Desenvolvido para realizar a purificação dos gases de escape, o filtro DPF que equipa automóveis a diesel tem a função de recolher as partículas durante a condução normal.
A Valvoline, fabricante mundial de lubrificantes e fluidos com mais de 150 anos de história, orienta sobre a manutenção adequada desse tipo de filtro.
A limpeza é importante e pode ser feita por intermédio de incineração das partículas, se chama regeneração.
Uma outra maneira de fazer a limpeza do filtro DPF é no funcionamento normal do veículo, sendo necessário circular por um certo espaço de tempo e com uma determinada rotação para que o escapamento atinja a temperatura normal de funcionamento e efetue a queima desses gases.
O ideal para manter o filtro DPF limpo e em bom estado de conservação é usar um lubrificante próprio para isso. Ele ajuda também a manter os bicos de injeção limpos e a emissão de poluentes dentro dos limites legais.
No entanto, apesar de sua grande capacidade de trabalho e durabilidade, já que alguns desses motores ultrapassam 1 milhão de quilômetros rodados sem nenhum tipo de retífica, os propulsores a diesel têm um problema relacionado à emissão de poluentes.
A fim de proteger atmosfera de uma grande parte dos poluentes produzidos pelo funcionamento do motor, tornou-se obrigatório o filtro, DPF, um filtro de partículas de diesel. No entanto, para que o componente funcione adequadamente é necessária a sua limpeza periódica.
Em algumas picapes modernas existe um pequeno botão do lado esquerdo do painel. Ele tem uma função técnica que é a de efetuar uma limpeza desse filtro, ou pelo menos parte dela, de maneira a mantê-lo limpo e apto para uso.
No Brasil, o uso do Arla 32, que também tem um papel na redução das emissões de poluentes emitidos pelos motores a diesel, é obrigatório por lei. Mais recentemente a Jeep, montadora que produz SUVs, equipou os seus modelos com reservatório de Arla 32.
A Valvoline conta com o Advanced MST na especificação 5W30 e 5W40 que atende aos veículos a diesel equipados com o referido filtro. Com base sintética, o lubrificante evita a formação de fuligem e fósforo decorrentes da queima de combustível. Desta forma, o motor segue protegido para continuar rodando com menor emissão de poluentes e maior durabilidade. Outra recomendação é aplicar o lubrificante conforme o manual do veículo.
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