Você acha que está no ramo de conserto de carros?
Você caro leitor, acredito que você seja dono de uma oficina, reparador independente ou profissional automotivo. Ao menos esse é o público predominante que eu imagino aqui para a revista.
E se eu te disser que você está no ramo errado? Que você não atua no segmento de reparo de veículos, você acreditaria? Bem, pode soar estranho à primeira vista, ou no mínimo um contrassenso, afinal se sua oficina conserta carros, como pode não estar nesse segmento?
A resposta parte inicialmente de uma pergunta, que na verdade funciona como uma reflexão: “você acha que seu cliente te paga para consertar o carro dele? ”. Eu posso lhe garantir que não!
O cliente paga pelo serviço como um todo, e não apenas pela parte do conserto do veículo, entendeu? E, o não entendimento disso é que faz muitos empresários patinarem com seus negócios, pois foca apenas em ser bom em reparar o carro, quando na verdade deve ser bom em prestar um serviço!
Entenda que a prestação de serviços é algo muito mais abrangente, que simplesmente reparar um veículo. Envolve o atendimento do cliente e entendimento de suas necessidades, a disponibilidade de mão de obra, a oferta de peças, a capacidade técnica, a certeza do cumprimento de todas as solicitações, o comprometimento com os prazos acordados e a combinação de valor financeiro justo pelo trabalho realizado.
É o somatório de todas essas atividades que trazem valor para o cliente, e ele em troca, remunera sua empresa por isso! Uma vez entendido esse conceito, agora fica mais fácil perceber que o seu segmento de atuação é o de “Prestação de Serviços”, e não o de conserto de carros como você imaginava no início do texto.
Leia mais sobre veículos Híbridos e Elétricos
Leia o artigo de Alexandre Costa sobre: “Por que você não bate suas metas?”