Diagnóstico e análise preventiva dos turbo

Muitos sistemas a turbo são removidos desnecessariamente acreditando-se que o mesmo esteja com algum defeito, no entanto, a causa da falha detectada (ex. vazamento de óleo, emissão de fumaça, perda de potência, consumo excessivo de combustível e óleo lubrificante) pode ser proveniente de problemas em outros componentes do veículo.

Para evitar trocas desnecessárias, dificultando a solução do problema, é necessário que se faça a verificação nos itens relacionados abaixo:

1 – Sistemas de lubrificação: Inspecione os dutos de entrada e retorno de óleo do turbo, certificando que não estejam restringindo o fluxo de óleo.

Observe o indicador de pressão de óleo, se a pressão não for registrada ou estiver abaixo da especificada para o motor, determine e corrija a causa.

2 – Pressurização: Inspecione as tubulações, mangueiras, abraçadeiras, intercooler e coletor de admissão quanto a possíveis vazamentos ou trincas que possam ocasionar perda de pressão do turbo.

Inspecione a tubulação do sistema de LDA da bomba injetora quanto a possíveis vazamentos ou trincas.

3 – Admissão: Inspecione as tubulações, mangueiras e filtro de ar quanto a possíveis danos ou restrições que possam ocasionar falhas ao turbo.

4 – Escape: Inspecione juntas do coletor de escape, borboleta do freio motor, tubulações de escape, abafadores, silenciosos e catalisadores se estão amassados ou com restrições.

5 – Respiro do Motor: Inspecione o respiro do motor quanto a possíveis restrições, o aumento da pressão no interior do Carter (Blow By) ocasiona vazamentos de óleo lubrificante pelas carcaças do turbo.

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