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Montagem do eixo traseiro de caminhões

Dicas práticas para a montagem correta do eixo traseiro em veículos pesados:

1- LIMPEZA DA CARCAÇA DO DIFERENCIAL

COMO FAZER?

Lavar com liquídos NÃO CORROSIVOS todas as partes internas, galerias, nervuras e principalmente a parte interna do tubo da carcaça (canela) e cubo de roda.

POR QUÊ FAZER?

Os componentes internos do diferencial sofrem desgastes normais pelo tempo de uso e principalmente no contato entre os dentes do conjunto coroa e pinhão acumulando limalhas que circulam junto com o óleo lubrificante dentro de todo o eixo ocorrendo o acúmulo nas áreas de contatos.

Mas realizando a limpeza de todo o eixo e a manutenção preventiva aumentará o tempo de vida útil de todos os componentes.

2- AJUSTE DA CAIXA DE SATÉLITES

COMO FAZER?

Ajustar a folga entre dentes dos satélites e planetárias com a folga normalmente usada de 0,30 a 0,40mm, utilizando arruelas para as planetárias que são fornecidas em diversas espessuras para o ajuste.

POR QUÊ FAZER?

Caso não seja feito o ajuste poderá ocorrer o desgaste prematuro dos dentes dos satélites e planetárias como também o travamento do jogo de reparo devido à interferência de contato, a quebra dos componentes e danificações generalizadas na caixa de satélites.

3- REGULAGEM DA PROFUNDIDADE DO PINHÃO

COMO FAZER?

Instalar o pinhão no eixo já com os rolamentos montados, sem colocar os calços para o ajuste, verificar a distância utilizando o gabarito de montagem especificado com o relógio comparador, em seguida subtrair a medida encontrada da distância especificada para definir a espessura dos calços que serão utilizados na montagem. Somar mais 0,05mm para o esmagamento dos calços no momento do aperto.

POR QUÊ FAZER?

Para posicionar corretamente o contato dos dentes do pinhão com a coroa deixando na posição ideal de trabalho conforme gravação determinada para o conjunto. Quando o contato trabalha fora da posição ocorre o ruído de engrenamento devido ao deslocamento do contato entre os dentes, além do desgaste prematuro e desprendimento da camada de dureza.

4- NUNCA MISTURE O ÓLEO LUBRIFICANTE

COMO FAZER?

A lubrificação deve ser feita de acordo com o tipo de óleo especificado e homologado pelo fabricante do veículo, respeitando os intervalos da troca de óleo, sem misturar óleos diferentes.

POR QUÊ FAZER?

Para garantir o bom desempenho do veículo, manter a lubrificação, temperatura dos componentes na condição ideal de trabalho e aumentar a durabilidade das peças. As trocas devem ser obedecidas de acordo com as instruções do manual do veículo e não se deve misturar os óleos pois eles contém aditivos próprios.

Confira mais dicas técnicas sobre a linha pesada no portal da Revista Reparação Automotiva.

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