No decorrer dos últimos anos, a transmissão automática se tornou uma realidade no cenário automotivo brasileiro, estando hoje disponível em veículos até então tidos como populares ou de preço acessível ao público em geral, como é o caso do câmbio automatizado do Chevrolet Meriva.
Este item de segurança e conforto tem conquistado diariamente a predileção de um número cada vez maior de usuários que apostam na tecnologia para uma direção mais confortável e prazerosa.
Entre os veículos mais utilizados hoje, a Chevrolet Meriva ocupa lugar de destaque, e é dela que vamos falar, com seu câmbio automatizado.
A GM do Brasil introduziu há pouco tempo no mercado a Meriva com câmbio automatizado, denominado EASYTRONIC. Ele é um sistema de transmissão mecânica automatizado através de componentes elétricos e eletrônicos. Você perceberá que o sistema Easytronic dispõe de algumas vantagens em relação à transmissão automática convencional, presente em alguns modelos de maior preço. (figura 1)

As vantagens do sistema Easytronic em relação à transmissão automática convencional são:
• Valor acessível.
• Menor consumo de combustível.
• Utilização variando entre sequencial e automatizado.
• Menor peso do conjunto.
CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA EASYTRONIC
O sistema Easytronic é um sistema eletro-eletrônico que equipa a transmissão manual AF-17 permitindo a troca automatizada de marchas, controlando o acionamento da embreagem durante as partidas, mudanças de velocidade e parada do veículo. O Easytronic é um projeto moderno, desenvolvido conjuntamente pela General Motors e LUK Embreagens.
É possível alternar as marchas entre as funções automatizada e sequencial, mesmo que o veículo esteja em movimento. Quando o veículo parar, o sistema é automaticamente desativado, evitando assim que o motor “morra”.
O ajuste do sistema foi efetuado de forma que não ocorram solavancos incômodos e nem desgaste excessivo da transmissão, mesmo quando o veículo é dirigido no modo esportivo. (Figura 2)

FUNCIONAMENTO DO SISTEMA
Para dar a partida no motor, será necessário que:
• A alavanca de mudanças de marchas esteja na posição neutra “N”.
• O pedal de freio esteja pressionado.
• A ignição esteja ligada.
Caso seja exibida a letra “N” no painel de instrumentos, mova a alavanca para a posição de condução “A/M”.
Será exibida a letra “A” no visor digital, nesse momento passa a funcionar o modo automatizado de mudança de marchas. Para mover o veículo, basta liberar o pedal de freio e acelerar, pois o sistema Easytronic gerenciará automaticamente as mudanças de marchas, inclusive, caso seja necessário parar o veículo. Neste modo de operação, o comportamento do veículo é similar ao de um veículo equipado com transmissão automática.
Observação: O veículo não é equipado com pedal de embreagem.
Para mudar do modo automatizado para sequencial, basta puxar a alavanca para a esquerda ou movê-la para + ou -, imediatamente será exibida a marcha correspondente no visor digital. A partir deste momento, será necessário acionar a alavanca para a posição + ou – para mudar de marcha.
A solicitação de troca de marcha pode ser efetuada a qualquer momento, porém o sistema somente permitirá tais trocas caso a rotação do motor e a velocidade do veículo estejam compatíveis com a marcha comandada.
Exemplo: Caso a marcha aplicada seja a 2ª a uma velocidade de 15 km/h em uma subida e o motorista comande uma 3ª marcha, o sistema não permitirá a troca e também não memorizará a intenção de troca de marcha.
Caso o veículo esteja em uma 3ª marcha e o motorista continue acionando o acelerador sem comandar a mudança para 4ª marcha, o sistema não mudará de marcha, porém o sistema de injeção efetuará o corte da injeção para proteger o motor contra sobregiro.
ALAVANCA SELETORA EM “R”
Para engrenar a marcha à ré é necessário que o veículo esteja totalmente parado.
Acione o gatilho localizado na alavanca seletora de marchas e puxe-a para trás, sendo que neste momento será exibida a letra “R” no visor digital.
Caso a marcha à ré seja solicitada involuntariamente com o veículo em movimento, a letra “R” irá piscar no visor indicando a solicitação, e isto poderá danificar o sistema, portanto, é recomendado que o veículo esteja parado ao ser solicitada a marcha à ré.
(Figura 3)

MODO ESPORTIVO
No modo automatizado Esportivo, as trocas ocorrerão com maior rotação do motor e com menor frequência em função das mudanças no pedal do acelerador, buscando assim, a melhor condição de dirigibilidade para o motorista, que deseja conduzir esportivamente. Ainda neste modo, os desacoplamentos e acoplamentos da embreagem serão mais firmes.
No modo Esportivo, o Easytronic fará o acoplamento da embreagem mais rapidamente para se adequar à maneira mais esportiva de condução.
Quando o motor é desligado, o modo Esportivo será automaticamente desabilitado. (Figura 4)

No visor do painel de instrumentos (digital) serão exibidas as seguintes mensagens:
(Figura 5)

Uma indicação piscando é sinal de erro de operação. Isto pode acontecer nos seguintes casos:
• Troca de posição “N” para a posição de condução (A/M) sem pressionar o pedal de freio, com o motor em funcionamento,a letra “N” ou o n.mero da marcha engrenada irá piscar.
• Ao dar partida no motor com a alavanca na posição “N” sem pressionar o pedal de freio, a letra “N” irá piscar.
• Solicitação de engate da marcha à ré com o veículo em movimento, a letra “R” irá piscar até que o veículo esteja totalmente parado e o sistema Easytronic complete a operação de engate da ré.
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