpridas:

• Bloqueio das rodas motrizes.

• Aplique o freio de estacionamento.

• Aplique o freio de serviço.

• Abertura do acelerador em zero por cento e nenhum controle externo da RPM do motor.

• Temperatura do fluido da transmissão entre 70º C  e 100 º C.

• Cicle a alavanca seletora da transmissão de P (PARK) para R (RÉ) três vezes para purgar o ar existente nas embreagens. Se, a qualquer tempo durante o procedimento, as condições necessárias acima não forem cumpridas, o processo deverá ser abortado e será necessário começar o procedimento desde o princípio.

Procedimento de aprendizado dos valores adaptativos da transmissão:

1. Utilize seu escaner para navegar até o aprendizado dos valores adaptativos da transmissão:

• Diagnóstico do módulo.

• Modulo de controle da transmissão.

• Funções de Reset e configuração.

• Aprendizado dos valores adaptativos da transmissão.

2. Selecione o procedimento de aprendizado dos valores adaptativos da transmissão. Durante o procedimento, o display de dados do scanner fornecerá os passos necessários para o operador. Siga as instruções conforme mostrado.

3. Uma vez que o procedimento seja completado, desligue o motor e a alimentação do TCM. Você perderá a comunicação com o scanner.

4. Acione o motor novamente. Isto completará o procedimento de aprendizado dos valores adaptativos da transmissão. Após o procedimento ser completado, a transmissão poderá ficar em N (NEUTRO).

5. Desligue o motor novamente e remova a ferramenta scanner. Isso é só para o momento. O veículo do cliente está pronto para ser entregue e a transmissão

deverá desempenhar como nova, e você terá mais um cliente satisfeito!!!

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