fbpx

Baterias Automotivas e as tecnologias embarcadas

A bateria errada causa problemas sérios e prejuízos para o dono do veículo. Saiba mais sobre baterias automotivas e as tecnologias embarcadas

Baterias para veículos premium

Olá, amigo, tudo bem? Vamos a mais uma edição da Revista Reparação Automotiva, em nossa Coluna Elétrica, onde apresentamos casos reais vividos na oficina, em consultorias e treinamentos automotivos.

Em edições anteriores entre março de 2021 a 2022, trouxemos artigos, com informações sobre Baterias Automotivas, ou Acumuladores de Energia, onde apresentamos as diferenças entre os modelos de baterias, suas construções e tecnologias que atendem. Pois bem, ainda vivemos, mesmo recebendo informações diárias, treinamentos, marketing, nas redes sociais, canais como YouTube, Telegram e outros, veículos com problemas causados por aplicação errônea das baterias automotivas.

Vamos partir do seguinte princípio para a correta aplicação:

Bateria TFS – Bateria EFB – Bateria AGM

TFS – aplicada em veículos nacionais até 2015. Sem Start/Stop, sem Sensor Inteligente de Controle da Bateria, sem alternador eficiente ou Inteligente, também chamado de Alternador pilotado,

EFB – aplicada em veículos nacionais, importados, com ou sem a tecnologia Star/Stop, que possuem Sensor Inteligente de Controle da Bateria, Alternador Pilotado,

AGM – aplicada a veículos premium, importados desde 2005, em algumas montadoras como Mercedes-Benz, BMW, AUDI, PORSCHE, VOLVO, JAGUAR LAND ROVER, entre outras. 

Atualmente algumas montadoras, consideradas nacionais tem adotado tecnologias maiores em seus veículos, necessitando assim, aplicar baterias EFB ou AGM.

BATERIA AUXILAR

Alguns veículos premium, trazem em sua arquitetura eletroeletrônica, a necessidade da aplicação de uma bateria auxiliar, estas são de tecnologia AGM, não podendo ser ignoradas, nem adaptadas, pois os prejuízos podem exceder a casa dos R$5.000,00.   

Bateria Auxiliar

Veículos com Baterias auxiliares, quando danificadas, acusam alguns erros como:

B10A613 Entrada de energia da bateria auxiliar, Falhas Eléctricas Gerais, Circuito aberto,

• U110400 Comunicação interrompida com o módulo de comando da climatização (CCM), Informação Falha Geral, Sem informação de subtipo,

• U132A87 BBS (Avisador acústico alimentado pela bateria), Falhas Mensagem / Sinal Bus, Mensagem em falta,

• U2C6992 Invalid signal received from another control module, Falhas Nos Componentes, Funcionamento ou operação incorreta,

• U300362 Tensão Da Bateria, Falhas Baseadas No Algoritmo, Falha de comparação do sinal,

Esses erros, foram capturados em um veículo Volvo 

XC60 2021, onde vários erros, no total de 15 DTC’s relacionados a funcionalidade dos módulos eletrônicos, principalmente aos de controle de segurança do veículo.

Equipamentos necessários para trabalhar com as novas tecnologias em acumuladores de energia, ou simplesmente, Baterias Automotivas

Todos os equipamentos que utilizamos, compramos com fornecedor oficial, pois o investimento que a oficina faz, ou fará, deve ter fornecedores idôneos, com suporte técnico e financeiro. Alguns leitores entram em contato, dizendo que importaram produtos similares, que apresentaram defeitos, qual o caminho para obter cobertura de garantia. Para não passar por problemas assim, indicamos a GYNPROG, empresa sediada em Goiânia, nossa fornecedora oficial de equipamentos de Diagnósticos Automotivos, você pode entrar em contato pelo Site ou pelos telefones disponibilizados nele: https://www.gynprogloja.com.br/

Equipamentos

Apenas 2 equipamentos hoje indispensáveis:

1. Scanner de Carga e Partida, ou como muitos o chamam, Analisador de Baterias.

Com o BT 608 da AUTEL, Scanner de Carga e Partida, você analisa:

1. Todos os tipos de Baterias,
2. Motor de Partida,
3. Alternador 

Veja o exemplo de análise feita:

No teste acima, analisamos a bateria principal de outro Volvo XC60 2015, onde indica Bateria carregada, alternador e motor de partida perfeito, porém seu estado de Carga (SOC), apenas em 39%. O veículo estava com aplicação de bateria errada, uma Bateria TFS, onde este se aplica a Bateria EFB ou AGM.

1. Estação Analisadora e de Recarga de Baterias Inteligente, GYSFLASH.

Assista em nosso canal do YouTube a apresentação destes equipamentos e outros:

A estação de análise e recarga inteligente faz-se necessária em toda a manutenção dos veículos com grande tecnologia embarcada, o Land Rover por exemplo, em momentos de recolhimento das pinças de freios traseiros, já informa na tela do scanner que deverá ligar a fonte mantenedora ao sistema, não se assuste, um Land Rover Evoque, apenas em processo de análise de falhas com scanner, ela puxa até 85 amperes de carga. A falta de uma estação GYSFLASH, poderá levar a bloqueios irreversíveis aos sistemas eletrônicos.

Bom meu caro amigo leitor, para encerrar esta matéria, peço-lhe que olhe bem para este painel:

Painel do AUDI A3 1.4 TSFI, ano 2016, aquelas duas luzes amarelas, a esquerda.

Aqui, começou a saga de um cliente!

Este veículo chegou na nossa oficina, para realizar um diagnóstico, pois já havia 6 meses que o cliente estava buscando recurso para resolver o problema de seu veículo, onde indicaram que ele deveria substituir dois sistemas do seu carro, pois estes eram os defeitos encontrados:

• A Coluna de Direção Assistida Eletricamente,
• Mecatrônica do Câmbio Automático.

Analisamos todos os parâmetros com Scanner, Rede CAN com Osciloscópio, e como todo sistema eletrônico é alimentado por bateria, analisamos a bateria. 

Conclusão:

Todo o erro estava na bateria, que danificou o SENSOR IBS, instalação de uma bateria TFS ao invés da BATERIA AGM. Assim suas idas e vindas às oficinas eram porque o veículo não tinha mais o controle de carga da bateria, causando falhas na Rede de Comunicação de Dados- CAN BUS.

Encontrou este terminal de bateria, que tem dois fios saindo por um conector, então saiba que este é o SENSOR INTELIGENTE DE BATERIA! Mesmo o veículo não sendo Start/Stop, tem o sensor presente, instale uma Bateria EFB. 

Encerramos assim esta matéria, e convido a você, reparador, leitor, que acompanhe todas as páginas dessa revista, pois a cada mês muita informação técnica para o desenvolvimento profissional.

Até a próxima!

Confira todas as edições da Revista Reparação Automotiva.

Leandro Marco
Professor de manutenção automotiva, graduado em Produção Mecânica Industrial, Mecatrônica Automotiva, Pós Graduado em Engenharia de Manutenção Automotiva, atua na reparação automotiva há 34 anos, proprietário da General Tech, Oficina de linha Premium em Uberaba MG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *