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Manutenção de veículos premium

Olá, amigo reparador, mais um ano que termina, gerando momentos de retrospectivas e as expectativas sempre surgem a cada fim de período. Lembrando que neste mês de dezembro comemoramos no dia 20, o dia do mecânico, o dia do reparador automotivo, fica aqui nosso grande abraço e parabenização a você que se dedica a esta nobre profissão. Nesta edição especial de fim de ano, trazemos um tema oriundo de algumas perguntas que são feitas em nossos canais e redes sociais: O QUE É PRECISO PARA TRABALHAR COM VEÍCULOS PREMIUM?

O que é um veículo Premium?

1- Veículo com um pacote de tecnologia de ponta embarca,

Até mudaria o título, pois hoje até veículos populares, os veículos de entrada, estão dotados de sistemas embarcados tão avançados que, se o reparador automotivo não estiver preparado acarretará vários erros de manutenção. Vamos entender um pouco deste processo de adequação para atender a Linha Premium.

2- Designer sofisticado,

3- Acabamento de materiais nobres e diferenciados,

4- Dotados de Inovação para sua época.

5- Construído por componentes de alta resistência e performance

Essa lista pode ser acrescida de vários itens a mais. Estes já são suficientes para entendermos a diferença entre um veículo premium e um veículo dotado de acessórios de conforto. Um exemplo de veículo premium, apesar de parecer comum é o Fiat 500 Polonês:

Apesar de parecer um carro popular devido ao tamanho, talvez alguém até julgue que ele não seria premium por ser da marca FIAT, mas sim ele é um veículo premium, segue a regra básica de definição dos premium. O 500 polonês tem acabamento, tecnologia e performance diferenciada de seu irmão nacional ou mexicano.

Para a oficina atender esta linha de veículos, precisa seguir alguns passos:

1º- Passo -Treinamentos específicos para sua equipe,

Equipe treinada, qualificada para atender a demanda é crucial, aqui deixamos a ressalva:

Treinamento é diferente de palestras técnicas:

Treinamento é específico e dedicado ao tema, palestras são apresentações de conteúdos diversos e curta duração.

2º Passo -Equipamentos de Ponta

AUTEL MAXYS 909
TOPDON PHENIX                                 

Equipamentos de ponta, atendem as tecnologias embarcadas nos veículos, sobre tudo que tenham homologações junto aos fabricantes.

Um equipamento de ponta, acessa todos os módulos e tem funções específicas para a correta manutenção dos veículos premium.

Na tela do scanner Maxys 909

Da Autel, podemos ver toda a topologia gráfica da rede comunicação de dados do MB CLA200 2018, bem como identificar quais módulos apresentam falhas registradas, rapidamente, além de recursos como assistência ao reparo, onde apresenta várias telas indicando o passo a passo de cada análise a ser executada.

3º Passo – Assinatura de Biblioteca Técnica Atualizada

Aqui na General Tech, mantemos a assinatura e atualização da SIMPLO, que além de fornecer conteúdo atualizado, o suporte técnico de fornece material extra caso seja necessário. Existe um mito, que só no Brasil se cobra por informação técnica, pois no exterior também é pago, as vezes se encontra algum material antigo ou pirateado na web, porém não é um material digno e não possui suporte algum.

4º Passo – Assinatura dos portais de montadoras

Já tratamos deste tema em edições passadas, onde apresentamos no início a chegada da SGW – Security Gateway na linha FCA.

Hoje as montadoras disponibilizam aos reparadores independentes, o acesso a serviços autorizados mediante a assinatura, subscrição em seus portais, que são pagos, e as fabricantes de equipamentos para diagnóstico precisam homologar junto as montadoras. Os exemplos que apresentamos nesta matéria são todos homologados.

Exemplo de portais para assinatura:

TOPIX – Jaguar Land Rover,

Stellantis – Jeep, Fiat, Peugeot, Citroen, etc.

Entre outros, cada montadora lhe concederá o acesso, após pagar pela subscrição, fará os serviços que são bloqueados de acesso livres. Como exemplo, apresentamos um acesso do Jeep Renegade 2019 com SGW, onde utilizamos os Scanners da  Autel,  Maxys 909 e o DS 808, para demonstração do Acesso:

Gravamos uma vídeoaula em nosso canal no YouTube, onde você poderá ver todo o processo do acesso realizado, segue o link de acesso:

Scanner conectado ao veículo, de forma segura e correta, com acesso a internet, ele pedirá o login no portal da montadora:

Após logar ao portal, o acesso fica liberado no seu scanner para realização de todos os serviços no veículo.

5º Passo – Fornecedor de equipamentos de ponta, com suporte técnico e suporte a garantia dos equipamentos.

Quem nos fornece os equipamentos de última geração, com garantia e suporte técnico de ponta, é a GYNPROG de Goiânia (GO). Você reparador precisa levar em conta quando vai investir em equipamentos alguns detalhes primordiais:

1º- Porte da empresa fornecedora. Por quê?

Temos vários relatos de amigos que compraram por importação direta, por fornecedores paraquedistas, aqueles que vivem apenas de oportunidades, por se tratar de investimentos altos, o seu fornecedor precisa ser uma empresa sólida e de capital elevado, pois no caso de uma eventual garantia, há como recebê-la. É muito triste quando recebemos relatos de amigos que ficaram no prejuízo devido o fornecedor não ser idôneo.

2º Suporte Técnico

O suporte técnico é essencial, pois são muitas as informações necessárias para uso de equipamentos avançados, é preciso que a empresa tenha uma equipe preparada para auxiliar o nosso trabalho.

Chegamos ao fim desta edição, desejando a todos um feliz Natal, um 2023 próspero, que as adversidades não sejam barreiras para seu desenvolvimento como reparador automotivo a cada dia.

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