Faça um Checklist para faturamento com equipamentos da Oficina
Olá oficineiros e oficineiras do Brasil! Escrevo aqui e compartilho com vocês dicas inspiradas no meu trabalho diário em auxiliar e tornar a sua oficina ainda mais lucrativa. Hoje, quero te auxiliar na análise do faturamento de serviços da oficina. Identificar sua composição é muito importante. Que tal criar um checklist do faturamento com os equipamentos da oficina. Vem junto!
Você sabe que, a tempos compartilho informações de como elevar a produtividade das oficinas. E te revelo agora, que uma das grandes deficiências do faturamento de serviços, é a estratégia e o controle diário da venda de serviços com equipamentos. Todo investimento que realizamos, assim como em equipamentos, deve dar retorno. Aqui evidencio, na prática, o retorno sobre os investimentos em equipamentos que geram receita direta. Para isto, que tal listar em um checklist os equipamentos que você tem e que podem contribuir com o faturamento da oficina? Vamos exercitar em dois exemplos.
O primeiro exemplo é de como potencializar a venda daquele alinhador de faróis que está jogado no canto. Inúmeras vezes ele é usado somente quando o cliente solicita o serviço ou quando é substituído algum dos componentes. A iluminação do farol é um item de segurança do veículo. Se você argumentar desta forma com o cliente, será um serviço que você pode incluir nos pacotes de revisões, acrescendo faturamento. A maioria dos clientes pagarão com muito prazer este cuidado a ele e aos demais passageiros dos veículos.
Como segundo exemplo, trago o polêmico scanner. Cobrar ou não cobrar? Sempre afirmarei que sim! Mas, somente quando há um serviço corretivo? A resposta é não! Você não pode utiliza-lo somente em casos de apagar avaria, de encontrar o caminho do defeito. Você PODE e DEVE inseri-lo nos pacotes de revisões também! Quando o cliente traz o veículo para uma revisão, ele está buscando o melhor custo x benefício e também, a segurança que um veículo revisado oferece. Então, argumente isto e demonstre através da utilização do scanner e apresentação de como estão os parâmetros do veículo dele. Assim, você pode maximizar o faturamento e aumentar a velocidade do retorno com este tipo de equipamento.
Se você já utiliza um sistema de gestão, controle por ele. Se não, faça o resumo das OS do dia e anote separadamente, mesmo que na agenda, quantos e quanto foi faturamento em equipamentos, que você realizou no dia. Somente assim, que é possível inserir uma rotina vendedora na oficina. E ah! Não esqueça de somar mensalmente e anotar no checklist de faturamento do mês. Inserir no dia a dia este checklist, pode ser uma boa solução para a sua oficina. Tudo que praticamos repetidamente, se torna fácil de ser realizado. Esta é a minha dica, para a sua oficina ser tornar ainda mais lucrativa!
Clique aqui e leia mais sobre Gestão de Oficinas
Veja as notícias sobre híbridos e elétricos
Baixe os catálogos dos fabricantes que apoiam a Revista Reparação Automotiva