fbpx

Faça um Checklist dos balconistas que são essenciais para a sua oficina

Olá oficineiros e oficineiras do Brasil! Escrevo aqui e compartilho com vocês dicas inspiradas no meu trabalho diário em auxiliar e tornar a sua oficina ainda mais lucrativa. Para esta edição, quero homenagear os profissionais que nos auxiliam a elaborar o checklist diário da oficina. Pode ser dentro da oficina, ou, fora dela. Me refiro ao balconista de autopeças. Seu dia, comemora-se em 26 de novembro. Você tem um profissional que virou seu amigo neste meio? Então, vem junto!

O checklist está diariamente ao lado do reparador. Seu papel é colaborativo, essencial, técnico e de muita responsabilidade. Muitas vezes, ele é pura informação, orientação e inúmeras vezes, solução. Não importa a complexidade da manutenção. O fato é que ele fará parte dela. E quantas histórias podemos relembrar… Muitas vezes é o mensageiro de “boas novas”… novas oportunidades, novos conhecimentos… A parceria diária de dividir os probleminhas, “quebrar os galhos”. Quem não tem uma história junto a um balconista de autopeças? Muito presente aqui comigo, as histórias junto a um deles, que o COVID levou. Quantas lembranças boas. Quanta admiração…

Algumas vezes não o conhecemos pessoalmente. Pela voz criamos um personagem: é alto, baixo, magro, gordinho, jovem, ou não. Agora na era digital, traçamos também um perfil: é tecnológico, é atrapalhado, é tradicional, gosta de figurinha, é divertido, é sério, é atencioso. Os profissionais que gostam de um relacionamento mais humano, lembram da data de aniversário, dos dias especiais. Perguntam sobre a família. Até porque acabam nos conhecendo e percebem quando não estamos nos melhores dias e momentos.

Nosso dia é compartilhado com ele. Logo após diagnosticarmos o serviço, levantamos os componentes a serem substituídos. Então, solicitamos a cotação. Cada um de nós, pelo seu canal preferido, mas, o balconista, atende por todos os possíveis e disponíveis a ele. O dia todo on line e ainda demora na resposta?! Então, tenho que lembrar que não é somente a minha cotação que ele está respondendo. O fato é que conto com o trabalho e com a agilidade dele diariamente.

Contamos com ele, para agilizar nosso serviço. A informação: cliente aprovou, pode mandar! Também é comemorada. Vibra conosco! Conhece os veículos que atendemos e em alguns casos, até quem são nossos clientes. Quando as peças estão demorando pra chegar, é o primeiro a ser questionado e até cobrado por isto. E normalmente, ele nos entende e nos auxilia neste processo. Ele sabe que faz parte da nossa rotina diária.

Para esta edição, eu fiz um checklist dos profissionais que eu preciso ao meu lado. E o balconista de autopeças está no topo da lista e da checagem diária. E por isto, quero homenagear o que fez parte da nossa história de empresa familiar. Passou a conhecer cada um de nós. Vibrava com as conquistas. Comemorava e também auxiliava com os aprendizados das derrotas. Na pessoa dele, esta homenagem aos nossos colegas e amigos essenciais na reparação automotiva. Fernando de Souza, tua estrelinha ilumina muitos clientes que você transformou em amigos. Somos gratos por tua trajetória curta e intensa. Te envio o de sempre: Um beijo no coração!

Confira todas as edições da Revista Reparação Automotiva.


Karine Quinjalmo – Rainha das Oficinas
Mãe do Enzo
Consultora especialista na gestão de oficinas
Mentora de soluções em sistemas para a reparação automotiva
Influencer para o segmento
@karinequinjalmooficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *