Mau funcionamento do sistema de exaustão provoca aumento do consumo de combustível
“O escapamento, composto por peças interligadas, forma o sistema de exaustão de um automóvel – tubo dianteiro, catalisador, silencioso intermediário e silencioso traseiro”. A função desses componentes é filtrar e reduzir a emissão de gases provenientes do motor, assim como controlar seu ruído. Quando danificado, a substituição pode ser parcial, ou seja, apenas algumas das partes que compõem o sistema podem ser trocadas.
A vida útil dos escapamentos originais é de cerca de dois anos, pois com o tempo de uso é natural a deterioração. O mau funcionamento do sistema de exaustão colabora com o aumento direto do consumo do combustível, além de causar uma mudança nas taxas de contra-pressão, que provocam alterações no sistema de injeção, arraste de óleo do motor e desgaste prematuro de peças. Além disso, é prejudicial à saúde já que irá comprometer a conversão de gases.
O gerente de Engenharia e Qualidade da Mastra Indústria e Comércio, fabricante de Escapamentos e Catalisadores, Valdecir Rebelatto, responde às principais dúvidas dos consumidores sobre o sistema de exaustão automotivo.
O gerente de Engenharia e Qualidade da Mastra Indústria e Comércio, fabricante de Escapamentos e Catalisadores, Valdecir Rebelatto, responde às principais dúvidas dos consumidores sobre o sistema de exaustão automotivo.
O que fazer quando o carro apresentar excesso de ruído?
Dirigir-se imediatamente a um centro automotivo ou loja do ramo para um diagnóstico do sistema de exaustão.
Quando fazer a substituição do escapamento?
Quando notar alterações no nível de ruído do veículo, caracterizado por sopros de gases, chocalhos no catalisador, som estridente, ressonâncias ao trocar marchas, entre outras, e também quando sentir que o veículo está com baixo rendimento (amarrado) ou com excesso de consumo de combustível, é recomendável checar o sistema de escape.
Qual a causa dos vazamentos de gases e qual a solução para o problema?
Quando há vazamentos de gases, o escapamento já se rompeu e ocorre um desvio do fluxo de gases, afetando o nível de ruído (sopro), assim como o consumo do veículo através da alteração da taxa de contra- pressão de trabalho do motor. Somente com a troca do elemento danificado se resolve o problema.
Quais são as causas mais comuns da vibração da carroceria?
Normalmente quando ocorre vibração no chassi do veículo, ela é proveniente do contato do escapamento com a estrutura da carroceria, ou seja, escapamento mal instalado ou com defeito de roteiro. Neste caso, é necessária a substituição ou o realinhamento do elemento envolvido.
O que provoca a quebra do sistema de exaustão ou do tubo do motor?
As quebras ocorrem basicamente em função de pancadas em lombadas, falta de manutenção nos coxins sobrecarregando os demais suportes e a instalação incorreta (instalação tensionada).
Por que ocorre o aquecimento do assoalho do carro? Normalmente, nos casos mais críticos de transmissão de calor pelo escapamento, as montadoras já instalam no assoalho do veículo um defletor de calor que funciona como uma barreira de proteção ao assoalho. Porém, em diversos casos, esta barreira não é suficiente para a função e por isso alguns escapamentos também são fabricados com defletor de calor.
O que fazer quando ocorre a quebra de suportes, abraçadeiras e coxins?
Para evitar o agravamento dos danos que vão ocasionar quebras maiores, é recomendável proceder a troca do elemento danificado imediatamente.
Por que não é recomendado soldar partes do sistema de escapamento?
A corrosão do sistema de escapamento ocorre de dentro para fora, ou seja, a quebra é consequência de danos na estrutura interna dos abafadores e silenciosos e, portanto, soldar o local rompido não é suficiente para que o fluxo de gases internos seja direcionado da maneira correta, isto afeta do mesmo modo a taxa de contrapressão de trabalho do motor. Além do mais, os serviços de solda não são suficientes para dar durabilidade contra corrosão no local.