As festas de final de ano e as férias de verão estão chegando, época que muitas pessoas escolhem para viajar. Mas, para evitar dor de cabeça com paradas inesperadas do veículo ou até mesmo que ocorra algum acidente, é fundamental não se esquecer de fazer a manutenção automotiva preventiva. Um dos itens essenciais para fazer uma boa revisão é o freio. “O sistema de freio merece atenção especial na hora da revisão já que está associado à dirigibilidade e à segurança no trânsito”, alerta Marlon Fischer, Gerente Comercial Aftermarket da Fremax.
Alguns sinais podem indicar que o sistema de freio está com problemas. Fischer. pontua alguns indícios de comprometimento no freio, entre eles, pedal baixo proveniente de vazamentos de fluido de freio ou desgaste excessivo de pastilhas; pedal pesado devido a dano no servo freio; ruído ao pisar no freio motivado por desgaste das pastilhas; trepidação na frenagem originada pelo empenamento do disco de freio e perda de eficiência na frenagem que pode estar relacionada a diversos fatores, perda de pressão no sistema, baixa qualidade de peças, entre outros.
A recomendação, mesmo que não tenha alguns desses sinais, é levar o veículo a oficina de confiança para conferir o estado dos componentes, como discos, pastilhas, cilindro mestre, tambor, servo freio e fluido, para ter uma viagem tranquila. Caso necessite de troca, é importante adquirir peças de qualidade e de marcas tradicionais do mercado.
Fabricados com liga metálica de alto teor de carbono, os discos e tambores de freio Fremax são altamente resistentes. O Carbon Plus confere alto teor de carbono, dissipando o calor de maneira eficiente no sistema de freio, garantindo melhor desempenho nas frenagens e maior vida útil aos freios.
O acabamento das peças Fremax Painted Disc, com pintura inovadora do disco e tambor que suporta 600ºC de temperatura, protege contra a ferrugem, além de preservar a estética.
Os discos e tambores também contam com a tecnologia Ready to go, camada de óleo protetivo que dispensa a limpeza do disco ou tambor antes da aplicação, além de não contaminar as pastilhas e as sapatas, economizando tempo na manutenção do sistema de freio.
Há ainda o Stop and go, acabamento com ranhuras concêntricas, que assegura um melhor e mais rápido assentamento das pastilhas ou lonas de freio, reduzindo ruídos e vibrações após a manutenção dos freios.
Recentemente, a Fremax também apresentou a tecnologia Safety Check, um indicador que permite verificar o nível de desgaste para detectar o momento certo de substituir a peça.
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