fbpx

Transmissões DSG dos veículos KIA Motors e HYUNDAI

Carlos Napoletano dá dicas sobre os veículos KIA Motors/HYUNDAI Motors todos equipados com transmissões DSG a partir do ano modelo/2016

AJUSTE DO COMPRIMENTO DA HASTE DO ATUADOR DCT

Este boletim fornece o procedimento para ajuste do comprimento da haste do atuador das transmissões de dupla embreagem DCT utilizando as ferramentas especiais nos veículos equipados com transmissões DCT de 6 velocidades (D6KF1) ou de 7 velocidades (D7UF1) para evitar substituição desnecessária tanto do atuador como do conjunto da embreagem.

Figura 1 – Atuador da transmissão D6KF1 mostrado e ferramenta especial

Tabela de diagnóstico e soluções para as transmissões DSG dos veículos KIA Motors e HYUNDAI a partir do ano modelo/2016

Descrição dos procedimentos dos atuadores DCT

Procedimento de remoção do atuador DCT utilizando a ferramenta especial

1. Remova os 2 parafusos de fixação da cobertura da haste do atuador (A).

NOTA: Uma transmissão D7UF1 de 7 velocidades foi removida e colocada na bancada de serviço, sendo utilizada neste procedimento e serve somente como demonstração. Estas informações podem ser utilizadas para a transmissão D6KF1 de 6 velocidades.

2. Instale a ferramenta especial adequada nos 2 furos da carcaça da embreagem conforme mostrado pela figura.

3. Utilizando uma chave de catraca, gire o parafuso da ferramenta especial (B) no sentido horário de maneira que a placa da ferramenta empurre os garfos da dupla embreagem para longe, a fim de liberar as extremidades da haste do atuador.

4. Os garfos da dupla embreagem estão agora desligados e não tocam mais as extremidades da haste do atuador.

5. Remova os 6 parafusos de fixação do atuador da dupla embreagem (C) para remover o atuador da carcaça da transmissão. Ambas as localizações podem variar nas transmissões de 6 e de 7 velocidades.

Especificações de torque para os parafusos (C): 19,6 – 26,5 Nm

6. Substitua todas as peças removidas na ordem inversa da desmontagem.

7. Utilizando o escâner, execute a função de aprendizado da dupla embreagem

NOTA: Se não ocorrerem mudanças de marcha após se executar a função de aprendizado da dupla embreagem, execute então o ajuste do comprimento da haste do atuador novamente. Se ocorrerem trancos nas mudanças de marcha após se executar a função de aprendizado, dirija o veículo por pelo menos mais de 5 minutos e desligue o motor. Repita este procedimento 2 ou 3 vezes.

8. Certifique-se que o veículo esteja funcionando corretamente.

Medição do comprimento da haste do atuador (já removido)

1. Posicione a ferramenta especial correta em uma bancada de serviço e remova os dois fixadores do atuador (A) conforme mostra a figura. (Atuador da caixa de 6 velocidades mostrado).

NOTA: A ferramenta especial é utilizada para medir o comprimento existente das duas hastes dos atuadores e efetuar o ajuste correto, conforme mostrado na tabela da página 2.

2. Pegue o atuador DCT removido, alinhe seus furos de montagem aos guias da ferramenta especial e insira o atuador na ferramenta especial. fixe o atuador na ferramenta especial aparafusando nos 3 alojamentos de fixação na ferramenta (A), apertando-os somente com as mãos.

3. Insira o gancho da haste do atuador da ferramenta especial passando o gancho por cima da haste número 1 do atuador conforme mostrado. Não instale o segundo gancho na haste do atuador (2) nesta ocasião.

4. Puxe levemente o cabo da ferramenta especial até que a haste número do atuador pare.

5. Deslize a placa de medição da ferramenta especial conforme mostrado até que ela faça contato com a extremidade da haste.

6. Aperte a borboleta para travar a placa de medição.

7. Anote a medição mostrada na parte inferior da placa da ferramenta especial onde ela se alinha com a régua.

Exemplo da imagem: O comprimento da haste número 1 do atuador indica 67,0 mm.

8. Solte a porca borboleta, deslize para trás a placa de medição e libere o gancho da haste do atuador número 1.

9. Repita os passos 3 até 7 para medir o comprimento da haste número 2. 

NOTA: Certifique-se de anotar as 2 medidas, uma para cada haste do atuador, pois elas podem ser diferentes uma da outra.

10. Se somente o atuador for substituído por uma peça nova, REMOVA o atuador usado da ferramenta especial e monte o novo atuador da dupla embreagem na ferramenta especial conforme mostrado nos passos 1 e 2.

11. Se somente for substituído o kit da dupla embreagem por uma peça nova, NÃO REMOVA o atuador usado da ferramenta especial.

12. Prossiga com o ajuste do comprimento da haste do atuador da dupla embreagem conforme descrito na página 7, para ajustar o atuador existente (removido) ou o atuador novo da dupla embreagem.

Ajuste do comprimento da haste do atuador da dupla embreagem

NOTA: O ajuste do comprimento da haste do atuador é necessário quando se substituir o kit da dupla embreagem ou o conjunto do atuador. O procedimento de ajuste é o mesmo para um atuador usado ou novo exceto: se as hastes do atuador forem ajustadas num comprimento maior para um novo kit de embreagem (haste ajustada para medir um valor idêntico a um atuador novo) ou as hastes do atuador novo forem ajustadas mais curtas para medir um valor idêntico ao do atuador removido.

1. Certifique-se que o atuador existente ou um atuador novo da dupla embreagem esteja corretamente montado e fixado na ferramenta especial.
Nota: Um atuador da embreagem DCT de 6 velocidades está sendo mostrado para efeito de demonstração.

2. Remova os dois tampões de borracha dos furos do atuador e deixe-os de lado para uso posterior.

3. Gire o atuador da dupla embreagem para que ele fique na vertical (90 graus) conforme figura.

4. Empurre levemente as hastes do atuador para baixo conforme figura. (A haste mostrada é a número 2 do atuador)

NOTA: a haste do atuador será observada deslizando para baixo através do furo aberto.

5. Enquanto empurra a haste do atuador, olhe através do furo até que apareça uma janela no furo, conforme figura.

6. Insira a ferramenta especial 09430-C1300 no furo do atuador e mantenha presa firmemente em posição.

7.Girar a chave de ajuste para a esquerda ou para a direita fará com que o mecanismo interno gire no atuador para ajustar o comprimento da haste do atuador.

NOTA: uma rotação completa da chave de ajuste da ferramenta especial equivale a 0,25 mm de avanço ou retrocesso no comprimento da haste.

8. Segure a seção central da ferramenta especial e gire a extremidade hexagonal da ferramenta especial para ajustar o comprimento da haste do atuador.

  • Gire no sentido horário para diminuir o comprimento da haste do atuador.
  • Gire no sentido anti-horário para aumentar o comprimento da haste do atuador.

9. Quando se ajustar aumentando ou diminuindo o comprimento da haste do atuador, será necessário remover a chave de ajuste e verificar a medida da haste do atuador através da ferramenta especial para confirmar se o comprimento obtido está ajustado concordemente.

Exemplos de ajuste da haste do atuador da dupla embreagem

  • Novo kit de dupla embreagem: Utilizando o exemplo da página 5, o comprimento original da haste do atuador medido era de 67,0 mm na transmissão de 6 velocidades DCT D6KF1, o comprimento da haste do atuador precisa ser aumentada e ajustada entre 82,0 e 83,mm, conforme delineado na tabela de referência da página 2.
  • Novo atuador de embreagem dupla: utilizando o mesmo exemplo acima, o comprimento original da haste do atuador era 67,0 mm. O comprimento da haste do atuador novo precisará ser diminuído de 82,0 – 83,0 mm e ajustada para 67,0 mm para ser idêntica à do atuador antigo, conforme explicado na página 5.

Novo kit de dupla embreagem e novo atuador da embreagem dupla.

Não será necessário ajustar o comprimento da haste do atuador da embreagem dupla.

10. Uma vez que o ajuste da haste do atuador foi obtido, solte a porca borboleta, deslize para fora a placa de medição e libere o gancho da haste do atuador número 2.

11. Repita os passos 2 até 5 e ajuste a haste número 1 do atuador da dupla embreagem. 

12.  Reinstale os dois tampões de borracha das aberturas de ajuste no atuador.

13. Siga os passos 6 até 8 delineados deste boletim para executar a função de aprendizado da dupla embreagem utilizando o escâner e complete o procedimento.

Fonte: Tradução do Boletim Técnico KIA/HYUNDAI número 085 de Dezembro de 2019

Um ótimo mês de trabalho e até a próxima!


Carlos Napoletano 
Diretor Técnico da Aptta Brasil
www.apttabrasil.com

Baixe os catálogos dos fabricantes apoiadores da Revista Reparação Automotiva

Ouça o Podcast da Revista Reparação Automotiva

Acesse a banca digital da Revista Reparação Automotiva

Inscreva-se no Canal TV Reparação Automotiva no Youtube

Siga a Revista Reparação Automotiva no Linked In

Siga a Revista Reparação Automotiva no Instagram

Siga a Revista Reparação Automotiva no Facebook

Leia o conteúdo técnico da Revista Reparação Automotiva

Veja mais notícias do mercado automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *