Considerada como a maior feira do setor de transporte rodoviário de cargas e logística na América Latina as fabricantes apresentaram na Fenatran novos produtos e serviços
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
Entre os dias 07 a 11 de novembro, aconteceu no São Paulo Expo a 23ª edição da Fenatran- Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga. Organizada pela RX Brasil, a mostra é considerada a maior do setor de transporte rodoviário de cargas e logística na América Latina.
A Fenatran retornou depois de ser adiada três anos, por causa das restrições sanitárias provocadas pela pandemia de Covid-19.
As fabricantes de caminhões, ônibus, implementos rodoviários, combustíveis, tecnologias e soluções logísticas marcaram presença expondo seus produtos, serviços e mostrando as soluções futuras.
No espaço, o visitante teve a oportunidade de conhecer caminhões elétricos e autônomos, realizar teste drive e ainda participar dos vários fóruns que discutiram o futuro da mobilidade.
Cummins
A fabricante de motores Cummins levou na Fenatran vários motores desenvolvidos para aproveitar a melhor eficiência e performance, com baixos índices de emissões e também que utilizam combustíveis verdes, igual ao hidrogênio, por exemplo. O motor Cummins X15H oferece o potencial de levar energia de hidrogênio de carbono zero para caminhões de longa distância de até 44t, com potência máxima de 530 hp (395 kW) e um pico de torque de 2.600 Nm. Este motor deve chegar ao mercado global em 2026.
Além disso, a Cummins Meritor mostrou os eixos elétricos 14Xe, o qual é produzido desde o início do ano em Asheville, na Carolina do Norte (EUA). Ele foi desenvolvido para equipar caminhões entre 12t e 24t de Peso Bruto Total (PBT). Já o17Xe foi projetado para todas as configurações de caminhões pesados e traz capacidade para suportar 44 toneladas de peso bruto combinado na versão solo, de acordo com a aplicação.
DAF Caminhões
A DAF Caminhões expos em seu estande na fenatran sua linha de motores com tecnologia Proconve P8/Euro 6. No espaço de 2.000 metros quadrados, a fabricante mostrou os caminhões DAF XF e CF, com motorizações adequadas às normas de emissão Proconve P8/Euro 6. Também trouxe para demonstração o DAF LF Electric 100% elétrico, com autonomia de 280 quilômetros. E a PACCAR Parts, responsável pelas peças genuínas DAF e PACCAR, e peças de reposição multimarcas TRP, mostrou um caminhão equipado com defletores de ar de cabine, multimidia, kit hidráulico, rodas de alumínio, iluminação de teto, entre outros produtos.
Eaton
Entre as novidades da empresa ela levou para seu estande a evolução do câmbio automatizado UltraShift PLUS MHD EVO de 10 marchas (Assista o vídeo da desmontagem e diagnóstico no Canal TV Reparação Automotiva). O lançamento equipa a família de caminhões semipesados Iveco Tector Auto-Shift nas versões 17-320, e 24-320 e 17-320 Coletor, que chegam ao mercado preparados para atender às novas exigências da legislação Euro VI – Proconve P8.
Ford Pro
Depois da reformulação dos negócios no Brasil, a Ford Motor Company, criou a Ford Pro, uma divisão direcionada a produzir e comercializar veículos voltados ao trabalho. A empresa mostrou na Fenatran 2022 três novas versões da van Transit para ampliar a linha em 2023. Entre elas está a Transit com o câmbio automático de 10 marchas, a versão Chassi e a E-Transit 100% elétrica.
FPT Industrial
A empresa mostrou o motor conceito XC13, o qual é uma evolução do FPT Cursor 13 atual. É o primeiro motor de plataforma multicombustível, o qual pode ser configurado para receber do diesel ao gás natural, isso incluindo o biometano, hidrogênio e combustíveis renováveis. Ele foi concebido em várias versões, para oferecer máxima padronização de componentes e fácil integração no veículo final. Além disso, mostrou as soluções de powertrain eletrificadas.
Iveco
A fabricante Iveco mostrou o Tector que recebeu a motorização Euro VI em todos os modelos, de 9 a 31 toneladas. A partir do ano que vem, terá novos itens de segurança e um sistema exclusivo de recirculação de gases, o Hi-SCR – sistema que dispensa o EGR (recirculação de gases). Segundo a empresa, esses avanços oferecem melhor performance e custo operacional, com 6% de redução no consumo de combustível. Já o Daily 35-160, primeiro veículo comercial Euro VI apresentado ao mercado brasileiro, recebeu aporte de alta tecnologia com foco em redução de emissões, conforto e economia. Fez o lançamento de toda a linha até 6,5 toneladas, que agrega as tecnologias da versão de 3,5 toneladas e ainda a linha Daily foi ampliada. O Daily 35-160 F1C-MAX, foi o primeiro veículo de carga com motorização Euro VI a alcançar a marca de mil unidades produzidas no Brasil no primeiro semestre deste ano. A outra novidade foi a estréia da versão Hi-Matic, que traz pela primeira vez para o segmento, no mercado nacional, a transmissão automática de 8 velocidades. O público visitante da Fenatran também conheceu o eDaily elétrico.
Jac Motors
A JAC Motors aumentou consideravelmente sua família de veículos comerciais 100% elétricos e todos eles disponíveis para venda. Com PBT de 18 toneladas, ou 26 ton (com 3º eixo), ela mostrou o JAC E-JT 18, ele terá versões urbana e rodoviária, com variação de carga de bateria e autonomia. Ainda no espaço, a nova geração da picape JAC E-JP 8 possui 65 kWh de carga de bateria, motor com 204 cv e 295 Nm de torque, permitindo autonomia de 330 a 400 km.
O já conhecido Furgão JAC E-JV 7L com autonomia de 300 km, o motor elétrico é de 200 cv. A participação ainda incluiu os caminhões 100% elétricos JAC iEV1200T (PBT de 7,5, 8,5 ou 9,5 ton) e o JAC E-JT 12,5 (PBT de 12,5 ton).
Librelato
A Librelato, uma das maiores implementadoras do Brasil, levou para a mostra o novo Furgão Lonado Multiuso da série Evolut, mostrou a tecnologia Fleetsense, criada para tornar a gestão de frotas mais prática e integrada. Também apresentou as placas fotovoltaicas para geração e armazenamento de energia elétrica. Essa energia pode ser utilizada de diversas formas, desde a alimentação do sistema Fleetsense do implemento, sem o cavalo mecânico acoplado, até o fornecimento de energia para recarga da bateria do caminhão e o Rodotrem Basculante da série Evolut.
Mercedes-Benz
A Mercedes-Benz lançou a nova linha de caminhões Accelo, Atego, Actros e Arocs, programados para o mercado a partir de 2023 com os motores BlueTec 6 compatíveis com a norma Proconve P8, equivalente ao Euro 6. Ela apresentou ainda o primeiro caminhão de Nível 4 (SAE) de automação no Brasil, o Atego 1730 100% Autônomo, o qual já está em operação na fábrica de produtos de limpeza Ypê. Exibiu também o extrapesado eActros elétrico, o qual veio diretamente da Alemanha, o Actros 2651 “Estrelas Delas”, na cor rosa, que é utilizado pelo Movimento “A Voz Delas” e ainda as novidades em peças e serviços.
Scania
A Scania levou para seu espaço os lançamentos que farão em 2023. Para atender aos requisitos da nova lei de controle de emissões do Proconve P8, a fabricante terá duas novas famílias de motores. Uma chamada de P8, e a gama Super, com novo e exclusivo trem de força, o mais eficiente e econômico já desenvolvido pela empresa sueca. Ambas vão substituir os atuais motores Euro 5 e serão utilizadas nas cabines P, G, R e S da Nova Geração de caminhões, que foi lançada no Brasil em 2018. O ‘Super’, como foi batizado o novo trem de força lançado na Europa em novembro de 2021, já é reconhecido como o mais eficiente e econômico da categoria. A marca também estréia o novo freio de liberação de compressão CRB e novas tecnologias do sistema ADAS 2.0.
Randon
Tradicional fornecedora de implementos para o segmento de transportes, as empresas Randon, que reuni um conglomerado que atua em várias segmentos, inclusive o de autopeças para veículos leves, investe na eletromobilidade. Ela mostrou o e-Sys, sistema de ação auxiliar elétrico regenerativo, da marca Suspensys. Além disso, apresentou a nova suspensão pneumática Unisys, para implementos rodoviários, e a suspensão Full Air, com capacidade superior de absorção. Já pelos lados da Master Sistemas Automotivos a novidade em nanotecnologia foi a aranha de freio (spider) desenvolvida com partículas de nióbio.
Volkswagen Caminhões e Ônibus
A VWCO anunciou a venda dos primeiros 20 veículos autônomos da fabricante e também revelou o modelo conceito VW Meteor Optimus, o qual tem potencial para economizar até 8% de combustível. Além disso, promoveu o lançamento oficial dos mais de 30 modelos de caminhões que irão chegar ao mercado em 2023.
Volvo
A Volvo trouxe para a Fenatran 2022 o FM Electric, caminhão pesado 100% elétrico com autonomia de até 300 quilômetros. Ainda não há data de início de comercialização no Brasil. Mas, a marca promete que em breve, o modelo participará de testes com transportadores brasileiros em diferentes operações. Ainda ampliou o plano de manutenção, agora denominado Planos de Serviços Volvo e ainda ofereceu condições especiais para aquisição de caminhões, como prazos mais longos, financiamento de até 100% dos bens e carência de até seis meses, além de ofertas especiais de seguros e consórcio. Ainda exibiu os novos FH, FM e FMX Euro 6, os quais serão fabricados a partir de 2023 com motores de 380cv, 420cv, 460cv, 500cv e 540cv.
ZF
A ZF é uma das maiores desenvolvedoras de tecnologias para veículos do mundo. Na Fenatran 2022 apresentou a tecnologia para carretas iEBS, uma evolução do EBS (Electronic Braking System – Sistema de Frenagem Eletrônico), trata-se de uma plataforma inteligente que atua no sistema de freios das carretas. Entre as soluções de eletrificação apresentou o CeTrax 2ª geração, um sistema que possui um ou dois motores elétricos de alto desempenho, além de inversores de carboneto de silício e transmissão de três velocidades totalmente integrados ao motor. Já o OnGuardMAX é um sofisticado sistema de ADAS da ZF que funciona por meio de radares, câmeras, sensores e softwares que conseguem detectar a presença de pessoas, animais ou objetos perigosos no meio da estrada. Além disso, na linha de transmissões levou a PowerLine, que estará homologada ainda em 2022. É uma versão automática de 8 marchas, para veículos até 24 toneladas de peso bruto total combinado (PBTC). Equipada com conversor de torque, que exerce o papel da embreagem durante a partida do veículo, a ZF PowerLine é especialmente indicada para aplicações urbanas, onde o “anda e para” é uma constante.