A troca do cilindro mestre do Volkswagen Fox 2009 exige atenção. É necessário avaliar todo o sistema, verificar qual é a peça de acordo com o sistema e também no uso do fluido
Por: Edison Ragassi/ Texto técnico: Eduardo Guimarães/ Fotos: Wanderlei Castro
O cilindro mestre é parte do sistema de freios e um importante componente de segurança do veículo. Sua função é a de pressurizar o fluido, ou seja, ele aciona a pressão hidráulica dos freios, bem como distribui para todo o sistema. Por isso, é fundamental que a peça esteja em boas condições para garantir eficiência na frenagem.
O principal sintoma de que é necessário realizar a troca do cilindro mestre, ocorre quando o pedal do freio baixa. Isso provoca a perda da eficiência na frenagem.
Porém, antes de condenar a peça é necessário realizar uma vistoria no veículo. “Antes de realizar a troca, verifique os pontos onde é possível surgir vazamento, como as tubulações, os flexíveis, pinças e os cilindros das rodas traseiras. Ao constatar que não há vazamentos nestes componentes, e o vazamento é no cilindro mestre é preciso substituir”, explica Eduardo Guimarães, supervisor técnico da Controil.
Porém, antes de iniciar o procedimento de substituição, o supervisor técnico alerta. “Sempre antes de comprar a peça para fazer a substituição é necessário verificar qual é o sistema de freios do veículo. Neste caso por exemplo, para o VW Fox 2009 há duas versões de cilindro mestre, um para o que utiliza ABS e outro para os modelos sem ABS.Também é importante substituir todo o conteúdo do fluido de freio, respeitando a especificação da fabricante do veículo e realizar a sangria do sistema”.
As ferramentas para fazer a troca do cilindro mestre são comuns nas oficinas, ou seja, não é necessário ferramentas especiais. “As ferramentas necessárias para a troca do cilindro mestre e fazer sangria são, as chaves fixas 11 mm e 13 mm, uma mangueira com 6 mm de diâmetro e o sangrador”, aponta Guimarães.
Passo a passo para a troca do cilindro mestre do Volkswagen Fox 2009
1. Com uma seringa remova o fluido de freio do reservatório. Cuidado para não respingar na lataria do veículo, pois ele danifica a pintura
2. Retirar o chicote, sensor de nível do reservatório, a mangueira que alimenta o sistema de embreagem hidráulica. Com a chave 11 mm soltar as quatro tubulações que alimentam o sistema de freio. Depois disso, soltar as duas presilhas laterais, remover o reservatório e na sequencia retirar o cilindro mestre
3. A aplicação correta é o cilindro mestre Controil C 2160, a identificação está na caixa. Após conferir qual a aplicação correta, montar o cilindro mestre. O processo é o inverso ao da desmontagem. Fixar no servo freio, instalar os quatro tubos de alimentação. Cuidado ao instalar os tubos de alimentação, eles devem estar alinhados para não espanar a rosca, pois o cilindro mestre é de alumínio
4. Avaliar as condições do reservatório. Caso esteja em más condições, substituir. Neste caso foi possível reaproveitar depois de fazer uma limpeza. Utilizar produtos que não agrida o material plástico, como por exemplo, água, sabão neutro e álcool isopropílico e instalar o reservatório
5. Abasteça o reservatório com o fluido de freio DOT 4, o indicado pela fabricante do veículo, mas atenção! Nunca mistura fluidos de marcas e DOT diferentes, siga sempre a recomendação da montadora
6. Instalar o equipamento para realizar a sangria do sistema de freio. Abasteça o equipamento com o fluido indicado pela fabricante de mesma marca e mesmo DOT, neste caso DOT4.
7. A sangria deve ser feita em todas as rodas para retirar o ar e eliminar todo o fluido desgastado que está na tubulação.
Mais informações:
Autoexperts-Controil: https://controil.autoexperts.parts
Agradecimentos: Zito Car
R. Dr. Osvaldo Melone, 50 – Santa Terezinha
São Bernardo do Campo
Telefone: (11) 2598-5087
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